Embora possam haver críticas contrárias, atual sede do Poder Executivo perdeu-se no tempo. Qualquer reforma que se faça, não é mais vantajosa do que um novo prédio
Atual sede Prefeitura de Lavras, localizada na saturada Avenida Perimetral
Ocorre que um empresário da construção civil têm interesse em permutar (contrato em que duas partes trocam um bem, serviço ou produto, sem utilizar dinheiro) com o município, obtendo a área da atual sede da Prefeitura na Avenida Perimetral e, em troca, construíra a nova sede administrativa.
Embora muitos possam achar polêmica e críticar está possibilidade, é uma iniciativa totalmente viável, pois a nova sede administrativa possibilitará ao município de Lavras reunir em um único lugar todas as secretarias e órgãos, otimizando os serviços e, principalmente, economizando recursos públicos, uma vez que vai se diminuir gasto com manutenções, energia elétrica, água, telefonia e deslocamento de veículos oficiais.
O município de Lavras possui as instalações do Mercado Municipal, bem no coração da cidade, sendo que o mesmo possui muitas salas nos seus três pavimentos. Sendo assim, serviços que demandam a presença do cidadão, como o IPTU, ou serviços da Secretaria Municipal de Saúde, afim de facilitar o deslocamento das pessoas, podem ser ofertados em guichês instalados no Mercado, que é de fácil acesso.
A permuta também traz uma vantagem, pois a iniciativa privada faz toda a execução da obra, recebendo a atual sede como compensação. É uma oportunidade de ter uma nova sede administrativa moderna, econômica, com os princípios de sustentabilidade e acessibilidade, uma vez que a sede atual possui uma estrutura bem ultrapassada e está localizada em uma região estrangulada por imóveis e trânsito intenso.
A prefeita Jussara Menicucci ainda não se pronunciou oficialmente se é adepta ou não de topar está empreitada. Mesmo que Jussara não achei viável aceitar está oportunidade, no momento, futuros gestores em alguma ocasião acabarão encampando essa iniciativa.
*Por Sebastiao Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário