Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG E UNIVERSIDADE DE MOÇAMBIQUE FIRMAM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO PARA INTERCÂMBIO ACADÊMICO E CULTURAL

Acordo fortalece a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia, promovendo oportunidades de aprendizado e colaboração entre Brasil e África
Reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, e reitor da UMUM, professor Sosdito Estevão Mananze, durante a assinatura do convênio

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) firmou, em 8 de agosto, um convênio de cooperação com a Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM) que visa promover o intercâmbio técnico-científico e cultural entre as duas instituições, foi celebrado como parte das ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UNIFAL-MG. O convênio foi assinado pelo reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira e pelo reitor da UMUM, professor Sosdito Estevão Mananze.

Na ocasião, o reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, celebrou a assinatura do convênio, enfatizando a importância da internacionalização com foco na relação Sul-Sul. Ele mencionou a conexão histórica entre Brasil e África e como essa colaboração fortalece a formação dos estudantes da UNIFAL-MG ao proporcionar oportunidades de intercâmbio e aprendizado com a realidade moçambicana. “Essa internacionalização fortalece nossa Instituição e a formação dos nossos estudantes, que terão o encontro concreto com estudantes e pesquisadores de Moçambique”, frisou o professor andro Cerveira.

O reitor da UMUM, professor Sosdito Mananze, destacou a relevância da parceria para a universidade moçambicana. “A Universidade Metodista é muito jovem, tem muito a aprender e nada melhor do que aprender com uma universidade como a UNIFAL-MG, que é uma Universidade experiente. É o início de um relacionamento muito enriquecedor para a nossa universidade, tanto para os estudantes como também para o nosso corpo docente”, afirmou.

A cerimônia de assinatura contou ainda com a participação do então diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG, professor Cláudio Umpierre Carlan, e dos docentes Clibson Alves dos Santos, Felipe Gomes Rubira e Rodrigo José Pisani, todos do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG.

Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM)
A Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM) é uma instituição de ensino superior da classe A, de natureza privada, situada em Cambine, distrito de Morrumbene, situado na parte central da província de Inhambane, em Moçambique.

A instituição possui 100 cursos, incluindo graduação, pós-graduação e ensino à distância, nas áreas de Educação; Humanidade e Ciências Sociais; Engenharia e Tecnologia; Administração, Gestão e Contabilidade. Atualmente, o professor Sosdito Estevão Mananze está como reitor da UMUM.

Segundo o reitor da UMUM, Prof. Sosdito Mananze, as possibilidades de cooperação incluem intercâmbio de discentes, principalmente, com o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que prevê bolsas para discentes de instituições que firmaram convênios, como é o caso da UNIFAL-MG e a UMUM.

Outra possibilidade de cooperação é a de intercâmbio de docentes, na condição de pesquisadores visitantes, que podem orientar discentes da universidade de destino, ministrar disciplinas, participar de bancas, realizar eventos em conjunto, bem como redes de pesquisa com os respectivos parceiros dos países visitantes.

Além da UMUM, o PPGEO está buscando ampliar a cooperação com o país por meio da parceria com a Universidade Eduardo Mondlane.

Conhecendo a UNIFAL-MG
Entre os dias 29 de julho e 9 de agosto, o reitor da UMUM, professor Sosdito Estevão Mananze, esteve em Alfenas para oficializar o convênio. A assinatura do Protocolo de Intenções entre a UNIFAL-MG e a UMUM foi acompanhada de uma série de atividades que reforçaram a cooperação acadêmica entre as duas instituições.

No dia 29 de julho, o reitor da UMUM, professor Sosdito Mananze, foi recebido pelo reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Cerveira. No dia 1 de agosto, o reitor da universidade moçambicana visitou as instalações da Café Ipanema, uma das parceiras da UNIFAL-MG, e participou de uma reunião para discutir o Protocolo de Intenções com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Na ocasião, estavam presentes o professor Claudio Umpierre Carlan, então diretor de Relações Internacionais, Prof. Rodrigo José Pisani do ICN, a coordenadora do PPGEO, Profa. Sandra de Castro de Azevedo, entre outros representantes da Universidade.

No mesmo dia, foi realizada uma oficina de integração com o discente de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade, Eduardo Mondlane, e o discente de graduação em Geografia Bacharelado, Gabriel Gouvea da Silva, abordando o tema “Classificação de imagens em sensoriamento remoto utilizando a ferramenta Google Earth Engine”.

Em 2 de agosto, houve uma reunião com os docentes do curso de Geografia da UNIFAL-MG, na qual foram discutidas as dinâmicas dos cursos de Geografia Bacharelado e Licenciatura, além das temáticas dos grupos de pesquisa. No dia 5 de agosto, o professor Sosdito Mananze ministrou a palestra “Sensoriamento Remoto: uma fonte confiável de dados para o monitoramento da agricultura e recursos naturais em Moçambique” durante o I Seminário sobre as Ações de Internacionalização do PPGEO/UNIFAL-MG.

As atividades continuaram ao longo da semana, incluindo visitas aos laboratórios de Geociências da Unidade Educacional Santa Clara, uma oficina de sobrevoo de drone, encontros com estudantes da disciplina “Introdução ao Geoprocessamento” e acompanhamento das rotinas da disciplina de Seminários do PPGEO. A visita do reitor teve o encerramento no dia 9 de agosto, com a apresentação dos projetos da Geoativa Júnior, empresa júnior do curso de Geografia da UNIFAL-MG, que incluiu a participação virtual de professores da UMUM e o egresso Guilherme Silva, sócio fundador da Geoativa Júnior.

Para conhecer a Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), acesse o site da instituição neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...