Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DA UFLA PUBLICAM NO THE LANCET SOBRE A FEBRE OROPOUCHE


A professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, da Faculdade de Ciências da Saúde (FSC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e o doutorando José Cherem, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), alcançaram uma importante conquista ao publicar na prestigiada seção Correspondence do The Lancet sobre a febre do Oropouche. A publicação, intitulada "Surge in Oropouche fever: the tip of the iceberg in a new public health challenge in Brazil," destaca o cenário emergente dessa arbovirose no Brasil.

Joziana, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb), referência no estudo de arboviroses, orienta as pesquisas de José Cherem, que atualmente foca na escalada das arboviroses como dengue, zika, chikungunyia e agora, mais recentemente, febre do Oropouche. “No início deste ano, nosso grupo também esteve presente na Nature, abordando a temática da dengue”, lembra a professora, enfatizando o comprometimento contínuo do grupo com a pesquisa em doenças emergentes.

O artigo publicado no The Lancet Microbe faz referência ao estudo de Ranjit Sah, que abordou o surto nos estados do Amazonas e Acre, e traz atualizações preocupantes: "A situação se agravou em pouco mais de um mês após a publicação original. O número de casos no Brasil já ultrapassa 7.930 até agosto de 2024, representando um aumento de dez vezes em relação aos 773 casos relatados ao longo de 2023. De forma inédita, neste curto intervalo de tempo, foram registrados casos de malformações fetais e os primeiros dois óbitos por Oropouche em toda história da medicina", destaca Joziana.

Os autores alertam para a importância do diagnóstico molecular e de uma abordagem integrada na vigilância em saúde pública: “A vigilância genômica precisa caminhar lado a lado da epidemiológica. A partir das lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19, é preciso promover testes amplos e o sequenciamento genético dos vírus em circulação, sendo crucial focar na prevenção, e não apenas no tratamento", enfatizam.

A seção Correspondence do The Lancet é uma plataforma para debates científicos dinâmicos e troca de ideias inovadoras. Esse espaço é dedicado a cartas e comunicações breves de leitores, pesquisadores e profissionais de saúde, que trazem comentários sobre artigos publicados, discussões adicionais, críticas construtivas e atualizações relevantes. O formato mais curto, que também passa por rigorosa revisão editorial, garante uma publicação mais rápida de temas urgentes que estão em destaque no cenário global, como é o caso da publicação realizada. A seção não apenas promove o diálogo contínuo na comunidade médica, mas também ajuda a moldar o futuro da ciência e a identificar áreas que exigem maior investigação e atenção.

A publicação no The Lancet reforça o papel da UFLA e do Nupeb como protagonistas na pesquisa sobre arboviroses, consolidando a relevância de suas contribuições para a saúde pública global.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.