Pular para o conteúdo principal

CREA-MG BUSCA ENGENHEIROS PARA ATUAR COMO VOLUNTÁRIOS EM IPATINGA

Os profissionais vão atuar em vistorias de imóveis e infraestrutura urbana. Interessados devem enviar e-mail para presidencia@crea-mg.org.br informando o nome completo, área de atuação e telefone

Em razão das intensas chuvas que atingiram Ipatinga, no Vale do Aço, e outras cidades mineiras, neste mês de janeiro de 2025, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vai enviar uma equipe de profissionais registrados para reforçar as ações de vistoria de imóveis e suporte às equipes da Defesa Civil. A intenção é garantir a segurança da população local, auxiliando na verificação das condições estruturais de imóveis afetados pelas enchentes e deslizamentos.

Desde o início do ano, Ipatinga tem enfrentado um volume de chuva acima da média histórica para o período – apenas nos dez primeiros dias do mês, estima-se que choveu entre 150 e 250 mm, média acima do que historicamente é esperado para todo o mês, que é 200 mm. Diante desse cenário, centenas de famílias foram afetadas sendo forçadas a deixar suas casas. A prioridade será a análise em áreas de risco, com foco na estabilidade de terrenos e avaliação de possíveis danos em telhados, paredes e fundações. Além disso, as equipes poderão ampliar as atividades para toda a infraestrutura urbana, incluindo a avaliação de redes de drenagem, taludes e previsão de alagamentos.

"Conversei hoje com o governador Romeu Zema e queria dizer que estamos juntos neste momento em que a população de Ipatinga sofre com os impactos das chuvas que ocorreram no último sábado. O Crea-MG vem neste momento chamar os engenheiros disponíveis para atuar de forma voluntária na avaliação das condições estruturais das edificações atingidas por desabamentos, referentes também às enchentes e aos alagamentos, com foco especial nas áreas de maior risco. Nós vamos oferecer toda a logística e suporte técnico em parceria com a Defesa Civil Estadual e Defesa Civil Municipal, além de pagar uma ajuda de custo de locomoção, alimentação e estadia para esses profissionais que atuarem em ajuda à população de Ipatinga", afirmou o presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio.

O Crea-MG vai cadastrar os voluntários e oferecer suporte técnico para as vistorias em conjunto com a Defesa Civil. Os Interessados devem enviar e-mail para presidencia@crea-mg.org.br, informando disponibilidade e dados de contato.

Essa ação reafirma o compromisso do Crea-MG em somar esforços para a preservação de vidas e a minimização dos danos causados pelas chuvas, contribuindo para o restabelecimento da normalidade e a segurança nas regiões afetadas.

Histórico
Essa não é a primeira vez que o Crea-MG envia profissionais registrados para auxiliar cidades que passam por dificuldade em razão de eventos naturais. Em maio de 2024, o Conselho enviou uma equipe de cinco voluntários, entre eles engenheiros de minas e geólogos, para a cidade gaúcha de Bento Gonçalves.

Já em janeiro de 2022, o Crea-MG realizou uma ação na qual mais de 300 profissionais de 70 cidades de Minas Gerais se voluntariaram para atuar em quase 400 municípios mineiros que sofriam com os danos causados pela chuva à época.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...