Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG E UNIVERSIDADE DE MOÇAMBIQUE FIRMAM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO PARA INTERCÂMBIO ACADÊMICO E CULTURAL

Acordo fortalece a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia, promovendo oportunidades de aprendizado e colaboração entre Brasil e África
Reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, e reitor da UMUM, professor Sosdito Estevão Mananze, durante a assinatura do convênio

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) firmou, em 8 de agosto, um convênio de cooperação com a Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM) que visa promover o intercâmbio técnico-científico e cultural entre as duas instituições, foi celebrado como parte das ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UNIFAL-MG. O convênio foi assinado pelo reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira e pelo reitor da UMUM, professor Sosdito Estevão Mananze.

Na ocasião, o reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, celebrou a assinatura do convênio, enfatizando a importância da internacionalização com foco na relação Sul-Sul. Ele mencionou a conexão histórica entre Brasil e África e como essa colaboração fortalece a formação dos estudantes da UNIFAL-MG ao proporcionar oportunidades de intercâmbio e aprendizado com a realidade moçambicana. “Essa internacionalização fortalece nossa Instituição e a formação dos nossos estudantes, que terão o encontro concreto com estudantes e pesquisadores de Moçambique”, frisou o professor andro Cerveira.

O reitor da UMUM, professor Sosdito Mananze, destacou a relevância da parceria para a universidade moçambicana. “A Universidade Metodista é muito jovem, tem muito a aprender e nada melhor do que aprender com uma universidade como a UNIFAL-MG, que é uma Universidade experiente. É o início de um relacionamento muito enriquecedor para a nossa universidade, tanto para os estudantes como também para o nosso corpo docente”, afirmou.

A cerimônia de assinatura contou ainda com a participação do então diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG, professor Cláudio Umpierre Carlan, e dos docentes Clibson Alves dos Santos, Felipe Gomes Rubira e Rodrigo José Pisani, todos do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG.

Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM)
A Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM) é uma instituição de ensino superior da classe A, de natureza privada, situada em Cambine, distrito de Morrumbene, situado na parte central da província de Inhambane, em Moçambique.

A instituição possui 100 cursos, incluindo graduação, pós-graduação e ensino à distância, nas áreas de Educação; Humanidade e Ciências Sociais; Engenharia e Tecnologia; Administração, Gestão e Contabilidade. Atualmente, o professor Sosdito Estevão Mananze está como reitor da UMUM.

Segundo o reitor da UMUM, Prof. Sosdito Mananze, as possibilidades de cooperação incluem intercâmbio de discentes, principalmente, com o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que prevê bolsas para discentes de instituições que firmaram convênios, como é o caso da UNIFAL-MG e a UMUM.

Outra possibilidade de cooperação é a de intercâmbio de docentes, na condição de pesquisadores visitantes, que podem orientar discentes da universidade de destino, ministrar disciplinas, participar de bancas, realizar eventos em conjunto, bem como redes de pesquisa com os respectivos parceiros dos países visitantes.

Além da UMUM, o PPGEO está buscando ampliar a cooperação com o país por meio da parceria com a Universidade Eduardo Mondlane.

Conhecendo a UNIFAL-MG
Entre os dias 29 de julho e 9 de agosto, o reitor da UMUM, professor Sosdito Estevão Mananze, esteve em Alfenas para oficializar o convênio. A assinatura do Protocolo de Intenções entre a UNIFAL-MG e a UMUM foi acompanhada de uma série de atividades que reforçaram a cooperação acadêmica entre as duas instituições.

No dia 29 de julho, o reitor da UMUM, professor Sosdito Mananze, foi recebido pelo reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Cerveira. No dia 1 de agosto, o reitor da universidade moçambicana visitou as instalações da Café Ipanema, uma das parceiras da UNIFAL-MG, e participou de uma reunião para discutir o Protocolo de Intenções com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Na ocasião, estavam presentes o professor Claudio Umpierre Carlan, então diretor de Relações Internacionais, Prof. Rodrigo José Pisani do ICN, a coordenadora do PPGEO, Profa. Sandra de Castro de Azevedo, entre outros representantes da Universidade.

No mesmo dia, foi realizada uma oficina de integração com o discente de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade, Eduardo Mondlane, e o discente de graduação em Geografia Bacharelado, Gabriel Gouvea da Silva, abordando o tema “Classificação de imagens em sensoriamento remoto utilizando a ferramenta Google Earth Engine”.

Em 2 de agosto, houve uma reunião com os docentes do curso de Geografia da UNIFAL-MG, na qual foram discutidas as dinâmicas dos cursos de Geografia Bacharelado e Licenciatura, além das temáticas dos grupos de pesquisa. No dia 5 de agosto, o professor Sosdito Mananze ministrou a palestra “Sensoriamento Remoto: uma fonte confiável de dados para o monitoramento da agricultura e recursos naturais em Moçambique” durante o I Seminário sobre as Ações de Internacionalização do PPGEO/UNIFAL-MG.

As atividades continuaram ao longo da semana, incluindo visitas aos laboratórios de Geociências da Unidade Educacional Santa Clara, uma oficina de sobrevoo de drone, encontros com estudantes da disciplina “Introdução ao Geoprocessamento” e acompanhamento das rotinas da disciplina de Seminários do PPGEO. A visita do reitor teve o encerramento no dia 9 de agosto, com a apresentação dos projetos da Geoativa Júnior, empresa júnior do curso de Geografia da UNIFAL-MG, que incluiu a participação virtual de professores da UMUM e o egresso Guilherme Silva, sócio fundador da Geoativa Júnior.

Para conhecer a Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), acesse o site da instituição neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.