Pular para o conteúdo principal

MPT JÁ COMEÇOU A INVESTIGAR E ENVIAR NOTIFICAÇÕES RECOMENDATÓRIAS SOBRE ASSÉDIO ELEITORAL

Já foram recebidas 17 denúncias, sendo 8 relativas às eleições municipais de 2024

Em uma das denúncias de assédio moral recebidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Minas Gerais, um servidor público narrou que recebeu, durante sua folga de domingo, uma mensagem via rede social da repartição pública um convite para participar do lançamento da candidatura de um candidato a prefeito, apoiado pelo atual prefeito. A denúncia também informou que havia a orientação para o não uso do uniforme da repartição, de modo a tentar evitar possíveis denúncias.

Dez dias após o recebimento da denúncia o MPT enviou notificação ao município recomendando o respeito ao livre exercício do direito a voto:

1) GARANTIR a trabalhadores e trabalhadoras que lhe prestam serviços, independentemente da espécie de vínculo jurídico, o respeito aos direitos fundamentais à livre orientação política e à liberdade de voto;

2) ABSTER-SE, por si ou por seus prepostos, de adotar qualquer conduta que tenha a intenção de obrigar, exigir, impor, pressionar, influenciar, manipular, induzir ou admoestar trabalhadores e trabalhadoras que lhe prestam serviços a realizar ou a participar de qualquer atividade ou manifestação política em favor ou desfavor de qualquer candidato(a) ou partido político e a votar em qualquer candidato(a) ou partido político.

A recomendação também orienta o município a não praticar nem permitir que prepostos pratiquem atos de discriminação ou perseguição de trabalhadores por sua convicção política.

"O não cumprimento de recomendações expedidas pelo MPT caracteriza inobservância de norma de ordem pública e pode resultar, dentre outras providências do MPT, no ajuizamento de ação judicial , visando à defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, bem como à reparação dos danos porventura causados pela conduta ilícita", explica o procurador do trabalho que atua no caso.

A denúncia segue sendo investigada pelo MPT em Minas Gerais.

*Da assessoria do MPT-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.