Pular para o conteúdo principal

CREA-MG BUSCA ENGENHEIROS PARA ATUAR COMO VOLUNTÁRIOS EM IPATINGA

Os profissionais vão atuar em vistorias de imóveis e infraestrutura urbana. Interessados devem enviar e-mail para presidencia@crea-mg.org.br informando o nome completo, área de atuação e telefone

Em razão das intensas chuvas que atingiram Ipatinga, no Vale do Aço, e outras cidades mineiras, neste mês de janeiro de 2025, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vai enviar uma equipe de profissionais registrados para reforçar as ações de vistoria de imóveis e suporte às equipes da Defesa Civil. A intenção é garantir a segurança da população local, auxiliando na verificação das condições estruturais de imóveis afetados pelas enchentes e deslizamentos.

Desde o início do ano, Ipatinga tem enfrentado um volume de chuva acima da média histórica para o período – apenas nos dez primeiros dias do mês, estima-se que choveu entre 150 e 250 mm, média acima do que historicamente é esperado para todo o mês, que é 200 mm. Diante desse cenário, centenas de famílias foram afetadas sendo forçadas a deixar suas casas. A prioridade será a análise em áreas de risco, com foco na estabilidade de terrenos e avaliação de possíveis danos em telhados, paredes e fundações. Além disso, as equipes poderão ampliar as atividades para toda a infraestrutura urbana, incluindo a avaliação de redes de drenagem, taludes e previsão de alagamentos.

"Conversei hoje com o governador Romeu Zema e queria dizer que estamos juntos neste momento em que a população de Ipatinga sofre com os impactos das chuvas que ocorreram no último sábado. O Crea-MG vem neste momento chamar os engenheiros disponíveis para atuar de forma voluntária na avaliação das condições estruturais das edificações atingidas por desabamentos, referentes também às enchentes e aos alagamentos, com foco especial nas áreas de maior risco. Nós vamos oferecer toda a logística e suporte técnico em parceria com a Defesa Civil Estadual e Defesa Civil Municipal, além de pagar uma ajuda de custo de locomoção, alimentação e estadia para esses profissionais que atuarem em ajuda à população de Ipatinga", afirmou o presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio.

O Crea-MG vai cadastrar os voluntários e oferecer suporte técnico para as vistorias em conjunto com a Defesa Civil. Os Interessados devem enviar e-mail para presidencia@crea-mg.org.br, informando disponibilidade e dados de contato.

Essa ação reafirma o compromisso do Crea-MG em somar esforços para a preservação de vidas e a minimização dos danos causados pelas chuvas, contribuindo para o restabelecimento da normalidade e a segurança nas regiões afetadas.

Histórico
Essa não é a primeira vez que o Crea-MG envia profissionais registrados para auxiliar cidades que passam por dificuldade em razão de eventos naturais. Em maio de 2024, o Conselho enviou uma equipe de cinco voluntários, entre eles engenheiros de minas e geólogos, para a cidade gaúcha de Bento Gonçalves.

Já em janeiro de 2022, o Crea-MG realizou uma ação na qual mais de 300 profissionais de 70 cidades de Minas Gerais se voluntariaram para atuar em quase 400 municípios mineiros que sofriam com os danos causados pela chuva à época.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho