Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO MACRORREGIONAL DE PREPARAÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DAS ARBOVIROSES REÚNE GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Profissionais de saúde dos municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha estão participando, nos dias 14 e 15/10, do II Seminário Macrorregional de Arboviroses, em Varginha. Os seminários são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para preparação das regiões de saúde do Estado para o período sazonal das Arboviroses de 2024/2025. Nos dois dias de seminário, gestores municipais de saúde, coordenadores de Vigilância, Atenção Primária e hospitalar, além de médicos e enfermeiros atuantes na saúde pública dos municípios serão capacitados acerca do contexto epidemiológico e assistencial das arboviroses na região.

Com foco nas ações preparatórias para subsidiar o planejamento dos municípios, a equipe do Nível Central da SES/MG esteve compondo o hall de palestrantes do evento, juntamente às referências da SRS Varginha dos eixos envolvidos no trabalho de combate às arboviroses. Atualizações sobre o cenário epidemiológico, planos de contingência e comitês municipais, controle vetorial, vigilância de casos e óbitos, organização da assistência e mobilização social, bem como a vigilância laboratorial foram os temas abordados no primeiro dia de seminário.

O superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, compôs a mesa de abertura ao lado do coordenador de Vigilância em Saúde da SRS, Demétrio Junqueira, do secretário municipal de Saúde de Varginha, Adrian Nogueira, além da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-Varginha), Teresa Cristina Rabelo, e da primeira palestrante do evento, Marcela Lencini Ferraz, diretora de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Imunização, da SES-MG. “Esse trabalho junto a SRS e municípios é de fundamental importância para que tenhamos maior segurança e alinhamento nas ações de planejamento e execução dos serviços de saúde no período sazonal e ao longo de todo o ano”, afirmou Marcela.

A expectativa da equipe organizadora do evento é de orientar as equipes municipais e oferecer suporte para o planejamento de ações em tempo hábil para garantir que sua execução seja alinhada e fortalecida frente ao período sazonal que se aproxima.

“O cenário epidemiológico da dengue em Minas ainda é de alerta, exigindo dos gestores e trabalhadores do setor saúde um trabalho antecipatório de preparação do Sistema em suas diversas ações de enfrentamento às arboviroses. Dessa forma, os dois dias do Simpósio visam subsidiar estes para o próximo período sazonal que se apresenta num futuro próximo, garantindo saúde de qualidade ao cidadão mineiro, não permitindo a ocorrência de óbitos que, no caso da dengue, são evitáveis”, afirmou Luiz Paulo Riceputi.

Por Tânia Corrêa, da assessoria da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...