Pular para o conteúdo principal

UFSJ E ACOM LANÇAM PROJETO GENOMA SUS


A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom) inaugurou no dia 9 de setembro, o Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP). O espaço tem como objetivo promover e coordenar pesquisas focadas na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes tipos de câncer. Além disso, durante o evento de inauguração, foi anunciado o início do projeto "Genoma SUS" em Minas Gerais, um programa nacional de genômica e saúde de precisão.

Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP)
O NEP surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas ao câncer. A estrutura inaugurada está localizada no Centro Oncológico da Acom e estará aberta a profissionais de saúde, médicos, cientistas e estudantes envolvidos com a oncologia e áreas afins. O objetivo do núcleo é impulsionar a produção científica voltada para a melhoria do atendimento oncológico.

A professora Luciana Lara dos Santos, pesquisadora da UFSJ e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), destaca a importância do NEP para a integração entre pesquisa e assistência: "O NEP é uma grande conquista para todos os projetos de pesquisa realizados em parceria com a Acom, pois oferece um espaço para que nossos discentes realizem suas atividades, o que certamente impactará na efetividade dos projetos desenvolvidos”.

O presidente da Acom, Marcelo Carlos da Silva, sublinhou o impacto positivo que o NEP pode trazer para a pesquisa oncológica e para a saúde pública. "As evidências geradas no NEP podem influenciar políticas de saúde mais eficazes, com foco na prevenção, tratamento e cuidados paliativos para pacientes com câncer", ressaltou.

Entre os projetos já em andamento no NEP, dois são coordenados por docentes da UFSJ: o Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer e Acompanhamento Familiar, sob a responsabilidade da professora Luciana Lara, e o projeto de Avaliação da Efetividade do Aplicativo Iuprost®️ para controle da incontinência urinária após prostatectomia, coordenado pela professora Cissa Azevedo.

Genoma SUS em Minas Gerais
Durante o evento de inauguração do NEP, foi oficializado o início do projeto Genoma SUS em Minas Gerais, com a participação da Acom. Financiado pelo Ministério da Saúde, o Genoma SUS tem como um de seus objetivos preparar o Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar análises genéticas avançadas. O projeto, coordenado pelo professor Eduardo Martin Tarazona, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), inclui oito centros âncoras espalhados pelo país, sendo um deles em Belo Horizonte.

A Acom foi incluída no projeto Genoma SUS graças às parcerias de pesquisa estabelecidas com a Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão, da qual a professora Luciana Lara faz parte. O Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer, desenvolvido na Acom, terá as primeiras amostras de pacientes de Minas Gerais sequenciadas, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira e fornecendo resultados mais precisos para os pacientes atendidos.

Presenças e Parcerias
A inauguração do NEP contou com a participação de representantes da UFSJ. O reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, enfatizou a importância do projeto para o avanço da pesquisa e da assistência na saúde pública: "Este é um momento significativo para o reconhecimento do trabalho dos nossos pesquisadores e para reforçarmos, junto às autoridades, a necessidade do investimento público nas universidades federais".

A professora Hérica de Lima Santos, diretora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, comemorou a criação do núcleo: "Este momento é um grande marco para Divinópolis e para toda a macrorregião. A criação do NEP reflete a importância do processo de educação permanente, proporcionando a interação entre assistência, ensino e pesquisa".

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ, André Baldoni, destacou o papel do NEP no fortalecimento da pesquisa e na conexão entre universidade e sociedade. "A inauguração do NEP vai fomentar a formação de recursos humanos, desenvolvimento de pesquisas de elevada qualidade e inovação. O mais importante é que isso contribuirá para a oferta de serviços de saúde mais precisos e de maior qualidade para a comunidade, fortalecendo o SUS".

O evento também contou com a presença de representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, oncologistas, pesquisadores e políticos da região.

Com o NEP e a integração ao Genoma SUS, a Acom e a UFSJ avançam em sua missão de promover pesquisas que beneficiem a população, com foco em um atendimento oncológico mais preciso e na melhoria das condições de saúde da comunidade.

*Da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.