Pular para o conteúdo principal

LAVRAS NO MAPA DA CIÊNCIA MUNDIAL

Pint of Science terá debates em bares e cafés da cidade de 7 a 9/10

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro, a cidade de Lavras sediará mais uma edição do festival internacional Pint of Science. O evento, que conecta ciência e sociedade em ambientes descontraídos, é organizado pelos professores José Alberto Casto Nogales e Karen Luz Burgoa Rosso, do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), com o apoio da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com temas variados, o Pint of Science 2025 contará com uma programação diversificada, envolvendo ciência, cultura e curiosidades.
 

Abaixo, confira os locais, horários e temas das palestras:

Restaurante Cactus – 19h

- 7/10: A ciência da cachaça brasileira - professora Maria das Graças Cardoso (DQI/UFLA)
- 8/10: O vinho mineiro - professor Luís Roberto Batista (DCA/UFLA)
- 9/10: Degustação e harmonização de bebidas - professora Larissa Fassio (Unilavras)

Ao Cervejeiro – 19h

- 7/10: Carros elétricos: inovação em movimento - professor Fábio Domingues de Jesus (DAT/UFLA)
- 8/10: Complexo ou complicado? professora Angélica Souza da Mata (DFI/UFLA)

- 8/10: Utilizando luz para entender o mundo - professor Jonas Henrique Osório (DFI/UFLA)

- 9/10: Do surubim ao dourado: peixes migradores de Minas - professor Paulo dos Santos Pompeu (DBI/UFLA)

Borém Café Especiais – 17h

- 7/10: Experiências sensoriais: como acontecem? - professora Ana Carla Marques Pinheiro (DCA/UFLA)
- 8/10: Fato ou fake: evitando as dores nas articulações - professora Luciana Lunkes (Unilavras) 

- 8/10: Fato ou fake: cigarros eletrônicos - professora Natália Galvão Garcia (Unilavras)
- 9/10: Saúde alimentar e os microrganismos - professora Roberta Hilsdorf Piccoli (DCA/UFLA)

Pint of Science busca trazer discussões científicas para o cotidiano das pessoas, oferecendo palestras acessíveis e interativas em bares e cafés da cidade. É uma oportunidade única para o público se aproximar do conhecimento científico e debater com especialistas de uma maneira leve e divertida. 

O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival que ocorre simultaneamente em mais de 25 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o País.

Clique neste link e confira as informações completas sobre as palestras

Clique na imagem para ampliar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.