Pular para o conteúdo principal

UFSJ E ACOM LANÇAM PROJETO GENOMA SUS


A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom) inaugurou no dia 9 de setembro, o Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP). O espaço tem como objetivo promover e coordenar pesquisas focadas na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes tipos de câncer. Além disso, durante o evento de inauguração, foi anunciado o início do projeto "Genoma SUS" em Minas Gerais, um programa nacional de genômica e saúde de precisão.

Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP)
O NEP surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas ao câncer. A estrutura inaugurada está localizada no Centro Oncológico da Acom e estará aberta a profissionais de saúde, médicos, cientistas e estudantes envolvidos com a oncologia e áreas afins. O objetivo do núcleo é impulsionar a produção científica voltada para a melhoria do atendimento oncológico.

A professora Luciana Lara dos Santos, pesquisadora da UFSJ e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), destaca a importância do NEP para a integração entre pesquisa e assistência: "O NEP é uma grande conquista para todos os projetos de pesquisa realizados em parceria com a Acom, pois oferece um espaço para que nossos discentes realizem suas atividades, o que certamente impactará na efetividade dos projetos desenvolvidos”.

O presidente da Acom, Marcelo Carlos da Silva, sublinhou o impacto positivo que o NEP pode trazer para a pesquisa oncológica e para a saúde pública. "As evidências geradas no NEP podem influenciar políticas de saúde mais eficazes, com foco na prevenção, tratamento e cuidados paliativos para pacientes com câncer", ressaltou.

Entre os projetos já em andamento no NEP, dois são coordenados por docentes da UFSJ: o Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer e Acompanhamento Familiar, sob a responsabilidade da professora Luciana Lara, e o projeto de Avaliação da Efetividade do Aplicativo Iuprost®️ para controle da incontinência urinária após prostatectomia, coordenado pela professora Cissa Azevedo.

Genoma SUS em Minas Gerais
Durante o evento de inauguração do NEP, foi oficializado o início do projeto Genoma SUS em Minas Gerais, com a participação da Acom. Financiado pelo Ministério da Saúde, o Genoma SUS tem como um de seus objetivos preparar o Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar análises genéticas avançadas. O projeto, coordenado pelo professor Eduardo Martin Tarazona, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), inclui oito centros âncoras espalhados pelo país, sendo um deles em Belo Horizonte.

A Acom foi incluída no projeto Genoma SUS graças às parcerias de pesquisa estabelecidas com a Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão, da qual a professora Luciana Lara faz parte. O Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer, desenvolvido na Acom, terá as primeiras amostras de pacientes de Minas Gerais sequenciadas, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira e fornecendo resultados mais precisos para os pacientes atendidos.

Presenças e Parcerias
A inauguração do NEP contou com a participação de representantes da UFSJ. O reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, enfatizou a importância do projeto para o avanço da pesquisa e da assistência na saúde pública: "Este é um momento significativo para o reconhecimento do trabalho dos nossos pesquisadores e para reforçarmos, junto às autoridades, a necessidade do investimento público nas universidades federais".

A professora Hérica de Lima Santos, diretora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, comemorou a criação do núcleo: "Este momento é um grande marco para Divinópolis e para toda a macrorregião. A criação do NEP reflete a importância do processo de educação permanente, proporcionando a interação entre assistência, ensino e pesquisa".

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ, André Baldoni, destacou o papel do NEP no fortalecimento da pesquisa e na conexão entre universidade e sociedade. "A inauguração do NEP vai fomentar a formação de recursos humanos, desenvolvimento de pesquisas de elevada qualidade e inovação. O mais importante é que isso contribuirá para a oferta de serviços de saúde mais precisos e de maior qualidade para a comunidade, fortalecendo o SUS".

O evento também contou com a presença de representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, oncologistas, pesquisadores e políticos da região.

Com o NEP e a integração ao Genoma SUS, a Acom e a UFSJ avançam em sua missão de promover pesquisas que beneficiem a população, com foco em um atendimento oncológico mais preciso e na melhoria das condições de saúde da comunidade.

*Da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...