Pular para o conteúdo principal

SUL DE MINAS GERAIS REGISTRA SALDO POSITIVO DE 1.532 NOVOS EMPREGOS FORMAIS EM AGOSTO, APONTA CAGED

Setor de serviços lidera contratações; jovens com ensino médio completo são maioria entre os admitidos

O mercado de trabalho no Sul de Minas Gerais apresentou 15.412 novas contratações, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de agosto. No período, foram registradas 13.880 demissões, resultando em um saldo positivo de 1.532 empregos formais.

Entre os contratados na região, 54,72% são homens e 45,22% mulheres. A maior parte dos trabalhadores admitidos (63,07%) possui ensino médio completo e tem entre 18 e 24 anos (31%). O setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento, consolidando-se como que mais gerou emprego no mês.

No recorte por municípios, Pouso Alegre se destacou com 3.335 novas admissões em agosto, seguido por Varginha (2.963) e Poços de Caldas (2.662). As três cidades também lideraram em número de demissões, com Pouso Alegre registrando 2.917 desligamentos, Varginha 1.516 e Poços de Caldas 2.424.

A região Sul de Minas abrange as cidades de Alfenas, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações e Varginha.

Trabalho temporário: 2.463 contratações em Minas Gerais
Em todo o Brasil, foram registradas 76.633 admissões na modalidade de trabalho temporário em agosto, sendo 2.463 delas em Minas Gerais. Leonardo Bonafé, gerente da Employer Recursos Humanos de Itajubá, explica que o trabalho temporário é uma alternativa formal de contratação, garantindo ao profissional os mesmos direitos dos colaboradores efetivos da empresa.

“O trabalhador temporário recebe uma remuneração equivalente à dos efetivos e conta com o pagamento proporcional de férias, FGTS, e outros benefícios. Esse modelo traz flexibilidade às empresas e segurança aos trabalhadores, facilitando o equilíbrio entre oferta e demanda de mão de obra”, destaca.

Ele reforça que a intermediação de contratações temporárias só pode ser realizada por agências devidamente registradas e autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Esse tipo de contratação só é permitido através de agências especializadas e regularizadas, o que assegura um processo transparente e seguro para todas as partes envolvidas”, finaliza.

Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho