Pular para o conteúdo principal

PRODUTOR DE SANTO ANTÔNIO DO AMPARO É UM DOS VENDEDORES DO CONCURSO NOSSOCAFÉ

Cerimônia realizada durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), premiou os campeões nacionais das categorias “Café Natural” e “Café Cereja Descascado”
João Newton Reis Teixeira (terceiro à esquerda), de Santo Antônio do Amparo (MG), vencedor do Concurso NossoCafé, da Yara, na categoria “Cereja Descascado”

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anunciou os vencedores da oitava edição do Concurso NossoCafé, competição anual que avalia cafés especiais com o objetivo de estimular a produção nacional de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. Em cerimônia realizada durante a Semana Internacional do Café (SIC), que aconteceu entre 20 e 22 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a companhia premiou João Newton Reis Teixeira, produtor em Santo Antônio do Amparo (MG), na categoria “Café Cereja Descascado”.

“Para chegar até aqui é um trabalho que envolve muita gente. Precisamos sempre de parceiros, como a Yara”, ressalta João Newton Reis Teixeira. Nesta edição, o concurso, de forma inédita, realizou etapas prévias e elegeu ganhadores em quatro regiões diferentes do país. A conquista na região “Sul de Minas e São Paulo”, na categoria “Café Cereja Descascado”, levou o produtor para a disputa nacional.

“Estamos muito felizes em anunciar os vencedores do Concurso NossoCafé 2024. A cada edição, trabalhamos para elevar a produção brasileira de cafés para um próximo nível de qualidade, eficiência, produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Durante a SIC, também mostramos o trabalho que a Yara tem feito ao longo dos anos focado em pesquisa, inovação e sustentabilidade”, afirma Vinícius Giroto, Especialista Agronômico para Café na Yara Brasil.

Na outra categoria, a de “Café Natural”, o vencedor foi Bioma Café, de Campos Altos (MG). Os dois campeões nacionais terão parte das suas produções distribuídas pela Yara em 2025 e poderão escolher entre uma viagem de 6 dias para a Colômbia para conhecer a propriedade do ganhador do Yara Champion, versão colombiana do Concurso NossoCafé, ou optar por uma consultoria técnica ou de Marketing no valor de R$ 10.000,00. Além da premiação, os vencedores nacionais e regionais poderão estampar as embalagens dos cafés campeões e terão os lotes adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado.

O Concurso NossoCafé avalia quesitos como equilíbrio, sabor, acidez e doçura e está aberto a todas as propriedades cafeeiras que utilizaram o Programa Nutricional NossoCafé da Yara durante a safra. Ele está dividido em duas etapas. A primeira, consiste na realização da inscrição no site, seguida pelo envio do café para análise. As amostras são classificadas de acordo com protocolos e avaliação da BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association). Os produtores selecionados para a segunda fase apresentam uma nova amostra, que é classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da BSCA. São aceitas apenas amostras de café da espécie Coffea arábica L.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.