Pular para o conteúdo principal

NOVO CENTRO ADMINISTRATIVO: UMA OUSADA REALIDADE PARA A PREFEITURA DE LAVRAS

Embora possam haver críticas contrárias, atual sede do Poder Executivo perdeu-se no tempo. Qualquer reforma que se faça, não é mais vantajosa do que um novo prédio
Atual sede Prefeitura de Lavras, localizada na saturada Avenida Perimetral 

A prefeita Jussara Menicucci, que foi reeleita para o seu quinto mandato eletivo à frente do Executivo lavrense, pode encerrar a sua passagem pela administração municipal na próxima gestão com um grande feito. A construção da nova sede da Prefeitura Municipal de Lavras é uma realidade que a cada dia ganha mais força e apoio. O município de Lavras já possui uma área institucional próximo a Cidade da Serra, na Zona Sul de Lavras, região em ampla expansão e que, em breve, terá também um shopping center.

Ocorre que um empresário da construção civil têm interesse em permutar (contrato em que duas partes trocam um bem, serviço ou produto, sem utilizar dinheiro) com o município, obtendo a área da atual sede da Prefeitura na Avenida Perimetral e, em troca, construíra a nova sede administrativa.

Embora muitos possam achar polêmica e críticar está possibilidade, é uma iniciativa totalmente viável, pois a nova sede administrativa possibilitará ao município de Lavras reunir em um único lugar todas as secretarias e órgãos, otimizando os serviços e, principalmente, economizando recursos públicos, uma vez que vai se diminuir gasto com manutenções, energia elétrica, água, telefonia e deslocamento de veículos oficiais.

O município de Lavras possui as instalações do Mercado Municipal, bem no coração da cidade, sendo que o mesmo possui muitas salas nos seus três pavimentos. Sendo assim, serviços que demandam a presença do cidadão, como o IPTU, ou serviços da Secretaria Municipal de Saúde, afim de facilitar o deslocamento das pessoas, podem ser ofertados em guichês instalados no Mercado, que é de fácil acesso.

A permuta também traz uma vantagem, pois a iniciativa privada faz toda a execução da obra, recebendo a atual sede como compensação. É uma oportunidade de ter uma nova sede administrativa moderna, econômica, com os princípios de sustentabilidade e acessibilidade, uma vez que a sede atual possui uma estrutura bem ultrapassada e está localizada em uma região estrangulada por imóveis e trânsito intenso.

A prefeita Jussara Menicucci ainda não se pronunciou oficialmente se é adepta ou não de topar está empreitada. Mesmo que Jussara não achei viável aceitar está oportunidade, no momento, futuros gestores em alguma ocasião acabarão encampando essa iniciativa.

*Por Sebastiao Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/