Pular para o conteúdo principal

DINÂMICA PRODUTIVA APRESENTOU QUEDA EM NOVEMBRO


O Indicador de Dinâmica Produtiva (IdP-Unis/Geesul), referente ao mês de novembro, demonstrou um processo de desaquecimento econômico tanto a nível Brasil como também para os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O IdP consiste em um indicador conjuntural que analisa o comportamento dos setores econômicos mensalmente, tendo como fonte os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), a Pesquisa Mensal do Comércio Varejista Ampliado (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), todos divulgados pelo IBGE e já com o ajuste sazonal.

A dinâmica produtiva brasileira reverteu seu processo de expansão ocorrida nos meses anteriores e apresentou queda de -1,06% em novembro. O setor agrícola ficou estável com avanço de apenas 0,02%. O setor industrial voltou a apresentar recuo, dessa vez de -0,60%. Mas, o resultado que mais chamou a atenção foi com comércio e serviços, cuja diminuição chegou a -1,35%. Decompondo este resultado é possível verificar que o setor de serviços caiu -0,92% e o comércio varejista ampliado -1,78%. Alguns analistas de mercado acreditam que tal resultado pode ser o início de um desaquecimento econômico oriundo das políticas contracionistas adotadas para controlar a inflação e volta-la para a meta.
Em Minas Gerais o recuo da dinâmica produtiva atingiu -0,86%. Semelhante ao caso nacional, o setor agrícola também apresentou estabilidade com alta de 0,04%. Em relação à indústria, a queda foi de -2,55% e no setor de comércio e serviços a diminuição chegou a -0,11%. Neste setor, mais uma vez os resultados foram opostos, com os serviços crescendo 0,90% e o comércio varejista ampliado recuando -1,20%. Salienta-se que o comportamento do setor de serviços, que cresceu pelo terceiro mês consecutivo, foi primordial para evitar um recuo ainda maior na dinâmica produtiva do estado mineiro.

O Rio Grande do Sul também apresentou realidades semelhantes a Brasil e Minas Gerais, com o IdP declinando -0,94%. O destaque de queda ficou com o setor de comércio e serviços (-1,24%). Analisando este resultado de maneira separada verifica-se que os serviços caíram -1,53% e o comércio varejista ampliado decaiu -1%. O setor industrial recuou -0,78% e o agrícola manteve-se estável (0%). O resultado do IdP no Rio Grande do Sul em novembro interrompe três meses consecutivos de crescimento da produção, porém, mesmo assim, em nível geral a economia gaúcha já voltou ao patamar anterior à tragédia climática ocorrida em maio.

De acordo com o professor Pedro Portugal, idealizador e coordenador do projeto IdP, “os resultados de novembro mostraram uma reversão da expansão produtiva que o Brasil e os demais estados analisados vinham apresentando recentemente.

Ainda é cedo para se afirmar que as políticas contracionistas, especialmente do Banco Central, já estão surtindo efeito para equilibrar a demanda e a produção visando controlar o processo inflacionário. Quando tivermos os dados de dezembro será possível compreender melhor o fenômeno e verificar se o que ocorreu em novembro foi apenas passageiro ou o indicativo de uma tendência”.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho