Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA SE REÚNE COM REPRESENTAÇÕES ESTUDANTIS PARA FORTALECER O DIÁLOGO E ACOLHIMENTO


Na semana passada, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, conduziu uma série de reuniões com as principais representações estudantis da instituição, buscando maior aproximação e entendimento de suas demandas. Em diferentes momentos, estiveram presentes representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Conselho de Repúblicas de Lavras e da Associação de Pós-Graduandos (APG). 

O objetivo foi reforçar o diálogo entre a Direção Executiva e os estudantes, visando o aprimoramento das condições de vida acadêmica e o fortalecimento das representações estudantis. Entre as pautas tratadas, foi ressaltada a importância de um maior acolhimento do segmento discente, que tem sentido ainda os impactos da pandemia e tem passado por um momento de questionamento do modelo educacional universitário. "As organizações estudantis têm uma missão importante, e cabe às instituições ouvi-las, respeitando as diversas representações e criando pontes de diálogo", destacou o reitor.

Durante o encontro com o DCE, os representantes da atual gestão entregaram uma pauta interna com demandas prioritárias. De acordo com a presidente Aline Guimarães e o vice-presidente Kepler Oliveira Miranda Duarte, a partir de agora, o DCE irá organizar reuniões com os estudantes para definir pautas coletivas e buscar soluções em conjunto com a administração da Universidade. 

O Conselho de Repúblicas de Lavras também esteve presente para uma reunião em que foram apresentadas as ações realizadas e as demandas para um reengajamento das repúblicas na vida universitária. Entre as pautas, apresentadas pelos estudantes Enrico Centeno Sanchez, Arthur Advalton Lopes e Luca Andrade Bicalho Paiva, destacam-se a necessidade de ampliar a visibilidade dos projetos sociais conduzidos pelas repúblicas, como campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos, além do fortalecimento de parcerias comerciais que tragam benefícios para os estudantes. Um dos pedidos apresentados foi o apoio à realização de eventos esportivos, como o Campeonato Interrepúblicas, que busca promover republicasa interação entre os estudantes em um ambiente de cooperação e espírito esportivo.

Vinícius Henrique Souza e Ana Paula de Lima representaram a direção da Associação de Pós-Graduandos (APG), que passa por período de reestruturação da entidade. O grupo, que passa por um processo de renovação natural, busca reunir as demandas dos pós-graduandos e fortalecer a mobilização. Segundo o reitor, a UFLA está comprometida em apoiar a APG em suas iniciativas, seja facilitando o diálogo entre os estudantes e a administração, seja criando novas oportunidades de integração e crescimento acadêmico.

Uma das pautas comuns a todas as reuniões foi a retomada de um evento semestral, que será organizado pelos próprios estudantes, com o objetivoAPG de movimentar os câmpus universitários em torno de temas de relevância social. A iniciativa busca promover o debate sobre questões contemporâneas e trazer referências externas, possibilitando uma rica troca de experiências e informações entre a comunidade acadêmica e convidados. A valorização da consciência social também foi fortemente destacada durante os encontros. "É fundamental fortalecer a lógica institucional em defesa da universidade pública, ampliando o engajamento dos estudantes em campanhas de conscientização, tanto no combate ao assédio quanto na promoção do respeito e da solidariedade entre todos", afirmou o reitor Scolforo, reforçando o papel social que a UFLA desempenha.

Com esses encontros, a UFLA reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente universitário mais inclusivo e colaborativo, em que as demandas estudantis sejam ouvidas e atendidas de maneira eficaz. "Fortalecer as representações estudantis é fortalecer a Universidade como um todo. Quanto maior o diálogo, mais oportunidades teremos de avançar juntos", concluiu o reitor.

*Da assessoria da UFLA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...