Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA SE REÚNE COM REPRESENTAÇÕES ESTUDANTIS PARA FORTALECER O DIÁLOGO E ACOLHIMENTO


Na semana passada, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, conduziu uma série de reuniões com as principais representações estudantis da instituição, buscando maior aproximação e entendimento de suas demandas. Em diferentes momentos, estiveram presentes representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Conselho de Repúblicas de Lavras e da Associação de Pós-Graduandos (APG). 

O objetivo foi reforçar o diálogo entre a Direção Executiva e os estudantes, visando o aprimoramento das condições de vida acadêmica e o fortalecimento das representações estudantis. Entre as pautas tratadas, foi ressaltada a importância de um maior acolhimento do segmento discente, que tem sentido ainda os impactos da pandemia e tem passado por um momento de questionamento do modelo educacional universitário. "As organizações estudantis têm uma missão importante, e cabe às instituições ouvi-las, respeitando as diversas representações e criando pontes de diálogo", destacou o reitor.

Durante o encontro com o DCE, os representantes da atual gestão entregaram uma pauta interna com demandas prioritárias. De acordo com a presidente Aline Guimarães e o vice-presidente Kepler Oliveira Miranda Duarte, a partir de agora, o DCE irá organizar reuniões com os estudantes para definir pautas coletivas e buscar soluções em conjunto com a administração da Universidade. 

O Conselho de Repúblicas de Lavras também esteve presente para uma reunião em que foram apresentadas as ações realizadas e as demandas para um reengajamento das repúblicas na vida universitária. Entre as pautas, apresentadas pelos estudantes Enrico Centeno Sanchez, Arthur Advalton Lopes e Luca Andrade Bicalho Paiva, destacam-se a necessidade de ampliar a visibilidade dos projetos sociais conduzidos pelas repúblicas, como campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos, além do fortalecimento de parcerias comerciais que tragam benefícios para os estudantes. Um dos pedidos apresentados foi o apoio à realização de eventos esportivos, como o Campeonato Interrepúblicas, que busca promover republicasa interação entre os estudantes em um ambiente de cooperação e espírito esportivo.

Vinícius Henrique Souza e Ana Paula de Lima representaram a direção da Associação de Pós-Graduandos (APG), que passa por período de reestruturação da entidade. O grupo, que passa por um processo de renovação natural, busca reunir as demandas dos pós-graduandos e fortalecer a mobilização. Segundo o reitor, a UFLA está comprometida em apoiar a APG em suas iniciativas, seja facilitando o diálogo entre os estudantes e a administração, seja criando novas oportunidades de integração e crescimento acadêmico.

Uma das pautas comuns a todas as reuniões foi a retomada de um evento semestral, que será organizado pelos próprios estudantes, com o objetivoAPG de movimentar os câmpus universitários em torno de temas de relevância social. A iniciativa busca promover o debate sobre questões contemporâneas e trazer referências externas, possibilitando uma rica troca de experiências e informações entre a comunidade acadêmica e convidados. A valorização da consciência social também foi fortemente destacada durante os encontros. "É fundamental fortalecer a lógica institucional em defesa da universidade pública, ampliando o engajamento dos estudantes em campanhas de conscientização, tanto no combate ao assédio quanto na promoção do respeito e da solidariedade entre todos", afirmou o reitor Scolforo, reforçando o papel social que a UFLA desempenha.

Com esses encontros, a UFLA reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente universitário mais inclusivo e colaborativo, em que as demandas estudantis sejam ouvidas e atendidas de maneira eficaz. "Fortalecer as representações estudantis é fortalecer a Universidade como um todo. Quanto maior o diálogo, mais oportunidades teremos de avançar juntos", concluiu o reitor.

*Da assessoria da UFLA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...