Pular para o conteúdo principal

CONDENADOS POR AGRESSÕES A MULHERES EM EXTREMA PARTICIPAM DE CURSO DE REEDUCAÇÃO

Objetivo é sensibilizar autores dos crimes e quebrar o ciclo da violência

Agressores condenados ou que respondem a processos em liberdade por violência contra a mulher, em Extrema, no Sul de Minas Gerais, agora serão obrigados, pela Justiça, a participar de um curso de reeducação com o objetivo de evitar novos atos violentos contra mulheres e meninas.

A iniciativa faz parte do projeto Recomeços, que é resultado de uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) - por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Extrema, do Poder Judiciário e da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“O projeto Recomeços tem por finalidade encaminhar agressores de mulheres para encontros com profissionais capacitados, como uma condição para a liberdade provisória, quando não forem preenchidos os requisitos da prisão preventiva”, esclarece o promotor de Justiça Wagner Rodrigues Dionízio. Ele informa que a capacitação se deu com o apoio do município, que destacou servidores para a realização do projeto, e do Conselho de Segurança Pública local.

De acordo com a promotora de Justiça Rogéria Cristina Leme, idealizadora do projeto, a participação no curso será uma obrigação imposta pela Justiça na condenação dos agressores. “Além da pena de reclusão, o Judiciário também determinará a frequência dos condenados nessas aulas”, explica Rogéria.

Conforme Dionízio informa, os encontros serão realizados em local definido pelo município, por profissionais capacitados para esse tipo de atendimento, num mínimo de 6 e num máximo de 18 sessões, com temáticas pre-estabelecidas, abordadas para sensibilizar e quebrar o ciclo de violência.

Segundo Rogéria, outras experiências semelhantes em andamento no país já se mostraram eficazes no combate à violência contra a mulher. “Quem participa desse tipo de reeducação não volta a cometer crimes”, afirma. Durante evento de lançamento do projeto, Rogéria destaca que a violência contra a mulher precisa ser enfrentada por meio de diferentes vias, seja na repressão dos agressores ou na prevenção do crime, a fim de impedir a propagação do sexismo.

De acordo com informações da Prefeitura de Extrema, a metodologia utilizada no projeto foi desenvolvida pelo psicólogo social na comarca de Santo André, Flávio Urra, que durante 10 encontros esteve no município para capacitar profissionais da Secretaria de Assistência Social. “O projeto tem o fundamento e o objetivo de desconstruir o machismo e a cultura patriarcal existente hoje na nossa sociedade”, comentou o Gerente de Proteção Social Especial, Vinícius Neves

O lançamento do projeto e o encerramento da capacitação dos profissionais ocorreram durante a campanha Agosto Lilás, em Extrema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho