Pular para o conteúdo principal

SENAC X RETORNA A LAVRAS COM MARATONA DE INOVAÇÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


A cidade de Lavras será palco da terceira edição do Senac X, o Programa de Negócios Disruptivos do Senac em Minas. O evento, que ocorrerá de 21 a 26 de outubro no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é uma maratona de inovação que desafia estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade a desenvolverem soluções criativas para problemas reais do mercado, com o auxílio de mentores e empresários da região.

Nesta edição, o projeto conta com uma série de melhorias em relação à edição anterior, realizada em 2023. Além de uma maior carga horária e mais empresários locais participando como mentores, os alunos receberão o certificado de Aperfeiçoamento em Senac X: Programas de Negócios Disruptivos. O evento também ampliou sua abrangência, alcançando todas as escolas públicas de Lavras e contando com cerca de 160 alunos participantes, selecionados ao longo do último mês.

“Queremos formar talentos prontos para enfrentar os desafios do mercado, onde a inovação é um diferencial competitivo. O Senac X tem como objetivo principal capacitar jovens para o mundo do trabalho, com foco na inovação e transformação digital, competências essenciais para a Revolução 4.0.”, destaca Madelon Bueno, diretora do Senac em Lavras, que integra o Sistema Fecomércio MG.

Este ano, o evento contará com a participação de profissionais de destaque, como Rennan Campos, líder do Word Creativity Day, Rafaela Brandão da YouX, além de especialistas como Lara Cúria e Julia Amorim, da Soul Comunica, Gilmara Canestri, do Instituto Jovens Brilhantes, e Michelle Barreto, da Fagammom, além de docentes e especialistas do Senac de todo o estado.

Dores dos negócios locais se transformam em habilidades para o futuro
O evento utiliza dores e problemáticas reais identificadas pelos comerciantes de Lavras, tais como a necessidade de melhorar a qualidade e eficiência dos serviços, como pontos de partida para os desafios lançados aos estudantes. Os participantes, então, devem contribuir com ideias inovadoras que possam ser aplicadas diretamente no contexto local.

O Senac X adota uma abordagem educacional inovadora, colocando os alunos como protagonistas em um processo de aprendizado baseado em experiências práticas. As metodologias adotadas fomentam o pensamento crítico e colaborativo, capacitando os jovens para enfrentar os desafios do mercado local e melhorar a competitividade do comércio de bens, serviços e turismo da região. Para o desenvolvimento das ideias, ao longo da maratona, os estudantes trabalham com ferramentas tecnológicas e digitais, e contam com notebooks e materiais específicos para o desenvolvimento de soluções.

Chegando a sua terceira edição consecutiva, o Senac X gerou impactos concretos no comércio local. Soluções desenvolvidas pelos estudantes nas edições anteriores foram parcialmente implementadas por empresários locais para a melhoria dos fluxos de atendimento e serviços dos negócios. Alunos que passaram pelo programa também foram contratados para trabalhar ou continuar a jornada de capacitação em inovação com bolsas em empresas parceiras.

“O Senac X, com sua proposta disruptiva, segue reforçando a missão do Senac em Minas de promover uma educação profissional de qualidade, alinhada às demandas empresariais e sociais, além de impulsionar a inovação e a sustentabilidade no cenário educacional e comercial de Lavras”, finaliza Madelon Bueno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA ESTADUAL FECHA FÁBRICA CLANDESTINA DE SABÃO EM PÓ

Em mais uma ação integrada de combate à clandestinidade e à sonegação fiscal, a Receita Estadual, por intermédio da Delegacia Fiscal de Divinópolis, e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fecharam uma fábrica de sabão em pó falsificado, localizada na zona rural de Dores do Indaiá, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A operação, batizada de Sabão Odores, resultou na prisão de duas pessoas e apreensão de cerca de 27 toneladas de sabão em pó falsificado, embalado com se fossem de uma marca conhecida do mercado. Na ação realizada na terça-feira (5/8), também foram encontrados 15 trabalhadores e o espaço foi interditado para a perícia técnica. Esta foi a 12ª fábrica clandestina do tipo identificada em 2025 na região. Desde 2024, a Receita Estadual tem intensificado sua presença em operações conjuntas, como ocorreu em junho deste ano, quando foram apreendidas, em Bom Despacho, 18 toneladas de sabão adulterado, 20 toneladas a granel e 14,4 mil caixas prontas para distribuição. Operaçã...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.