Pular para o conteúdo principal

DINÂMICA PRODUTIVA APRESENTOU QUEDA EM NOVEMBRO


O Indicador de Dinâmica Produtiva (IdP-Unis/Geesul), referente ao mês de novembro, demonstrou um processo de desaquecimento econômico tanto a nível Brasil como também para os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O IdP consiste em um indicador conjuntural que analisa o comportamento dos setores econômicos mensalmente, tendo como fonte os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), a Pesquisa Mensal do Comércio Varejista Ampliado (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), todos divulgados pelo IBGE e já com o ajuste sazonal.

A dinâmica produtiva brasileira reverteu seu processo de expansão ocorrida nos meses anteriores e apresentou queda de -1,06% em novembro. O setor agrícola ficou estável com avanço de apenas 0,02%. O setor industrial voltou a apresentar recuo, dessa vez de -0,60%. Mas, o resultado que mais chamou a atenção foi com comércio e serviços, cuja diminuição chegou a -1,35%. Decompondo este resultado é possível verificar que o setor de serviços caiu -0,92% e o comércio varejista ampliado -1,78%. Alguns analistas de mercado acreditam que tal resultado pode ser o início de um desaquecimento econômico oriundo das políticas contracionistas adotadas para controlar a inflação e volta-la para a meta.
Em Minas Gerais o recuo da dinâmica produtiva atingiu -0,86%. Semelhante ao caso nacional, o setor agrícola também apresentou estabilidade com alta de 0,04%. Em relação à indústria, a queda foi de -2,55% e no setor de comércio e serviços a diminuição chegou a -0,11%. Neste setor, mais uma vez os resultados foram opostos, com os serviços crescendo 0,90% e o comércio varejista ampliado recuando -1,20%. Salienta-se que o comportamento do setor de serviços, que cresceu pelo terceiro mês consecutivo, foi primordial para evitar um recuo ainda maior na dinâmica produtiva do estado mineiro.

O Rio Grande do Sul também apresentou realidades semelhantes a Brasil e Minas Gerais, com o IdP declinando -0,94%. O destaque de queda ficou com o setor de comércio e serviços (-1,24%). Analisando este resultado de maneira separada verifica-se que os serviços caíram -1,53% e o comércio varejista ampliado decaiu -1%. O setor industrial recuou -0,78% e o agrícola manteve-se estável (0%). O resultado do IdP no Rio Grande do Sul em novembro interrompe três meses consecutivos de crescimento da produção, porém, mesmo assim, em nível geral a economia gaúcha já voltou ao patamar anterior à tragédia climática ocorrida em maio.

De acordo com o professor Pedro Portugal, idealizador e coordenador do projeto IdP, “os resultados de novembro mostraram uma reversão da expansão produtiva que o Brasil e os demais estados analisados vinham apresentando recentemente.

Ainda é cedo para se afirmar que as políticas contracionistas, especialmente do Banco Central, já estão surtindo efeito para equilibrar a demanda e a produção visando controlar o processo inflacionário. Quando tivermos os dados de dezembro será possível compreender melhor o fenômeno e verificar se o que ocorreu em novembro foi apenas passageiro ou o indicativo de uma tendência”.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...