Como em edições anteriores, ordem de classificação final dos primeiros, segundos e terceiros lugares em cada categoria só será revelada durante a solenidade de premiação, em dezembro
Nesta edição, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 3 de dezembro, às 13h30, com transmissão pelo Youtube.
Nas letras de músicas, poemas, contos e desenhos as crianças dão gritos de alerta e pedido de socorro contra uma realidade que está muito próxima, assombra o futuro, e pode sepultar seus sonhos: "longe das ruas, do perigo e da dor. A exploração tem que acabar e criança tem que estudar e brincar. Que o sinal da vida mude de cor, de vermelho para verde, de dor para o amor. A escola te liberta e dá asas pra voar", alertaram os alunos de 4º e 5º anos do município de Taiobeiras, Davi Medeiros, Éverton Oliveira, Geovanna Lima, Luís Silva e Theyllon Oliveira. Eles ficaram em 1º lugar na Categoria Música.
"Posso ser uma ginasta ou até uma cineasta. Só não posso ser vítima do trabalho infantil. Porque isso faz mal para as crianças do nosso Brasil", esse foi alerta feito pelas alunas Karyna Alves da Silva e Vitória Lima Carlin Ronzani, do município de Andradas, 1º lugar na Categoria Poesia de 4º e 5º anos.
"(...) e o mais importante, estudava bastante, bem mais que o habitual, pois seu pequeno sonho poderia se tornar uma grande realização, aprender uma profissão e se tornar uma grande profissional", aborda a aluna Anna Marina de Deus de Paula do município de Congonhas, 1º lugar na Categoria Conto de 6º e 7º anos.
1º Lugar na categoria desenho, 6º e 7º anos - Ester de Jesus Anastácio Alves - Município de Belo Horizonte
"Dá pra perceber que a escola é ponte pra gente crescer. A escola é lugar de sonhar", ressaltam os alunos do 6º e 7º anos do município de Taiobeiras, Clébson Rocha, Júlia Batista, Maria Barbosa, Rickelmy Viana e Yasmim Cavalcante.
A coordenadora do projeto em Minas Gerais, procuradora do Trabalho, Silvia Bernardes Rossi comemora a amplitude que os debates alcançaram no estado, ao longo deste ano: "A nossa maior vitória foi ter estimulado cerca de 160 mil estudantes e profissionais da educação em Minas discutirem em sala de aula e a produzirem atividades sobre combate ao trabalho infantil e trabalho protegido para adolescentes. Estamos na torcida pelos alunos mineiros na etapa nacional".
Saiba mais sobre o Prêmio MPT na Escola 2023 - Divido em quatro categorias Conto, Poesia, Música e Desenho, o projeto premiou alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental, com trabalhos que abordaram o trabalho infantil; de 6º e 7º anos, com trabalhados sobre a profissionalização do adolescente e de 8º e 9º ano, que abordaram a segurança e saúde nas escolas e no trabalho.
Confira a relação de ganhadores nas três primeiras colocações dos quatro grupos participantes e saiba mais sobre o Prêmio MPT na Escola – etapa Minas Gerais pelo site do MPT-MG e também no perfil do Instagram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário