Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO MACRORREGIONAL DE PREPARAÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DAS ARBOVIROSES REÚNE GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Profissionais de saúde dos municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha estão participando, nos dias 14 e 15/10, do II Seminário Macrorregional de Arboviroses, em Varginha. Os seminários são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para preparação das regiões de saúde do Estado para o período sazonal das Arboviroses de 2024/2025. Nos dois dias de seminário, gestores municipais de saúde, coordenadores de Vigilância, Atenção Primária e hospitalar, além de médicos e enfermeiros atuantes na saúde pública dos municípios serão capacitados acerca do contexto epidemiológico e assistencial das arboviroses na região.

Com foco nas ações preparatórias para subsidiar o planejamento dos municípios, a equipe do Nível Central da SES/MG esteve compondo o hall de palestrantes do evento, juntamente às referências da SRS Varginha dos eixos envolvidos no trabalho de combate às arboviroses. Atualizações sobre o cenário epidemiológico, planos de contingência e comitês municipais, controle vetorial, vigilância de casos e óbitos, organização da assistência e mobilização social, bem como a vigilância laboratorial foram os temas abordados no primeiro dia de seminário.

O superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, compôs a mesa de abertura ao lado do coordenador de Vigilância em Saúde da SRS, Demétrio Junqueira, do secretário municipal de Saúde de Varginha, Adrian Nogueira, além da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-Varginha), Teresa Cristina Rabelo, e da primeira palestrante do evento, Marcela Lencini Ferraz, diretora de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Imunização, da SES-MG. “Esse trabalho junto a SRS e municípios é de fundamental importância para que tenhamos maior segurança e alinhamento nas ações de planejamento e execução dos serviços de saúde no período sazonal e ao longo de todo o ano”, afirmou Marcela.

A expectativa da equipe organizadora do evento é de orientar as equipes municipais e oferecer suporte para o planejamento de ações em tempo hábil para garantir que sua execução seja alinhada e fortalecida frente ao período sazonal que se aproxima.

“O cenário epidemiológico da dengue em Minas ainda é de alerta, exigindo dos gestores e trabalhadores do setor saúde um trabalho antecipatório de preparação do Sistema em suas diversas ações de enfrentamento às arboviroses. Dessa forma, os dois dias do Simpósio visam subsidiar estes para o próximo período sazonal que se apresenta num futuro próximo, garantindo saúde de qualidade ao cidadão mineiro, não permitindo a ocorrência de óbitos que, no caso da dengue, são evitáveis”, afirmou Luiz Paulo Riceputi.

Por Tânia Corrêa, da assessoria da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...