Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DA EBSERH AVALIA A VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIFAL-MG


Uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esteve reunida com gestores da UNIFAL-MG e representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS Alfenas) e da Secretaria Municipal de Saúde para conhecer a estrutura local e o contexto de atenção à saúde da região. A visita ocorreu nos dias 26 e 27 de agosto como uma das etapas previstas para avaliar a viabilidade de implantação de um Hospital Universitário (HU) em Alfenas.

O cronograma das atividades incluiu reunião na Sede da UNIFAL-MG, visita à estrutura da Clínica de Especialidades Médicas (CEM) e do Laboratório Habilidades e Práticas Médicas Simuladas da Unidade Santa Clara, bem como aos campos de estágio dos estudantes do curso de Medicina nos hospitais Santa Casa e IMESA, em Alfenas, e Hospital Bom Pastor e Hospital Regional, em Varginha.

“A Universidade tem o desejo de ter um Hospital Universitário vinculado à Ebserh, então a nossa equipe vem para avaliar a implantação de um Hospital Universitário, a necessidade de formação dos estudantes da área de saúde e afins, e os prejuízos educacionais e as deficiências nos campos de práticas em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a Universidade”, explica a assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, Viviane Reis Couto.

Segundo a assessora, a visita dos representantes da Ebserh faz parte de uma das etapas do estudo que resultará em um parecer a ser encaminhado ao MEC. “Nossa visita é extremamente técnica”, enfatiza Viviane Couto. “Faz parte de uma das etapas do estudo de viabilidade, que resultará em um relatório técnico que será encaminhado ao Ministério da Educação para tomada de decisão sobre a implantação de um HU na cidade”, completa.

Além da assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde, também participaram da visita técnica Rogério Cafruni e Vânia Rodrigues, consultores da Ebserh.

Embora seja uma etapa preliminar de estudos para a implantação do Hospital Universitário, o reitor sinaliza a oportunidade como um passo significativo para a UNIFAL-MG. “Articular os estudos para criação de um Hospital Universitário na UNIFAL-MG é necessário para que possamos potencializar a formação de nossos estudantes em um ambiente de excelência e fortalecer a prestação de serviços em saúde à comunidade regional”, afirma o professor Sandro Amadeu Cerveira.

De acordo com o reitor, a viabilidade do projeto dependerá de um diálogo constante entre as partes envolvidas, além da flexibilidade para ajustar o projeto às necessidades locais. “Sabemos que o processo demanda uma análise minuciosa, no entanto, estamos comprometidos em adequar o nosso projeto para seguir com as tratativas de integração à Rede Ebserh”, conclui.

As etapas que envolvem as tratativas de integração à Rede Ebserh partem da formalização da intenção da Universidade junto ao MEC. Após a autorização do ministro Camilo Santana, o documento de intenção é encaminhado à Ebserh para análise de requisitos e visita técnica, que é a atual situação do processo da UNIFAL-MG. Na próxima etapa, a equipe da Ebserh emite o parecer, que será apreciado e deliberado pelo ministro. Caso o ministro entenda ser elegível, segue para a preparação do Protocolo de Intenções.

Participaram das atividades junto à equipe da Ebserh: o professor Sandro Cerveira (reitor), o professor Alessandro Antônio Costa Pereira (vice-reitor), o professor Wellington Ferreira Lima (pró-reitor de Graduação), a professora Roberta Seron Sanches (pró-reitora adjunta de Graduação), o gestor Lucas Cezar Mendonça (pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional) o professor Roberto Conde Santos (diretor da Faculdade de Medicina), a professora Evelise Aline Soares (vice-diretora da Faculdade de Medicina), a professora Cristiane Aparecida Silveira Monteiro (diretora da Escola de Enfermagem), a professora Márcia Cristina Bizinotto de Assunção (coordenadora do curso de Medicina), João Tadeu Silvea (superintendente da Regional de Saúde de Alfenas) e Elisa Mara (representante da Secretaria Municipal de Saúde).

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...