Pular para o conteúdo principal

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE LOCAL REGISTRA BAIXA QUALIDADE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19


A pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, não apenas gerou a necessidade de estruturar a atenção especializada no Brasil, mas também a de reorganizar os demais níveis de atenção à saúde, com destaque para a Atenção Primária à Saúde (APS). Na busca por avaliar a qualidade da APS conforme o ponto de vista de indivíduos infectados pelo SARS-CoV-2, os pesquisadores Murilo César do Nascimento, Simone Albino da Silva e Namie Okino Sawada, professores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), desenvolveram a pesquisa denominada “Qualidade da Atenção Primária à Saúde na pandemia de COVID-19: avaliação por usuários acometidos pela doença”.

O estudo, publicado no periódico O Mundo da Saúde em 2023, contou com a parceria dos pesquisadores Anne Andrade Matiazi de Oliveira, Heriederson Sávio Dias Moura, Juliana Soares Tenório de Araújo, Felipe Mendes Delpino, Debora de Almeida Soares, Inês Santos Estevinho Fronteira e Ricardo Alexandre Arcêncio, como parte do projeto de pesquisa intitulado "Seguimento dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 em Minas Gerais: Estudo Longitudinal", o qual está vinculado à Escola de Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UNIFAL-MG. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade da APS segundo a perspectiva de pessoas acometidas pela COVID-19.

De acordo com o docente Murilo Nascimento, a Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel de extrema relevância para a saúde da população brasileira. “A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de contato das pessoas com o sistema de saúde. Ela oferece cuidados essenciais e abrangentes, incluindo prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças, além da promoção da saúde”, explica.

O professor esclarece que a APS funciona de maneira contínua e integrada, garantindo que a população tenha acesso a serviços de saúde de forma próxima e acessível. “Os profissionais da APS, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários, acompanham os pacientes ao longo do tempo, cuidando não apenas de doenças específicas, mas da saúde como um todo, com um enfoque na comunidade e na família. Esse tipo de atenção é fundamental para manter a saúde da população, evitar complicações e reduzir a necessidade de internações hospitalares”, afirma o pesquisador.

Os autores evidenciaram que, em comparação com pesquisas anteriores, disponíveis na literatura científica acerca do município de interesse, a qualidade baixa da APS local nunca havia sido registrada anteriormente à pandemia de COVID-19.

Fragilidades na qualidade da Atenção Primária à Saúde
Como resultado da avaliação da APS local, os pesquisadores obtiveram um Escore Geral de 4,4, em um intervalo de 0 a 10, com um desvio padrão de 1,9. O “Escore Geral” é uma medida que resume o desempenho ou a qualidade de um determinado serviço em uma escala numérica. Um escore mais baixo indica que a qualidade dos serviços prestados está abaixo do esperado.

O valor 4,4 é um valor baixo e inédito, se comparado com achados científicos anteriores, e indica a fragilidade da qualidade da APS nos primeiros seis meses da pandemia de COVID-19 em 2020. Para os pesquisadores, trata-se de um reflexo do impacto gerado pela doença e das estratégias adotadas para o enfrentamento da pandemia pelo SARS-CoV-2 local, nacional e mundialmente.

Desenvolvida com base nos casos de COVID-19 confirmados durante a pandemia pelo novo coronavírus em um município brasileiro do sul de Minas Gerais, a pesquisa contou com 91 participantes, sendo 56% do sexo feminino e 44% do sexo masculino; a média de idade foi de 60 anos, a renda familiar média foi de R$ 2.174,40 e a escolaridade média, de 6,8 anos.

A análise dos pesquisadores considerou apenas casos de COVID-19 confirmados laboratorialmente, em indivíduos com 20 anos ou mais, residentes no município de Alfenas-MG, em domicílio próprio, e com desfecho clínico de cura. De uma população inicial de 1.923 casos confirmados de infecção por SARS-CoV-2, notificados entre 15 de março e 26 de outubro de 2020 ao Setor de Vigilância Epidemiológica do município, 1.566 registros atenderam aos critérios de elegibilidade e foram incluídos no estudo. Desses, 428 casos confirmados de COVID-19 foram selecionados para entrevistas. No entanto, 211 participantes foram excluídos devido a perdas, recusas ou outras razões. Assim, da amostra final de 217 pessoas, 91 referiram estar vinculadas a serviços da APS, compondo o grupo efetivo do estudo transversal.

Para a coleta de dados, os pesquisadores utilizaram um questionário eletrônico, o qual continha o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), um instrumento de elaboração própria com características sociodemográficas e clínicas, e o Instrumento PCATool-Brasil para pacientes adultos em sua versão reduzida, que se destina à avaliação da existência e da extensão dos atributos da APS na prática dos serviços de saúde.

A coleta de dados ocorreu no período entre 11 de janeiro e 05 de outubro de 2021, mediante visitas domiciliares e contatos telefônicos. Os dados coletados por meio das entrevistas presenciais e remotas foram, automaticamente, transferidos dos questionários eletrônicos para a plataforma do KoBoToolbox, na qual foram armazenados.

A partir das respostas fornecidas pelos participantes ao questionário eletrônico, a população de estudo foi caracterizada conforme aspectos sociodemográficos e fatores relacionados aos atributos da APS. Para o cálculo do Escore Geral da APS, que é obtido pela média das respostas de todos os itens do Instrumento PCATool-Brasil (adultos), foi utilizada estatística descritiva.

Contribuições para gestores, profissionais de saúde e outros pesquisadores

Segundo o professor Murilo Nascimento, o estudo pode trazer contribuições para a população em geral, gestores, profissionais de saúde e outros pesquisadores. “A pesquisa apresentada no artigo pode impactar a vida das pessoas ao identificar e destacar fragilidades na qualidade da Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de COVID-19”, afirma.

O pesquisador explica que, ao avaliar como as pessoas que tiveram COVID-19 percebem a qualidade dos serviços primários de saúde, os resultados mostram aspectos que necessitam de melhorias, como o acesso, a continuidade e a coordenação dos cuidados. “Essas informações são importantes para gestores e profissionais da saúde, que podem usar esses dados para reformular e fortalecer a APS, garantindo que ela esteja melhor preparada para futuras emergências e para oferecer um cuidado mais eficaz e acessível”, destaca.

Para outros pesquisadores, essa pesquisa oferece um retrato epidemiológico com dados e evidências sobre os impactos da pandemia nos serviços de saúde, conforme aponta Murilo Nascimento. “A pesquisa pode inspirar novas investigações que explorem intervenções eficazes para fortalecer a APS, além de servir como referência para estudos comparativos em diferentes regiões ou países. A continuidade de avaliações sistemáticas da APS, como sugerido pelo artigo, também ajuda a monitorar a evolução da qualidade do atendimento, promovendo um sistema de saúde mais eficiente e centrado nas necessidades da população”, conclui.

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.