Pular para o conteúdo principal

PM DE MEIO AMBIENTE COMBATE INCÊNDIO FLORESTAL CRIMINOSO EM RITAPÓLIS


No último domingo, 1º de setembro, um incêndio florestal criminoso devastou cerca de 102 hectares de vegetação nativa em Ritápolis, no Campos das Vertentes, incluindo áreas de preservação permanente e reservas legais. A rápida ação da Polícia Militar de Minas Gerais foi fundamental prender o responsável, evitando danos ainda maiores à região.

Como parte da "Operação Verde Minas", que visa a preservação do meio ambiente em todo o estado, a Polícia Militar de Meio Ambiente constatou a destruição de aproximadamente 102 hectares de vegetação nativa em Ritápolis, Minas Gerais. O incêndio criminoso, que devastou áreas de preservação permanente, levou à autuação do responsável em R$ 815.713,65, pelos danos causados à biodiversidade local. A região afetada pertence ao bioma da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do país e que enfrenta constante degradação.

A operação evidenciou a importância de uma fiscalização constante e da conscientização pública na preservação ambiental. Ritápolis, que abriga a Floresta Nacional de Ritápolis (FLONA) e a histórica Fazenda do Pombal, local de nascimento do inconfidente Tiradentes, é uma área de grande valor ecológico e cultural, reforçando a necessidade de proteger essas regiões.

Além da ação policial, as autoridades destacaram o papel vital da sociedade no combate a crimes ambientais. Denúncias de atividades ilegais, como queimadas criminosas, são essenciais para que as forças de segurança possam agir de forma ágil e eficiente. Cidadãos podem colaborar ligando para o Disque Denúncia 181 ou reportando diretamente aos órgãos ambientais

Com a destruição de habitats e o impacto negativo na fauna e flora locais, o episódio ressalta a urgência de penalizações severas para crimes ambientais, além de uma maior cooperação entre as autoridades e a população para proteger os biomas e o patrimônio histórico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.