Produções audiovisuais de estudantes e egressos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vêm ganhando destaque no Brasil e no exterior. Estes trabalhos têm sido selecionados para festivais nacionais e internacionais, com algumas obras recebendo prêmios importantes. A Diretoria de Imagem Institucional reuniu algumas dessas iniciativas de sucesso.
Melhor curta-metragem em festival sul-coreano
Com a participação de estudantes e egressos da UFJF, o filme “Não Grite Agora” conquistou o prêmio de Melhor Curta-Metragem no prêmio “Seoul Webfest 2024”, da Coreia do Sul. O festival é voltado a produções disponibilizadas em formato on-line. A cerimônia de premiação aconteceu na última quinta-feira, 5, em Seul. A produção também ganhou atenção de outros dois eventos internacionais, o Amsterdam Filmmaker Sessions 2024 e o Seoul Metro International subway Film Festival (Smiff), também sul-coreano.
“Não Grite Agora!” combina elementos de suspense e mistério. A intenção é proporcionar ao público uma experiência cinematográfica profunda e imersiva. Na trama, Rodriguez (Lucas Barbosa), um detetive particular, inicia a investigação de um caso. Porém a resolução desse mistério intrigante o levará a situações inesperadas e que desafiam a sua percepção da realidade. Em meio ao clima de suspense, Rodriguez embarca em uma jornada introspectiva e emocional.
A obra foi dirigida e roteirizada pelo aluno do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IAD, Bruno Ferreira. De acordo com Ferreira, a ideia de fazer o filme surgiu da vontade de combinar gêneros cinematográficos em uma perspectiva brasileira e juiz-forana. As gravações foram realizadas em diferentes locais de Juiz de Fora. “Queria explorar a riqueza cultural de nossa cidade e do Brasil, trazendo isso para a tela, de uma forma única e envolvente”, relata o estudante, também graduado pelo Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design.
À medida que as gravações aconteciam, o roteiro sofreu modificações e a história ganhou novas dimensões. De acordo com o diretor e roteirista, o trabalho representou uma “experiência criativa e energética".
“A escrita do roteiro fluía incessantemente entre as semanas de gravação, e a montagem seguia no mesmo ritmo. A energia da equipe foi contagiante e fundamental para o resultado final”, acredita.
O elenco também é composto por Alessandra Machado Moreno, CarolGio, Frederico Arruda, Geovana Santiago, Igor Pimentel, JP da Gama, Luciano Moraes, Manoel Machado Moreno, Nanuska, Natane Castro, Pedro Moysés, Rafael Machado Moreno, Vinícios de Morais e Vinícius Sales.
A produção é de Miguel Possani e a edição de Júlio Alcântara. A preparação de elenco é de Carol Gerheim. O figurino é de Anna Karina Moreira. A direção de arte é de Mariana Motta, Giovana Concolato e Anna Karina Moreira.
*Da assessoria da UFJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário