Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DA EBSERH AVALIA A VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIFAL-MG


Uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esteve reunida com gestores da UNIFAL-MG e representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS Alfenas) e da Secretaria Municipal de Saúde para conhecer a estrutura local e o contexto de atenção à saúde da região. A visita ocorreu nos dias 26 e 27 de agosto como uma das etapas previstas para avaliar a viabilidade de implantação de um Hospital Universitário (HU) em Alfenas.

O cronograma das atividades incluiu reunião na Sede da UNIFAL-MG, visita à estrutura da Clínica de Especialidades Médicas (CEM) e do Laboratório Habilidades e Práticas Médicas Simuladas da Unidade Santa Clara, bem como aos campos de estágio dos estudantes do curso de Medicina nos hospitais Santa Casa e IMESA, em Alfenas, e Hospital Bom Pastor e Hospital Regional, em Varginha.

“A Universidade tem o desejo de ter um Hospital Universitário vinculado à Ebserh, então a nossa equipe vem para avaliar a implantação de um Hospital Universitário, a necessidade de formação dos estudantes da área de saúde e afins, e os prejuízos educacionais e as deficiências nos campos de práticas em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a Universidade”, explica a assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, Viviane Reis Couto.

Segundo a assessora, a visita dos representantes da Ebserh faz parte de uma das etapas do estudo que resultará em um parecer a ser encaminhado ao MEC. “Nossa visita é extremamente técnica”, enfatiza Viviane Couto. “Faz parte de uma das etapas do estudo de viabilidade, que resultará em um relatório técnico que será encaminhado ao Ministério da Educação para tomada de decisão sobre a implantação de um HU na cidade”, completa.

Além da assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde, também participaram da visita técnica Rogério Cafruni e Vânia Rodrigues, consultores da Ebserh.

Embora seja uma etapa preliminar de estudos para a implantação do Hospital Universitário, o reitor sinaliza a oportunidade como um passo significativo para a UNIFAL-MG. “Articular os estudos para criação de um Hospital Universitário na UNIFAL-MG é necessário para que possamos potencializar a formação de nossos estudantes em um ambiente de excelência e fortalecer a prestação de serviços em saúde à comunidade regional”, afirma o professor Sandro Amadeu Cerveira.

De acordo com o reitor, a viabilidade do projeto dependerá de um diálogo constante entre as partes envolvidas, além da flexibilidade para ajustar o projeto às necessidades locais. “Sabemos que o processo demanda uma análise minuciosa, no entanto, estamos comprometidos em adequar o nosso projeto para seguir com as tratativas de integração à Rede Ebserh”, conclui.

As etapas que envolvem as tratativas de integração à Rede Ebserh partem da formalização da intenção da Universidade junto ao MEC. Após a autorização do ministro Camilo Santana, o documento de intenção é encaminhado à Ebserh para análise de requisitos e visita técnica, que é a atual situação do processo da UNIFAL-MG. Na próxima etapa, a equipe da Ebserh emite o parecer, que será apreciado e deliberado pelo ministro. Caso o ministro entenda ser elegível, segue para a preparação do Protocolo de Intenções.

Participaram das atividades junto à equipe da Ebserh: o professor Sandro Cerveira (reitor), o professor Alessandro Antônio Costa Pereira (vice-reitor), o professor Wellington Ferreira Lima (pró-reitor de Graduação), a professora Roberta Seron Sanches (pró-reitora adjunta de Graduação), o gestor Lucas Cezar Mendonça (pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional) o professor Roberto Conde Santos (diretor da Faculdade de Medicina), a professora Evelise Aline Soares (vice-diretora da Faculdade de Medicina), a professora Cristiane Aparecida Silveira Monteiro (diretora da Escola de Enfermagem), a professora Márcia Cristina Bizinotto de Assunção (coordenadora do curso de Medicina), João Tadeu Silvea (superintendente da Regional de Saúde de Alfenas) e Elisa Mara (representante da Secretaria Municipal de Saúde).

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...