Pular para o conteúdo principal

LAVRAS ENVIA DELEGAÇÃO PARA ETAPA ESTADUAL 5ª COMPETIÇÃO SENAC DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Evento é vitrine para o desenvolvimento de novos talentos

De 26 a 29 de novembro, Belo Horizonte recebe a etapa estadual da 5ª edição das Competições Senac de Educação Profissional, maior disputa educacional do país no segmento do comércio de bens, serviços e turismo. A iniciativa do Sistema Fecomércio MG busca valorizar o aprendizado por meio do intercâmbio entre escola e mercado de trabalho.

Os espaços do Senac no Barro Preto e em Venda Nova vão sediar as provas que contarão com 38 competidores representando 19 unidades do estado. E o auditório do Sesc, na região central da capital mineira, será palco das solenidades de abertura e premiação.

Uma competidora, aluna do Senac em Lavras, disputará esta fase da competição na categoria Estética e bem-estar. Além disso, participam estudantes selecionados das unidades do Senac de Belo Horizonte (Barro Preto e Venda Nova), Alfenas, Araxá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Guaxupé, Itajubá, Manhuaçu, Patos de Minas, Poços de Caldas, São João del-Rei, Três Corações, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Em 2024, foram incluídas novas modalidades, as ocupações de Estética e Bem-Estar, Recepção de Hotel e Florista, sendo que está última terá sua Etapa Estadual em março de 2025. Além disso, a competição também contará com Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social e Serviço de Restaurante. 

Durante quatro dias, os candidatos são avaliados por especialistas em provas que reproduzem os ambientes e situações profissionais. Os temas são definidos no momento das provas, exigindo habilidade técnica e comportamental. Os participantes estão em treinamento em suas unidades há quatro meses.

Ao final desta fase decisiva, os dois primeiros colocados em cada ocupação seguem para a próxima fase, onde os vencedores de cada ocupação vão representar Minas na etapa nacional, que será realizada em 2025. E os ganhadores vão representar o Brasil na WorldSkills, a principal competição mundial, que vai acontecer em Shanghai, na China, em 2026. 

“As Competições Senac chegam à 5ª edição, reafirmando nosso compromisso com a excelência na educação profissional em Minas Gerais. Na formação dos estudantes, estimulamos a atitude empreendedora, sustentável, colaborativa com foco em resultados, o domínio técnico-científico e a visão crítica. Nessa perspectiva, o Competidor Senac atua com criatividade, comportamento investigativo e inovador, autonomia e responsabilidade social, trabalhando em equipe”, destaca Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, que ressalta também a importância deste tipo de atividade na formação dos alunos. 

“As provas reproduzem situações reais e tendências do mercado, possibilitam trocas e experiências entre participantes, treinadores e avaliadores. Tudo isso retorna ao Senac, que incorpora as novidades aos planos de cursos”, resume. 

Sobre a competição 

O Senac em Minas participou pela primeira vez em 2008 da Olímpiada do Conhecimento promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 2016, o Departamento Nacional do Senac criou as Competições Senac de Educação Profissional, voltadas exclusivamente para atividades do comércio e serviços. De lá para cá, diversos alunos e avaliadores representaram a instituição nacional e internacionalmente. Em 2019, Miriam de Paula, de Belo Horizonte, conquistou a Medalha de Ouro na etapa nacional e o 2º lugar na categoria Cuidados de Saúde e Apoio Social na WorldSkills, na Rússia.  

A estreia do Senac na Worldskills ocorreu em 2009, no Canadá. As edições seguintes ocorreram na Inglaterra (Londres, em 2011), na Alemanha (Leipzig, em 2013), no Brasil (São Paulo, em 2015), nos Emirados Árabes (Abu Dhabi, em 2017) e na Rússia (Kazan, em 2019). Devido `à pandemia, a competição teve uma Edição Especial em vários países, em 2022. A 47ª edição do evento aconteceu em setembro de 2024 em Lyon, na França. 

E o Senac em Minas também foi destaque por meio da docente Elisângela Almeida, que já trouxe duas medalhas de prata também na categoria Cuidados de Saúde e Apoio Social como Expert Nacional (treinadora do competidor). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...