Pular para o conteúdo principal

DETENTOS TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO DO NOVO PRESÍDIO DE LAVRAS


As obras de construção do novo Presídio de Lavras, no Sul do estado, passaram a contar com um reforço na mão de obra a partir de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a construtora. Atualmente, 16 presos do Presídio de Lavras integram a equipe de operários do canteiro de obras do que será uma unidade para 628 vagas.

A construção do novo presídio é realizada pelo cumprimento de um acordo assinado entre a Vale, o Governo de Minas, a Sejusp e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A unidade prisional será referência em tecnologia, automação e ressocialização. A obra está sob a gestão da Diretoria de Projetos Valor Social Sul e Sudeste da Vale, e é parte do termo de compromisso que busca garantir, que forma preventiva, a segurança de servidores, visitantes e presos de sete unidades prisionais próximas a barragens..

O projeto do novo presídio está sendo executado pela Vale, em parceria com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e a Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot), da Sejusp. Entre as inovações, podem ser citadas a automatização total da abertura e do fechamento das celas; peças antivandalismo em banheiros; andar superior para que os policiais penais possam realizar controle e vigilância – com expressiva redução do contato dos servidores com os detentos –; e sistema de videomonitoramento nas áreas de celas.

Para o diretor do Presídio de Lavras, Thiago Douglas Cândido Guedes, esta parceria proporciona redução de custos no sistema prisional, pois os detentos passam o dia fora da unidade prisional, além de promover uma política de reintegração social que pode impactar positivamente os índices de reincidência. “O trabalho externo é uma oportunidade valiosa de aprendizado e qualificação, preparando-os para o mercado de trabalho e incentivando o desenvolvimento de habilidades profissionais e sociais”.

Os presos trabalham de segunda a sexta-feira. Às 7h, um ônibus busca os custodiados e, às 17h30, eles estão de volta para dormir no presídio. Todos estão no regime fechado, mas têm autorização da Justiça para o trabalho externo. Os detentos passaram pela avaliação e aprovação de uma Comissão Técnica de Classificação (CTC) do Depen-MG, uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de segurança, saúde, jurídica e psicossocial da unidade prisional.

Perspectivas
O número total de presos atuando na obra deve chegar a 50. Os atuais 16 representam apenas o início deste fornecimento de uma mão de obra disposta a aprender e aproveitar ao máximo a oportunidade. “Em pouco tempo já constatamos grande interesse, compromisso e dedicação desta equipe”, relata o engenheiro civil Lucas Gonçalves, preposto da empresa CG Construções, contratada pela Vale para execução das obras e que acompanha de perto o trabalho dos presos.

No momento, os detentos estão envolvidos nas atividades da fundação, que envolvem formas, armações e concretagem. “Vamos continuar treinando e acompanhando as atividades. Tudo indica que eles possam continuar na obra, mesmo em estágios mais avançados, como reboco e pintura”, acrescenta o engenheiro.

A obra do novo presídio de Lavras é mais uma unidade prisional que se soma às 27 intervenções, finalizadas ou em andamento, no sistema prisional mineiro, ao longo de 2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho