Pular para o conteúdo principal

NOVA FASE DO PROJETO EduCOM CIÊNCIA SERÁ REALIZADA COM ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO


Uma nova fase do projeto EduCom Ciência teve início na última terça-feira, dia 13 de agosto. Desta vez, os participantes são da Escola Estadual Dora Matarazzo, do município de Lavras (MG). A aula inaugural ocorreu no prédio da Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA) e contou com a presença de cerca de 40 estudantes do 2º ano do ensino médio. Durante as oficinas do projeto, os estudantes serão estimulados a levantar dúvidas em suas comunidades, apurar informações científicas e entrevistar pesquisadores. Além disso, conteúdos como criação de roteiro, escrita jornalística, gravação e edição de vídeo fazem parte do planejamento das atividades.

Para a professora do Dora Matarazzo, Maíra Duarte Passos, que também irá acompanhar os estudantes durante as oficinas, a aula inaugural teve um papel importante para despertar ainda mais o interesse dos estudantes e está com boas expectativas em relação aos outros encontros. “Sobre a aula inaugural, achei bem dinâmica e atrativa. Acredito que os vídeos mostrando as interações com os outros alunos ajudaram a despertar nos estudantes presentes mais vontade de participar do projeto. E isso torna minha expectativa com o projeto ainda maior. Além disso, observar eles interagindo com novas pessoas, perspectivas e, principalmente, oportunidades, me deixa muito grata e realizada com o projeto, e espero construirmos muito mais.”

Para realizar o projeto, há o acompanhamento de mediadoras da equipe de Comunicação da UFLA, que utilizam metodologias ativas e têm como base a educomunicação atrelada à ciência para realizar o planejamento das ações. A previsão é de que os encontros sejam semanais, entre 20/8 e 26/11, na Escola. Assim como foi realizado nas outras fases do EduCom Ciência, para atender a um número maior de estudantes, comparado às outras edições, a equipe readequou o plano pedagógico e também ganhou reforços. Mayara Mesquita, que irá participar do projeto pela primeira vez como mediadora, fala de suas expectativas em relação ao EduCom Ciência.

“Cada projeto desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da UFLA é muito interessante, pois adotamos formatos diferentes para dialogar com os mais diversos públicos. Agora, tendo a oportunidade de participar do EduCom Ciência, espero poder auxiliar na formação desses jovens comunicadores do Ensino Médio, contribuindo para a aproximação deles com a universidade pública e no interesse pela ciência, que está presente em tantos aspectos da nossa vida cotidiana. O projeto é uma via de mão dupla: eles aprenderão como criar um conteúdo científico de qualidade e nós poderemos entender melhor as demandas da nossa comunidade externa, e aperfeiçoar nossas habilidades profissionais, como relações interpessoais e planejamento de projetos", explica Mayara Mesquita.

Ciência na Prática
Os participantes do projeto aprenderam mais sobre a dinâmica das oficinas, conheceram os mediadores do projeto e também tiveram a oportunidade de ver de perto a aplicação da ciência às atividades que são realizadas na Universidade por meio da Equipe Troia, do Núcleo de Estudos em Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial, que desde sua criação tem por objetivo a realização de trabalhos de extensão, levando os conhecimentos adquiridos na equipe e em sala de aula para além dos muros da Universidade.

“Esse trabalho é de extrema importância para nós, pois entendemos que o investimento feito na Universidade e nos estudantes deve ser retribuído à comunidade. Como egresso de escola pública estadual, vejo hoje o trabalho feito pela equipe como essencial, visto que as escolas públicas de ensino fundamental e médio vêm sofrendo cada vez mais com cortes e falta de investimento, e o aluno não se sente motivado e muitas vezes fica sem perspectiva de futuro. Eu sempre falo que estar na equipe vale a pena quando vou a uma escola e vejo o brilho nos olhos dos alunos pilotando um robô ou vendo um vídeo de alguma batalha. É como se eu estivesse me vendo em algum deles, pensando como seria legal ver isso quando estudava. Além disso, é sempre muito motivador quando algum aluno novo entra no grupo dizendo que o motivo foi por algum evento que a equipe fez na sua escola”, comenta o estudante de Engenharia de Controle e Automação e capitão da equipe Troia, Davi Alves Parreira.

