Pular para o conteúdo principal

DIA D DA MULTIVACINAÇÃO MOVIMENTA UNIDADES DE SAÚDE NO SUL DE MINAS

Mais um Dia D alertou a população para os cuidados com a saúde, neste mês. Após o sucesso da mobilização realizada em torno do Dia D das Arboviroses, ocorrido no dia 9/11, desta vez o que trouxe o cidadão sul mineiro às Unidades de Saúde, no sábado, 23/11, foi a Campanha Estadual de Multivacinação - Vacina Mais Minas. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, juntamente com seus 50 municípios de abrangência, incentivou a população da região a atualizar os cartões de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A Campanha teve início dia 4/11, e se estenderá até dia 29/11, promovendo, além da aplicação de vacinas nas Unidades de Saúde, a estratégia de vacinação extramuros – ou seja, fora e além das salas de vacinação tradicionais, como em escolas e nos vacimóveis - vans adaptadas para serem um pequeno centro de vacinação itinerante, equipado com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança.

Foto: Tânia Corrêa / SRS Varginha



As vacinas ofertadas no Dia D foram todas as que compõem o Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas de campanha, como a da covid-19. Em Varginha, a Central Municipal de Vacinação se preparou para receber a população e atualizar o maior número de cartões do público-alvo, que pôde interagir com o Zé Gotinha, ganhar balões, além de participar de atividades lúdicas, como desenhos para colorir e brincadeiras no local, preparado para receber crianças e adolescentes.

Josianne Dias Gusmão, coordenadora Estadual de Imunização, esteve presente em Varginha, acompanhando o Dia D na Central Municipal, além de percorrer outras Unidades de Saúde do município. “Esse dia é muito importante para chamar a atenção de toda a população para os benefícios da vacinação. Hoje, o foco são os menores de 15 anos, mas as vacinas estão disponibilizadas de forma gratuita, para todos os ciclos de vida, nas Unidades de Saúde”, lembrou.

Além da coordenadora, estiveram presentes no Dia D em Varginha o superintendente Regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, e a referência técnica do Programa de Imunização na SRS, Poliana Pereira. Segundo Luiz Paulo, é “oportuno reforçar que a vacinação é considerada uma das ações mais eficazes e de melhor custo-benefício que existem para a saúde coletiva, tendo como exemplos marcantes a erradicação da varíola, a eliminação da pólio, do sarampo e da rubéola”, frisou.

Foto: Tânia Corrêa / SRS Varginha

Segundo a referência técnica do Programa de Imunizações, na SRS, Poliana Pereira, todos os municípios do território de abrangência da SRS Varginha se mobilizaram para o Dia D de Vacinação, contando com equipes capacitadas e realizando importantes ações de vacinação nas salas de vacinas municipais, além de ações extramuros. “São estas estratégias que permitem a ampliação do acesso da população à vacinação, contribuindo, assim, para o aumento das coberturas vacinais e prevenção da transmissão de doenças nos municípios mineiros”, concluiu.

Por Tânia Corrêa, da assessoria da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...