Pular para o conteúdo principal

REITOR DE UNIVERSIDADE AFRICANA VISITA A UFLA PARA FORTALECER LAÇOS ACADÊMICOS


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, entre os dias 20 e 26 de setembro, a visita do reitor da Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos (ULPGL), professor Wasson Misona Joseph, da República Democrática do Congo. A passagem do reitor democrata-congolês pela UFLA teve como objetivos discutir o desenvolvimento de futuras cooperações acadêmicas e de pesquisa, fortalecer os laços entre as duas instituições e retomar a parceria iniciada no ano de 2007, por meio da participação no projeto “Vozes da África”, que foi criado e coordenado pelo professor emérito da UFLA e extensionista Gilmar Tavares para apoiar as comunidades africanas no desenvolvimento econômico e humano.

O reitor visitante participou de reunião na Reitoria, quando foi recebido pelo chefe de Gabinete, professor Alexandre Filordi de Carvalho, pelo diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros e pelo professor Gilmar Tavares, que o acompanhou durante toda a permanência na universidade, em diferentes unidades acadêmicas.

Entre as atividades de sua agenda, reuniu-se com o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura da UFLA, professor Carlos Eduardo Silva Volpato, e dialogou sobre a relação entre as duas universidades. O professor Wasson também se reuniu na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), tendo sido recebido pelo diretor e sua equipe.

Durante os sete dias em que esteve no Brasil, com o apoio da DRI e dos tradutores, o reitor participou de diversas atividades. Ele também esteve na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), no sítio Pirilampo, no município de Ijaci. Essa reserva é uma iniciativa do professor Gilmar Tavares em parceria com o Departamento de Ciências Florestais da UFLA (DCF/UFLA), local onde foi apresentado e debatido os planos de manejo de RPPNs e os processos naturais que capturam e armazenam dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera.

No Departamento de Entomologia, o professor acompanhou a palestra “Apicultura para agricultura familiar e geração de emprego e renda dignos”, ministrada pelo professor Stephan. No Departamento de Ciência do Solo (DCS), participou de apresentação do professor Junior Cesar Avanzi sobre conservação dos solos e produtividades em pequenas propriedades. No Departamento de Ciências Florestais (DCF), foi recebido pela professora Soraya Botelho que, entre outros temas, apresentou a cartilha Proteção de Mananciais de Água Potável. No Departamento de Agricultura (DAG), o professor Rubens José Guimarães apresentou os projetos de referência em cafeicultura e a estrutura do setor. No Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), foi recebido pela professora Ellen Cristina de Souza, que apresentou o projeto Alimentando Conhecimentos e, no Departamento de Medicina Veterinária (DMV), foi recebido pela professora Christiane Barcellos da Rocha, para discussão sobre a temática saúde humana e saúde animal.

*Da assessoria da UFLA  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...