Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA TOMA POSSE EM CERIMÔNIA OFICIAL NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO


O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, participou na quinta-feira (12/12) da cerimônia oficial de posse realizada no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília. Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), a solenidade reuniu 15 novos reitores e reitoras de instituições federais de ensino, reafirmando o compromisso com a autonomia universitária e o processo democrático de escolha de dirigentes acadêmicos.

O professor Scolforo assumiu o cargo de reitor da UFLA em 5 de maio de 2024. A gestão 2024-2028 foi apresentada à comunidade universitária em uma cerimônia realizada no dia 30 de agosto, na qual também tomou posse o vice-reitor, professor Jackson Antônio Barbosa. Na ocasião, foram apresentados os pró-reitores, diretores e demais integrantes da equipe de direção executiva da universidade.

Durante a solenidade em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a relevância da educação como alicerce do desenvolvimento social e econômico, ressaltando o papel transformador das lideranças acadêmicas. “A posse dos nossos reitores representa um grande momento para a educação brasileira, porque, mais do que gestores, os servidores empossados são líderes que carregam a potencialidade de transformar as universidades, os institutos e as comunidades das quais fazem parte”, afirmou. Ao apresentar o reitor da UFLA, o ministro enfatizou as contribuições esperadas nas áreas de agronomia e meio ambiente, desejando sucesso e bênçãos à equipe de gestão.

O secretário da Educação Superior (Sesu), Alexandre Brasil, reforçou a responsabilidade dos reitores no cenário educacional: “Nobre é a missão de ser reitor de uma instituição federal de ensino, uma função que requer muita responsabilidade e que é fundamental para a construção de um Brasil melhor, mais justo, inclusivo, antirracista e preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro.”

Sobre a cerimônia, Scolforo destacou a força da comunidade universitária para superar desafios e fortalecer a UFLA no cenário acadêmico e social: “Este é um momento de renovação e de trabalho conjunto. A UFLA tem em sua comunidade – estudantes, técnicos administrativos, docentes e colaboradores – a força necessária para superar desafios e avançar. É com dedicação, engajamento e amor pelo ensino público que continuaremos construindo uma universidade de excelência, capaz de transformar vidas e impactar positivamente a sociedade, em todas as áreas do conhecimento”.

A cerimônia foi marcada por discursos que reforçaram a importância da educação pública de qualidade e da atuação integrada para promover o desenvolvimento social e econômico. Entre os presentes, estiveram o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bregagnoli; o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini; o presidente do CNE, César Callegari; o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias de Pádua; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Daniel Diniz; além de parlamentares, acadêmicos e outros reitores.

O professor Scolforo estava acompanhado do chefe de Gabinete, professor Alexandre Filordi de Carvalho.

*Da assessoria da UFLA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...