Pular para o conteúdo principal

SENAC X RETORNA A LAVRAS COM MARATONA DE INOVAÇÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


A cidade de Lavras será palco da terceira edição do Senac X, o Programa de Negócios Disruptivos do Senac em Minas. O evento, que ocorrerá de 21 a 26 de outubro no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é uma maratona de inovação que desafia estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade a desenvolverem soluções criativas para problemas reais do mercado, com o auxílio de mentores e empresários da região.

Nesta edição, o projeto conta com uma série de melhorias em relação à edição anterior, realizada em 2023. Além de uma maior carga horária e mais empresários locais participando como mentores, os alunos receberão o certificado de Aperfeiçoamento em Senac X: Programas de Negócios Disruptivos. O evento também ampliou sua abrangência, alcançando todas as escolas públicas de Lavras e contando com cerca de 160 alunos participantes, selecionados ao longo do último mês.

“Queremos formar talentos prontos para enfrentar os desafios do mercado, onde a inovação é um diferencial competitivo. O Senac X tem como objetivo principal capacitar jovens para o mundo do trabalho, com foco na inovação e transformação digital, competências essenciais para a Revolução 4.0.”, destaca Madelon Bueno, diretora do Senac em Lavras, que integra o Sistema Fecomércio MG.

Este ano, o evento contará com a participação de profissionais de destaque, como Rennan Campos, líder do Word Creativity Day, Rafaela Brandão da YouX, além de especialistas como Lara Cúria e Julia Amorim, da Soul Comunica, Gilmara Canestri, do Instituto Jovens Brilhantes, e Michelle Barreto, da Fagammom, além de docentes e especialistas do Senac de todo o estado.

Dores dos negócios locais se transformam em habilidades para o futuro
O evento utiliza dores e problemáticas reais identificadas pelos comerciantes de Lavras, tais como a necessidade de melhorar a qualidade e eficiência dos serviços, como pontos de partida para os desafios lançados aos estudantes. Os participantes, então, devem contribuir com ideias inovadoras que possam ser aplicadas diretamente no contexto local.

O Senac X adota uma abordagem educacional inovadora, colocando os alunos como protagonistas em um processo de aprendizado baseado em experiências práticas. As metodologias adotadas fomentam o pensamento crítico e colaborativo, capacitando os jovens para enfrentar os desafios do mercado local e melhorar a competitividade do comércio de bens, serviços e turismo da região. Para o desenvolvimento das ideias, ao longo da maratona, os estudantes trabalham com ferramentas tecnológicas e digitais, e contam com notebooks e materiais específicos para o desenvolvimento de soluções.

Chegando a sua terceira edição consecutiva, o Senac X gerou impactos concretos no comércio local. Soluções desenvolvidas pelos estudantes nas edições anteriores foram parcialmente implementadas por empresários locais para a melhoria dos fluxos de atendimento e serviços dos negócios. Alunos que passaram pelo programa também foram contratados para trabalhar ou continuar a jornada de capacitação em inovação com bolsas em empresas parceiras.

“O Senac X, com sua proposta disruptiva, segue reforçando a missão do Senac em Minas de promover uma educação profissional de qualidade, alinhada às demandas empresariais e sociais, além de impulsionar a inovação e a sustentabilidade no cenário educacional e comercial de Lavras”, finaliza Madelon Bueno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.