Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS 'ELIMINA' PAPEL PARA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO COM SISTEMA 100% DIGITAL

Novo modelo substitui padrão de notas fiscais físicas e documentos impressos por tramitação totalmente virtual; agilidade e transparência são principais benefícios

O modelo de empenho, liquidação e pagamento de despesas públicas envolvendo impressão de notas fiscais, recolhimento de assinaturas e vai e vem de pastas físicas entre uma secretaria e outra ficou para trás em Divinópolis, no Centro-oeste de Minas Gerais. A partir da implantação de um sistema digital, iniciada em abril de 2024, a prefeitura conseguiu eliminar totalmente o uso de papel na execução do orçamento público, dando mais agilidade e eficiência ao processo, além de diminuir de forma significativa despesas com impressão e transporte - desde a mudança, a economia registrada é de R$ 80 mil.

Segundo Gabriel Vivas, Secretário Municipal da Fazenda, a execução do orçamento da cidade, até então realizada de forma física e manual, passou a ocorrer de forma 100% digital por meio de um sistema que armazena os processos em ambiente virtual e permite que toda a tramitação ocorra online. Por meio do sistema, as notas (empenho, liquidação) são geradas pelas secretarias responsáveis, assinadas eletronicamente e enviadas para pagamentos. Também é possível acompanhar todo o processo em tempo real. (Números de economia com papel e de ganho de agilidade)

Trata-se de uma mudança com impacto significativo, tendo em vista uma estrutura que envolve 14 secretarias e previsão orçamentária anual de cerca de R$ 1,3 bilhão, levando em conta dados de 2024 relativos a despesas com custeio, investimentos e encargos da administração pública.

“Com a digitalização, conseguimos uma economia significativa, não apenas com a eliminação de despesas como impressão, papel e transporte de documentos, mas também com a otimização do tempo dos servidores, que agora podem se concentrar em análises mais estratégicas. Além disso, o sistema permite um controle muito mais rigoroso de cada etapa do processo, oferecendo aos cidadãos uma transparência inédita sobre a execução orçamentária, que pode ser acompanhada em tempo real. Essa mudança reforça nosso compromisso com uma gestão pública eficiente e responsável”, destaca Gabriel.

O secretário ressalta ainda que a mudança gera enorme ganho de eficiência, tornando todo o processo mais rápido. “Antes, um simples erro em uma nota fiscal poderia atrasar o trâmite em dias. Agora, ele pode ser corrigido quase que instantaneamente”, pontua.

A implantação do processo de execução do orçamento de modo digital em Divinópolis está a cargo da Betha Sistemas, empresa que atende mais de 800 municípios no país e que atua com foco em transformação digital e construção de cidades inteligentes por meio de uma administração pública digital, eficaz e inovadora.

Para Aldo Garcia, CEO da Betha Sistemas, a digitalização dos processos de gestão pública é, além de uma modernização administrativa, uma resposta necessária às demandas de eficiência e transparência que os novos tempos impõem. “Para as prefeituras, isso significa adotar soluções tecnológicas que permitam maior integração, controle e rapidez, impactando diretamente a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos e fortalecendo a confiança na gestão pública”, comenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/