A professora Maíra também compartilhou a satisfação dos estudantes em terem esse contato com a equipe Troia. “A apresentação da equipe Troia cativou bastante os estudantes, e continua sendo assunto dentro da sala de aula. Possibilitar que os alunos não somente conheçam, mas também interajam, é um ótimo recurso para que se sintam pertencentes. E foi o que eles sentiram. Me surpreendi que já nesses primeiros contatos conseguimos fazer conteúdos que agregaram bastante para desenvolver o interesse dos alunos. Quem participou ficou muito orgulhoso do que já fizemos”, ressalta Maíra.

Saiba mais sobre o EduCom Ciência
O objetivo do projeto é que os próprios estudantes possam aprender, amparados pela equipe da UFLA, a produzir conteúdos em vídeo sobre temas do cotidiano a partir da perspectiva científica. As atividades terão duração de três anos e, em cada semestre, estarão vinculadas a uma instituição de ensino. O projeto EduCom Ciência integra o projeto institucional "Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência".

Em cada oficina, os estudantes são estimulados e orientados a levantar dúvidas em suas comunidades, apurar as informações científicas e entrevistar pesquisadores. Conteúdos como criação de roteiro, escrita jornalística, gravação e edição de vídeo fazem parte do planejamento das atividades. Os participantes estão sendo acompanhados por facilitadores e jornalistas da UFLA. A partir de metodologias ativas e do círculo de cultura, todo o planejamento das ações é realizado de forma coletiva entre as monitoras do projeto.

As edições anteriores foram realizadas com estudantes do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet), Escola Estadual Firmino Costa, do município de Lavras, e Escola Estadual Sara Kubitschek de Carrancas (MG). Os vídeos produzidos pelos participantes já abordaram temas como o uso abusivo de álcool e outras drogas, descarte indevido do lixo, questões raciais, aquecimento global, entre outros. Confira os vídeos produzidos até o momento.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MP DENUNCIA 25 PESSOAS NA SEGUNDA FASE DE OPERAÇÃO CONTRA FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM CAMPO DO MEIO

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Campos Gerais, ofereceu denúncia contra 25 pessoas no âmbito da segunda fase da Operação Reação Adversa. A investigação apurou a prática de crimes relacionados à falsificação de medicamentos veterinários e à posterior comercialização dos produtos em plataformas de comércio eletrônico por uma organização criminosa instalada em Campo do Meio, no Sul de Minas. Nesta segunda fase da operação, os denunciados foram acusados pelos crimes de organização criminosa e de falsificação, depósito, venda ou exposição à venda de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Dois investigados também foram denunciados pelo crime de ameaça contra um advogado de uma empresa farmacêutica. Segundo as apurações, a organização criminosa era estruturada em rede e composta por 13 núcleos, que atuavam com compartilhamento de informa...

PROJETO DE LEI MIRA ROTINA DAS REPÚBLICAS DE LAVRAS E PENALIZA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS

Festas em imóveis residenciais com cobrança de ingressos serão proibidas. Proposta não foi aberta para discussão com a sociedade local Pressa: Projeto já será votado na próxima reunião da Câmara Municipal Após a maioria dos vereadores da Câmara darem uma Lei Delegada para o prefeito José Cherem (PSD) governar com amplos poderes, sem fazer alarde, agora está em tramitação acelerada naquela Casa Legislativa de Lavras, no Sul de Minas, um projeto de lei que vai atingir em cheio a rotina principalmente das repúblicas da cidade. O Projeto de Lei 06 de 2017, de autoria do vereador Coronel Claret (PSD), trata sobre a perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade. De acordo com o PL, a fonte ou o fato gerador da perturbação do sossego poderá estar localizado no interior do imóvel ou estendendo-se pela calçada ou via pública. As pessoas físicas e jurídicas que causarem perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade e que não atenderem a notificação gerada pelos...