Pular para o conteúdo principal

DADOS BIOMÉTRICOS DA POLÍCIA CIVIL VÃO AJUDAR A IDENTIFICAR ELEITORES EM OUTUBRO


Nas Eleições 2024, 971.445 eleitoras e eleitores mineiros poderão ter os dados biométricos validados no momento em que forem identificados pelos mesários na seção eleitoral. São pessoas que ainda não cadastraram a biometria junto ao TRE, mas cujos dados foram recebidos da Polícia Civil de Minas Gerais, mediante parceria entre o órgão e a Justiça Eleitoral mineira.

A iniciativa é parte do Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex), criado em 2017 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é aproveitar a biometria coletada por outros órgãos para o cadastro eleitoral e evitar que o eleitor que ainda não coletou as digitais tenha que comparecer a um cartório eleitoral apenas para essa finalidade.

Em 2022, 1.535.577 eleitores mineiros tiveram a biometria validada ao comparecer para votar nas eleições gerais.

Os dados disponíveis para validação em 2024 foram coletados principalmente pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil e pelo Detran, em procedimentos de emissão da carteira de identidade e carteira de habilitação. Também há eleitores com dados fornecidos por institutos de identificação e órgãos de trânsito de outros estados brasileiros.

Confira os dados por município de eleitores com biometria fornecida por instituições parceiras.

No dia da eleição, os cadernos de votação, que trazem os dados para identificação dos eleitores, terão o aviso “Biometria fornecida por órgão conveniado à Justiça Eleitoral” (foto abaixo). A habilitação das eleitoras e dos eleitores no terminal do mesário ocorrerá de forma idêntica àquela que é feita com a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, com o posicionamento do dedo indicador ou polegar no leitor biométrico.


Todos os 853 municípios de Minas Gerais terão identificação híbrida nestas eleições, ou seja, quem já cadastrou a biometria junto à Justiça Eleitoral ou teve dados biométricos cedidos pela Polícia Civil será identificado pela leitura biométrica.

Quem ainda não tem cadastro biométrico será identificado apenas pela apresentação de um documento de identidade, desde que o título de eleitor esteja em situação regular. É importante observar que tanto quem tem cadastro biométrico quanto quem não tem precisa apresentar um documento de identidade com foto.

Quem não poderá votar por ausência de biometria
Em 259 municípios que já encerraram a revisão biométrica, quem não fez o cadastramento biométrico dentro do prazo pode estar com o título cancelado. São 452.002 pessoas nessa situação, que não poderão votar nas eleições municipais de 2024.

Outros 365.953 eleitores estão com o título cancelado por ausência de voto e justificativa em três turnos de eleição consecutivos, e também não poderão votar este ano.

Essas pessoas poderão regularizar o título de eleitor a partir de 5 de novembro, quando o cadastro eleitoral será reaberto.

É fácil conferir a situação do seu título de eleitor. A consulta pode ser feita:no site do TSE;
ligando para o Disque-Eleitor – 148 ou (31) 2116-3600;
conversando com a Bel, a assistente virtual do TRE-MG.

Biometria em Minas Gerais
Em Minas, 10.695.813 pessoas já tiveram a biometria coletada pela Justiça Eleitoral ou cedida por instituições parceiras. Isso representa 64,94% do eleitorado apto a votar, que é de 16.469.155.

A biometria está presente em todo o estado de Minas Gerais, sendo que em 259 municípios a revisão biométrica já foi encerrada. Em outros 594, incluindo Belo Horizonte, o recadastramento ainda é ordinário, sem prazo estabelecido para os eleitores colherem os dados biométricos.

*Da assessoria do TRE-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.