Pular para o conteúdo principal

DIA DE CAMPO CVT CAFÉ PROMOVE DIFUSÃO DE TECNOLOGIA PARA O SETOR CAFEEIRO EM GUAXUPÉ

Evento apresentou informações sobre gestão financeira, desempenho de cultivares, impacto das condições climáticas e a importância da irrigação localizada

Na quarta-feira, dia 6, o Centro de Validação Tecnológica (CVT) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) sediou o evento “Dia de Campo CVT Café”, promovido pelo Sistema FAEMG Senar, em parceria com a Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Banco do Brasil, Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé, CVT e IFSULDEMINAS. A iniciativa realizada na Fazenda Experimental de Guaxupé, atraiu quase 200 pessoas, entre produtores, técnicos e lideranças, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre práticas de gestão, novas cultivares, impacto climático e métodos de irrigação.

O encontro destacou o papel da tecnologia na sustentabilidade e rentabilidade da cafeicultura, reforçando o compromisso com o desenvolvimento rural. Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé, enfatizou a importância da parceria entre a cooperativa e o Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Muzambinho, que vem transformando a Fazenda Experimental em um centro de referência em pesquisa. “Estamos orgulhosos por estabelecer uma parceria com o Instituto Federal de Muzambinho e acompanhar o desenvolvimento dessa fazenda. Foi uma decisão de muito sucesso, com expectativas superadas no sentido da validação de tecnologias, levando resultados promissores aos produtores. Então, encontros como esse, assim como os próximos, são muito importantes para os cooperados e para os produtores, que vêm até aqui em busca de novas informações”, disse.

O presidente da Cooxupé também destacou a relevância do conhecimento. “É fundamental para que os cafeicultores superem os desafios como, por exemplo, as questões climáticas e as inovações voltadas para essas intempéries”, considerou Melo.

O Centro de Validação Tecnológica (CVT) do IFSULDEMINAS é um espaço dedicado à pesquisa em cafeicultura, onde várias empresas podem estabelecer parcerias para testar e verificar a adequação de seus produtos para a correta recomendação aos produtores. O CVT é integrado ao Polo de Inovação do IFSULDEMINAS, e está localizado na Fazenda Experimental de Guaxupé, onde são realizados os experimentos científicos.

Para o diretor do Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS, Renato Aparecido de Souza, a parceria com a Cooxupé já impactou positivamente tanto o setor produtivo, quanto o acadêmico, colaborando na formação dos estudantes. “Hoje, certamente, se nós temos a maior biodiversidade de cultivares de café do Brasil é porque o nome da Cooxupé foi associado ao nome do Campus Muzambinho e gerou confiança das empresas que depositam as suas tecnologias para que a gente possa validar”. No campo acadêmico, ele destacou: “Esse é um momento único, que aproxima a academia das instituições e do desenvolvimento regional. Nossos estudantes têm a chance de enxergar o mundo real, uma experiência que complementa a formação acadêmica com a prática no campo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...