Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DRUMONSTERS DA UNIFEI É CAMPEÃ DE FUTEBOL MINI NA RoboCore EXPERIENCE 2024


A Equipe de Robótica Drumonsters, projeto de extensão da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no campus de Itabira, foi a campeã da categoria de Futebol Mini, na Competição RoboCore Experience (RCX) 2024. Além disso, a equipe ficou em sétimo lugar na categoria Hockey, na qual as equipes constroem robôs com até 6,8 quilos, controlados remotamente, para competir em um jogo que simula o esporte de hóquei no gelo, com objetivo de marcar mais gols no tempo determinado.

O futebol de minirrobôs é uma categoria de competições robóticas em que duas equipes, compostas por um atacante, um defensor e um goleiro, disputam partidas de futebol. Os robôs autônomos, que são controlados por computadores e se comunicam via bluetooth apenas com a máquina responsável pelo processamento da visão e estratégia do time, competem em um campo de futebol seguindo regras previamente estabelecidas pela competição.

O desafio do Hockey de robôs envolve o desenvolvimento de estratégias eficientes de jogo, combinando conhecimentos em engenharia e táticas esportivas e levando em consideração regras sobre o comportamento dos robôs, que incluem restrições sobre contato e movimentação, visando garantir uma competição justa e segura.

Em divulgação feita sobre a competição, Vinícius Bento, membro da equipe e aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação, disse que, durante a competição, o maior desafio foi ajustar a estratégia em tempo real: “À medida que avançávamos nas colocações, precisávamos adaptar nossa abordagem para lidar com adversários e suas táticas imprevisíveis. Além disso, a manutenção dos robôs era crucial, pois qualquer falha mecânica ou eletrônica poderia afetar nosso desempenho”.

O estudante afirmou também que participar da RoboCore Experience na Campus Party, o maior evento de combate de robôs, no maior festival de tecnologia do Brasil, foi uma experiência inspiradora: “Desenvolver e competir com nossos robôs na categoria de futebol mini foi uma jornada desafiadora”.

Fernanda Inácio, membro da equipe e aluna do curso de Engenharia Elétrica, também comentou sobre a participação da equipe: “As partidas na RoboCore Experience foram eletrizantes. Nossos robôs competiram no campo de futebol mini e cada movimento era estratégico. A velocidade, precisão e capacidade de reagir rapidamente eram cruciais para alcançarmos bons resultados. A torcida vibrava a cada gol marcado pelos robôs e, mesmo de longe, contamos com o apoio de amigos e familiares, vibrando intensamente a cada conquista. Nós, como equipe, celebramos cada vitória! Foi uma experiência intensa e inesquecível!”.

Após essa experiência na RoboCore Experience, os próximos passos da equipe serão continuar aprimorando os robôs e participar de mais competições. “Queremos aplicar o conhecimento adquirido, explorar novas estratégias e desafiar nossas habilidades em diferentes cenários. Planejamos não apenas retomar nossa participação na categoria Hockey de Robôs, mas também iniciar nosso primeiro projeto de Combate de Robôs. Além disso, continuaremos a desenvolver e aprimorar nosso projeto vitorioso na categoria de Futebol de Robôs. Estamos ansiosos para evoluir e aperfeiçoar ainda mais nossos robôs de futebol para manter nossa posição de destaque”, informaram os integrantes da equipe.

Agradecimento
A equipe Drumonsters divulgou nota de agradecimento pelo apoio recebido para participar da competição: “Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão ao Instituto ITI, bem como à UNIFEI e à PROEX, pelo apoio inestimável ao nosso projeto. A colaboração e o incentivo que recebemos foram fundamentais para o nosso desempenho e sucesso. A continuação desta caminhada não será fácil, pois cada competição se torna mais desafiadora. Todas as equipes estão em busca da melhoria contínua; então, acreditamos firmemente que podemos ser melhores como equipe e, com o apoio destes parceiros dedicados, poderemos alcançar resultados ainda maiores. Agradecemos aos parceiros por estarem conosco nessa jornada!”.

Drumonsters
A Equipe de Robótica Drumonsters é um projeto de extensão do campus da UNIFEI em Itabira, fundado em 2010, com o objetivo de desenvolver robôs para competições tecnológicas. Ela é composta por professores e alunos de graduação das Engenharias da Computação, de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e de Produção.

O projeto é uma oportunidade para aprimoramento de habilidades pessoais, competências técnicas e desenvolvimento de relações interpessoais, proporcionando a formação de profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho.

Além de construir robôs de diversas categorias, a equipe busca desenvolver tecnologias que podem ser aplicadas no cotidiano das pessoas e das empresas e ser uma referência na Universidade, participando ativamente de competições de robótica e desenvolvendo soluções tecnológicas para a sociedade.

A Drumonsters já obteve destaque em competições de robótica nacionais e internacionais, entre as quais ressaltam-se os dois títulos do Campeonato Brasileiro de Robótica (CBR) e Competição Latino-Americana de Robótica (LARC), na categoria Futebol de Robôs Very Small Size Soccer, nos anos de 2014 e 2015, além de um terceiro lugar no Hockey de Robôs, em 2012, na Competição Robocore Winter Challenge.

*Da assessoria da UNIFEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.