Pular para o conteúdo principal

LAVRAS ENVIA DELEGAÇÃO PARA ETAPA ESTADUAL 5ª COMPETIÇÃO SENAC DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Evento é vitrine para o desenvolvimento de novos talentos

De 26 a 29 de novembro, Belo Horizonte recebe a etapa estadual da 5ª edição das Competições Senac de Educação Profissional, maior disputa educacional do país no segmento do comércio de bens, serviços e turismo. A iniciativa do Sistema Fecomércio MG busca valorizar o aprendizado por meio do intercâmbio entre escola e mercado de trabalho.

Os espaços do Senac no Barro Preto e em Venda Nova vão sediar as provas que contarão com 38 competidores representando 19 unidades do estado. E o auditório do Sesc, na região central da capital mineira, será palco das solenidades de abertura e premiação.

Uma competidora, aluna do Senac em Lavras, disputará esta fase da competição na categoria Estética e bem-estar. Além disso, participam estudantes selecionados das unidades do Senac de Belo Horizonte (Barro Preto e Venda Nova), Alfenas, Araxá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Guaxupé, Itajubá, Manhuaçu, Patos de Minas, Poços de Caldas, São João del-Rei, Três Corações, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Em 2024, foram incluídas novas modalidades, as ocupações de Estética e Bem-Estar, Recepção de Hotel e Florista, sendo que está última terá sua Etapa Estadual em março de 2025. Além disso, a competição também contará com Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social e Serviço de Restaurante. 

Durante quatro dias, os candidatos são avaliados por especialistas em provas que reproduzem os ambientes e situações profissionais. Os temas são definidos no momento das provas, exigindo habilidade técnica e comportamental. Os participantes estão em treinamento em suas unidades há quatro meses.

Ao final desta fase decisiva, os dois primeiros colocados em cada ocupação seguem para a próxima fase, onde os vencedores de cada ocupação vão representar Minas na etapa nacional, que será realizada em 2025. E os ganhadores vão representar o Brasil na WorldSkills, a principal competição mundial, que vai acontecer em Shanghai, na China, em 2026. 

“As Competições Senac chegam à 5ª edição, reafirmando nosso compromisso com a excelência na educação profissional em Minas Gerais. Na formação dos estudantes, estimulamos a atitude empreendedora, sustentável, colaborativa com foco em resultados, o domínio técnico-científico e a visão crítica. Nessa perspectiva, o Competidor Senac atua com criatividade, comportamento investigativo e inovador, autonomia e responsabilidade social, trabalhando em equipe”, destaca Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, que ressalta também a importância deste tipo de atividade na formação dos alunos. 

“As provas reproduzem situações reais e tendências do mercado, possibilitam trocas e experiências entre participantes, treinadores e avaliadores. Tudo isso retorna ao Senac, que incorpora as novidades aos planos de cursos”, resume. 

Sobre a competição 

O Senac em Minas participou pela primeira vez em 2008 da Olímpiada do Conhecimento promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 2016, o Departamento Nacional do Senac criou as Competições Senac de Educação Profissional, voltadas exclusivamente para atividades do comércio e serviços. De lá para cá, diversos alunos e avaliadores representaram a instituição nacional e internacionalmente. Em 2019, Miriam de Paula, de Belo Horizonte, conquistou a Medalha de Ouro na etapa nacional e o 2º lugar na categoria Cuidados de Saúde e Apoio Social na WorldSkills, na Rússia.  

A estreia do Senac na Worldskills ocorreu em 2009, no Canadá. As edições seguintes ocorreram na Inglaterra (Londres, em 2011), na Alemanha (Leipzig, em 2013), no Brasil (São Paulo, em 2015), nos Emirados Árabes (Abu Dhabi, em 2017) e na Rússia (Kazan, em 2019). Devido `à pandemia, a competição teve uma Edição Especial em vários países, em 2022. A 47ª edição do evento aconteceu em setembro de 2024 em Lyon, na França. 

E o Senac em Minas também foi destaque por meio da docente Elisângela Almeida, que já trouxe duas medalhas de prata também na categoria Cuidados de Saúde e Apoio Social como Expert Nacional (treinadora do competidor). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...