Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO NACIONAL DE AUTOMAÇÃO CONTARÁ COM TRABALHOS DE ALUNOS DO SENAI DE DIVINÓPOLIS


Selecionado entre 254 trabalhos desenvolvidos por alunos das unidades SENAI de todo estado, o projeto da equipe Construtech, composto por 9 alunos do curso de Aprendizagem Industrial em Operador de Máquinas, do SENAI Anielo Greco em Divinópolis, estará exposto no Encontro Nacional de Automação (ENA) 2024. O evento acontece nos dias 09 e 10 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. Dez unidades do SENAI de Minas Gerais participarão da exposição junto com outras 370 empresas nacionais e internacionais.

Concorrendo no ENA com projetos das unidades SENAI de Timóteo, Uberaba, São João Del Rey, Centro 4.0, Barbacena, BH, Ituiutaba e Mariana, o projeto da equipe Construtech, do SENAI Divinópolis, foi eleito o melhor protótipo. Os alunos criaram uma empresa construtora de máquinas e, utilizando de automação e tecnologias da indústria 4.0, desenvolveram uma peneira vibratória, idealizada a partir de demandas reais do setor de fundição.

De acordo com a supervisora técnica do SENAI Divinópolis, Polyana Barbosa de Paula, a empresa Construtech, criada pelos alunos, segue os passos de um empreendimento real e precisa desenvolver plano de negócios, apresentar pit e criar um produto.

Nos dois dias de realização do ENA os visitantes terão a oportunidade de conhecer projetos inovadores que são o futuro da tecnologia industrial. Durante o evento será feita a avaliação final dos projetos das Unidades SENAI e o resultado será divulgado dia 30 de outubro.

“A indústria nacional está passando pelo processo de implementação da quarta revolução, chamada de Indústria 4.0. Ela é marcada pela digitalização de processos e inserção da inteligência artificial. É extremamente importante estarmos acompanhando esse avanço acelerado da indústria para nos mantermos competitivos a nível mundial”, enfatizou a supervisora técnica Polyana de Paula.

*Da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.