Pular para o conteúdo principal

EVALDO E SÉRGIO BISPO UNEM EXPERIÊNCIAS EM SUSTENTABILIDADE NA EXPOCATADORES


Evaldo Garcia, idealizador do Bazar Educativo Sustentável, atua na área de reciclagem há mais de 20 anos em Lavras, no Sul de Minas. Engajado e se destacando no que faz, ele foi convidado a integrar a equipe da Kombosa Seletiva no evento ExpoCatadores 2024, que será realizado em São Paulo. Com seu trabalho educativo, Evaldo promove ações de conscientização ambiental, sendo uma figura importante para a troca de conhecimentos entre catadores, ativistas e especialistas, reforçando a importância da inclusão social e da gestão correta dos resíduos.

A Kombosa Seletiva é um projeto que vai além da coleta de resíduos, promovendo educação ambiental e inclusão social. Sérgio Bispo tem se dedicado a melhorar as condições de vida e trabalho dos catadores e a criar conexões entre eles, buscando soluções para um futuro mais sustentável.

Sérgio Bispo, conhecido como "Bispo Catador" e idealizador da Kombosa Seletiva, tem uma trajetória que reflete sua luta por dignidade, inclusão social e conscientização ambiental. Natural da Bahia, ele chegou a São Paulo em busca de trabalho, mas se viu em situação de rua. Ao começar a coletar resíduos recicláveis para sobreviver, Sérgio se envolveu com movimentos sociais e fundou uma cooperativa de catadores, onde atuou como presidente.

Essa colaboração entre Sérgio Bispo e Evaldo Garcia, juntamente com o movimento nacional dos catadores, representa uma valiosa troca de experiências e uma ação conjunta em prol de um futuro mais inclusivo e sustentável.

ExpoCatadores
Com o tema “Reciclagem Popular: Inovação Sustentável na Era da Revolução Tecnológica e da Crise Climática”, a ExpoCatadores 2024 acontecerá de 18 a 20 de dezembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Consolidada como o principal evento da cadeia da reciclagem, a 11ª edição reforça a importância e o protagonismo dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, promovendo inclusão socioprodutiva e debatendo os principais desafios e avanços do setor.

Organizada pela ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e UNICATADORES, a ExpoCatadores se tornou um grande ponto de encontro entre trabalhadores, setor privado e setor público, criando oportunidades de negócio, fortalecendo parcerias e impulsionando a reciclagem popular como eixo essencial da economia circular e do ESG (práticas ambientais, sociais e de governança).

Em suas falas, Evaldo ressalta sempre a importância de "construir pontes e não muros", destacando que a colaboração e a união entre os catadores são essenciais para o fortalecimento da categoria e para um futuro mais justo e sustentável.

Evaldo participou do TEDx Lavras 2024, onde compartilhou sua experiência e trajetória de vida. Ele também lançou seu livro, e sua história foi contada em um livro acadêmico sobre tecnologia, diversidade e inclusão, publicado por uma faculdade na Espanha. Em um momento desafiador, Evaldo conseguiu resolver uma dívida significativa que havia acumulado devido à pandemia, mostrando sua resiliência e capacidade de superação.

Engajado politicamente, Sérgio Bispo tornou-se uma voz ativa na luta por melhores condições de trabalho para os catadores, especialmente os autônomos, e pela inclusão desses trabalhadores no sistema de coleta seletiva. Como parte do movimento nacional dos catadores, ele tem trabalhado para fortalecer a organização e a atuação desses trabalhadores. Inspirado por seu tempo na Baixada do Glicério, criou a Kombosa Seletiva, um veículo adaptado para a coleta seletiva, simbolizando sua atuação pela organização e profissionalização da reciclagem. Com isso, ele presta serviços, sendo hoje uma referência para catadores e ações de sustentabilidade.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho