Pular para o conteúdo principal

REITOR DE UNIVERSIDADE AFRICANA VISITA A UFLA PARA FORTALECER LAÇOS ACADÊMICOS


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, entre os dias 20 e 26 de setembro, a visita do reitor da Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos (ULPGL), professor Wasson Misona Joseph, da República Democrática do Congo. A passagem do reitor democrata-congolês pela UFLA teve como objetivos discutir o desenvolvimento de futuras cooperações acadêmicas e de pesquisa, fortalecer os laços entre as duas instituições e retomar a parceria iniciada no ano de 2007, por meio da participação no projeto “Vozes da África”, que foi criado e coordenado pelo professor emérito da UFLA e extensionista Gilmar Tavares para apoiar as comunidades africanas no desenvolvimento econômico e humano.

O reitor visitante participou de reunião na Reitoria, quando foi recebido pelo chefe de Gabinete, professor Alexandre Filordi de Carvalho, pelo diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros e pelo professor Gilmar Tavares, que o acompanhou durante toda a permanência na universidade, em diferentes unidades acadêmicas.

Entre as atividades de sua agenda, reuniu-se com o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura da UFLA, professor Carlos Eduardo Silva Volpato, e dialogou sobre a relação entre as duas universidades. O professor Wasson também se reuniu na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), tendo sido recebido pelo diretor e sua equipe.

Durante os sete dias em que esteve no Brasil, com o apoio da DRI e dos tradutores, o reitor participou de diversas atividades. Ele também esteve na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), no sítio Pirilampo, no município de Ijaci. Essa reserva é uma iniciativa do professor Gilmar Tavares em parceria com o Departamento de Ciências Florestais da UFLA (DCF/UFLA), local onde foi apresentado e debatido os planos de manejo de RPPNs e os processos naturais que capturam e armazenam dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera.

No Departamento de Entomologia, o professor acompanhou a palestra “Apicultura para agricultura familiar e geração de emprego e renda dignos”, ministrada pelo professor Stephan. No Departamento de Ciência do Solo (DCS), participou de apresentação do professor Junior Cesar Avanzi sobre conservação dos solos e produtividades em pequenas propriedades. No Departamento de Ciências Florestais (DCF), foi recebido pela professora Soraya Botelho que, entre outros temas, apresentou a cartilha Proteção de Mananciais de Água Potável. No Departamento de Agricultura (DAG), o professor Rubens José Guimarães apresentou os projetos de referência em cafeicultura e a estrutura do setor. No Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), foi recebido pela professora Ellen Cristina de Souza, que apresentou o projeto Alimentando Conhecimentos e, no Departamento de Medicina Veterinária (DMV), foi recebido pela professora Christiane Barcellos da Rocha, para discussão sobre a temática saúde humana e saúde animal.

*Da assessoria da UFLA  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...