Pular para o conteúdo principal

PM DE MEIO AMBIENTE REALIZA AÇÕES PARA COIBIR PROBLEMAS AMBIENTAIS RECORRENTES EM MUNICÍPIOS MINEIROS


Na tarde desta terça feira, dia 17 de setembro, a Polícia Militar, por meio do grupamento de polícia militar de meio ambiente, recebeu informações e imagens produzidas por servidores da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Campo Belo/MG que flagraram o condutor de uma pick-up Strada realizando a disposição irregular de resíduos sólidos em terreno situado às margens da Rodovia MGC-369.

Imediatamente, a equipe policial iniciou deslocamento, contudo em determinado ponto da Rodovia MGC-369, os militares flagraram um cidadão realizando a queima de resíduos sólidos diversos a céu aberto. Ante o risco que a conduta pudesse evoluir para incêndio florestal, uma vez a queima ocorria muito próxima de vegetação seca, a guarnição determinou que as chamas fossem debeladas. Na oportunidade, foram tomadas as providências cabíveis afetas ao cometimento da infração ambiental.

Posteriormente, os policiais deslocaram ao local de acionamento, onde constataram o lançamento irregular de resíduos sólidos diversos, tais como: pedaços de isopor, madeira, resíduos de jardinagem, mangueira, entre outros. Diante dos fatos constatados e das informações colhidas, foram aplicadas as medidas administrativas, inclusive, o veículo utilizado para transportar o material foi apreendido. 

Oportunamente, os militares constataram naquele local a disposição final ambientalmente inadequada de quantidade considerável de resíduos sólidos de naturezas diversas, inclusive, havia carcaças bovinas em estágio avançado de putrefação. Visando evitar a prática de tais condutas nocivas ao meio ambiente que dão origem a verdadeiros “bota-fora”, não só a Polícia Militar bem como servidores públicos municipais têm monitorado áreas como essas, a fim de coibir o descarte irregular de resíduos.

Tanto a queima quanto a destinação inadequada de resíduos sólidos configuram infrações ambientais, pois além de prejudicar o meio ambiente trazem risco à saúde pública, devido à emissão de fumaça e atração de animais peçonhentos, insetos e ratos, portanto tais condutas são punidas com multas cujo valor base supera R$6.500,00, empreendimentos estão sujeitos a multas de valores ainda maiores.

A polícia esclarece que vários incêndios florestais são iniciados pela queima de resíduos sólidos ou o uso do fogo para limpeza de lotes ou áreas de lavoura. Em virtude do clima seco devido ao longo período de estiagem somado a ação do vento, as pessoas perdem o controle do fogo, o que dá origem aos grandes incêndios florestais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.