Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS TEM CINCO TRABALHOS FINALISTAS NA ETAPA NACIONAL DO PRÊMIO MPT NA ESCOLA 2024

Como em edições anteriores, ordem de classificação final dos primeiros, segundos e terceiros lugares em cada categoria só será revelada durante a solenidade de premiação, em dezembro

Cinco trabalhos, produzidos por 14 alunos e alunas de escolas públicas mineiras, que ficaram nos primeiros lugares, na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2024, estão entre os finalistas da etapa nacional.

Nesta edição, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 3 de dezembro, às 13h30, com transmissão pelo Youtube.

Nas letras de músicas, poemas, contos e desenhos as crianças dão gritos de alerta e pedido de socorro contra uma realidade que está muito próxima, assombra o futuro, e pode sepultar seus sonhos: "longe das ruas, do perigo e da dor. A exploração tem que acabar e criança tem que estudar e brincar. Que o sinal da vida mude de cor, de vermelho para verde, de dor para o amor. A escola te liberta e dá asas pra voar", alertaram os alunos de 4º e 5º anos do município de Taiobeiras, Davi Medeiros, Éverton Oliveira, Geovanna Lima, Luís Silva e Theyllon Oliveira. Eles ficaram em 1º lugar na Categoria Música.

"Posso ser uma ginasta ou até uma cineasta. Só não posso ser vítima do trabalho infantil. Porque isso faz mal para as crianças do nosso Brasil", esse foi alerta feito pelas alunas Karyna Alves da Silva e Vitória Lima Carlin Ronzani, do município de Andradas, 1º lugar na Categoria Poesia de 4º e 5º anos.

"(...) e o mais importante, estudava bastante, bem mais que o habitual, pois seu pequeno sonho poderia se tornar uma grande realização, aprender uma profissão e se tornar uma grande profissional", aborda a aluna Anna Marina de Deus de Paula do município de Congonhas, 1º lugar na Categoria Conto de 6º e 7º anos.


1º Lugar na categoria desenho, 6º e 7º anos - Ester de Jesus Anastácio Alves - Município de Belo Horizonte

"Dá pra perceber que a escola é ponte pra gente crescer. A escola é lugar de sonhar", ressaltam os alunos do 6º e 7º anos do município de Taiobeiras, Clébson Rocha, Júlia Batista, Maria Barbosa, Rickelmy Viana e Yasmim Cavalcante.

A coordenadora do projeto em Minas Gerais, procuradora do Trabalho, Silvia Bernardes Rossi comemora a amplitude que os debates alcançaram no estado, ao longo deste ano: "A nossa maior vitória foi ter estimulado cerca de 160 mil estudantes e profissionais da educação em Minas discutirem em sala de aula e a produzirem atividades sobre combate ao trabalho infantil e trabalho protegido para adolescentes. Estamos na torcida pelos alunos mineiros na etapa nacional".

Saiba mais sobre o Prêmio MPT na Escola 2023 - Divido em quatro categorias Conto, Poesia, Música e Desenho, o projeto premiou alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental, com trabalhos que abordaram o trabalho infantil; de 6º e 7º anos, com trabalhados sobre a profissionalização do adolescente e de 8º e 9º ano, que abordaram a segurança e saúde nas escolas e no trabalho.

Confira a relação de ganhadores nas três primeiras colocações dos quatro grupos participantes e saiba mais sobre o Prêmio MPT na Escola – etapa Minas Gerais pelo site do MPT-MG e também no perfil do Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...