Pular para o conteúdo principal

A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR AZARIAS RIBEIRO PARA A HISTÓRIA, CONTADA NO LIVRO: REESCREVENDO A HISTÓRIA COM AS MÃOS NEGRAS


A Faculdade Sesi de Educação em São Paulo, foi palco de abertura das atividades que marcam os 20 anos da Mostra Internacional de Cinema Negro – MICINE.

Dentro da programação aconteceu o lançamento do documentário “Negras Reitorias”, dirigido pelo cineasta e curador da Mostra Celso Luiz Prudente em parceria com a cátedra de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O documentário Negras Reitorias aborda a (in)visibilidade, as lutas e resistências de negras e negros em cargos de poder nas universidades. Hoje, apenas seis universidades têm reitoras e reitores negros. Sem dúvida, um documento da e para a história.

Na sequência, aconteceu uma roda de conversa e o lançamento do livro: Reescrevendo a história com as mãos negras. Essa obra, organizada por Celso Prudente, Rogério de Almeida, Hugo Cesar Bueno Nunes e João Clemente de Souza Neto, trás a história, por muitos anos oculta e ocultada nas escolas, narrando a importância histórica de homens e mulheres e, dentre estas personalidades, está o lavrense de coração, Azarias Ribeiro de Souza.

A vida e os feitos de Azarias Ribeiro são abordados em um artigo escrito pela professora doutora Cláudia Ribeiro e a professora Mestra Andrêsa Helena de Lima. Uma grande contribuição e reconhecimento à esta personalidade que, dentre outras funções, foi jornalista, professor, escrivão de paz e fundador de escolas em Lavras, deixando um imenso legado.

Seguindo a programação dos 20 anos da MICINE, a professora Cláudia Ribeiro participará da roda de conversa no dia 21 de Novembro, no Centro Cultural da FIESP em São Paulo, falando sobre ‘Diversidade como estratégia de educação democrática’, juntamente com pesquisadoras de outras universidades.

Todo este movimento referenda, no mês que se marca as lutas e resistências dos povos afrodescendentes, os saberes afro centrados que mobilizam e transformam, trazendo as mudanças e a compreensão do processo sócio histórico através da visibilidade de tantas vidas ocultas. 

O livro Reescrevendo a História com as Mãos Negras está disponível no Portal de Livros Abertos da USP no link: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1464

Comentários

Anônimo disse…
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1464
Anônimo disse…
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1464

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.