Pular para o conteúdo principal

PROJETOS DE ESTUDANTES DA UFJF SE DESTACAM NO CENÁRIO AUDIOVISUAL


Produções audiovisuais de estudantes e egressos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vêm ganhando destaque no Brasil e no exterior. Estes trabalhos têm sido selecionados para festivais nacionais e internacionais, com algumas obras recebendo prêmios importantes. A Diretoria de Imagem Institucional reuniu algumas dessas iniciativas de sucesso.

Melhor curta-metragem em festival sul-coreano
Com a participação de estudantes e egressos da UFJF, o filme “Não Grite Agora” conquistou o prêmio de Melhor Curta-Metragem no prêmio “Seoul Webfest 2024”, da Coreia do Sul. O festival é voltado a produções disponibilizadas em formato on-line. A cerimônia de premiação aconteceu na última quinta-feira, 5, em Seul. A produção também ganhou atenção de outros dois eventos internacionais, o Amsterdam Filmmaker Sessions 2024 e o Seoul Metro International subway Film Festival (Smiff), também sul-coreano.

“Não Grite Agora!” combina elementos de suspense e mistério. A intenção é proporcionar ao público uma experiência cinematográfica profunda e imersiva. Na trama, Rodriguez (Lucas Barbosa), um detetive particular, inicia a investigação de um caso. Porém a resolução desse mistério intrigante o levará a situações inesperadas e que desafiam a sua percepção da realidade. Em meio ao clima de suspense, Rodriguez embarca em uma jornada introspectiva e emocional.

A obra foi dirigida e roteirizada pelo aluno do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IAD, Bruno Ferreira. De acordo com Ferreira, a ideia de fazer o filme surgiu da vontade de combinar gêneros cinematográficos em uma perspectiva brasileira e juiz-forana. As gravações foram realizadas em diferentes locais de Juiz de Fora. “Queria explorar a riqueza cultural de nossa cidade e do Brasil, trazendo isso para a tela, de uma forma única e envolvente”, relata o estudante, também graduado pelo Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design.

À medida que as gravações aconteciam, o roteiro sofreu modificações e a história ganhou novas dimensões. De acordo com o diretor e roteirista, o trabalho representou uma “experiência criativa e energética".

“A escrita do roteiro fluía incessantemente entre as semanas de gravação, e a montagem seguia no mesmo ritmo. A energia da equipe foi contagiante e fundamental para o resultado final”, acredita.

O elenco também é composto por Alessandra Machado Moreno, CarolGio, Frederico Arruda, Geovana Santiago, Igor Pimentel, JP da Gama, Luciano Moraes, Manoel Machado Moreno, Nanuska, Natane Castro, Pedro Moysés, Rafael Machado Moreno, Vinícios de Morais e Vinícius Sales.

A produção é de Miguel Possani e a edição de Júlio Alcântara. A preparação de elenco é de Carol Gerheim. O figurino é de Anna Karina Moreira. A direção de arte é de Mariana Motta, Giovana Concolato e Anna Karina Moreira.

*Da assessoria da UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...