Pular para o conteúdo principal

MINAS AVANÇA NA ABERTURA DE EMPRESAS E POÇOS SEGUE O CRESCIMENTO


De acordo com relatório divulgado em outubro, pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), o estado ultrapassou a marca de 70 mil novas empresas em 2024. Com mais de 8 mil negócios abertos em setembro, o volume é 25,54% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

O sul de Minas é a terceira região do estado com maior crescimento em 2024 e Poços colabora com estes números. Em setembro, o município registrou 95 novas empresas. Em 2024, foram 827 novos empreendimentos até o momento. Em 2023, foram 1092 novas empresas, número que deve ser alcançado e até mesmo ultrapassado até o final do ano, acredita o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins.

Ainda de acordo com o secretário, Poços de Caldas vem mantendo de forma contínua o número de abertura de novas empresas, reflexo de uma política tanto municipal quanto estadual, e também do ótimo relacionamento com o governo do Estado, proporcionando o fomento e o impulsionamento dos negócios, e tornando o ambiente mais favorável à iniciativa de novos empreendimentos na cidade.

Números em MG
No acumulado do ano, Minas já totaliza 74.536 novos negócios formalizados, um crescimento de 13,42% frente ao mesmo período do ano passado (65.717). O estado encerrou setembro com 8.613 novas empresas abertas, desempenho 25,54% maior na comparação com setembro de 2023 (6.861 constituições empresariais).

“Minas é o estado com mais municípios que adotaram a legislação de Liberdade Econômica, graças ao programa Minas Livre Para Crescer, estabelecendo instrumentos que simplificam o empreendedorismo. Isso passa confiança para quem quer ter seu próprio negócio e os resultados comprovam isso. São quase 75 mil novos negócios em 2024, gerando emprego e renda para os mineiros”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Setor econômico
Entre janeiro e setembro de 2024, todos os setores da economia mineira também tiveram crescimento na comparação com os nove primeiros meses de 2023. Com 15,58% de elevação no setor de serviços (sendo 54.193 novas empresas em 2024 e 46.887 em 2023); seguido da indústria com 10,37% (3.630 e 3.289); e o comércio com 7,52% (16.710 e 15.541).

O melhor desempenho de setembro deste ano, frente ao mesmo mês no ano passado, foi verificado nos serviços, com expansão de 28,14% (6.293 negócios abertos em 2024 e 4.911 em 2023); e indústria, com 18,24% (376 e 318). O comércio oscilou -16,05% (1.632 em 2024 e 1.944 em 2023).

MEIs
O relatório da Jucemg considera empresas de todos os portes, com exceção dos MEIs (microempreendedores individuais), cujas inscrições são realizadas diretamente no Portal do Empreendedor, sem passar pelas juntas comerciais estaduais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...