Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS 'ELIMINA' PAPEL PARA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO COM SISTEMA 100% DIGITAL

Novo modelo substitui padrão de notas fiscais físicas e documentos impressos por tramitação totalmente virtual; agilidade e transparência são principais benefícios

O modelo de empenho, liquidação e pagamento de despesas públicas envolvendo impressão de notas fiscais, recolhimento de assinaturas e vai e vem de pastas físicas entre uma secretaria e outra ficou para trás em Divinópolis, no Centro-oeste de Minas Gerais. A partir da implantação de um sistema digital, iniciada em abril de 2024, a prefeitura conseguiu eliminar totalmente o uso de papel na execução do orçamento público, dando mais agilidade e eficiência ao processo, além de diminuir de forma significativa despesas com impressão e transporte - desde a mudança, a economia registrada é de R$ 80 mil.

Segundo Gabriel Vivas, Secretário Municipal da Fazenda, a execução do orçamento da cidade, até então realizada de forma física e manual, passou a ocorrer de forma 100% digital por meio de um sistema que armazena os processos em ambiente virtual e permite que toda a tramitação ocorra online. Por meio do sistema, as notas (empenho, liquidação) são geradas pelas secretarias responsáveis, assinadas eletronicamente e enviadas para pagamentos. Também é possível acompanhar todo o processo em tempo real. (Números de economia com papel e de ganho de agilidade)

Trata-se de uma mudança com impacto significativo, tendo em vista uma estrutura que envolve 14 secretarias e previsão orçamentária anual de cerca de R$ 1,3 bilhão, levando em conta dados de 2024 relativos a despesas com custeio, investimentos e encargos da administração pública.

“Com a digitalização, conseguimos uma economia significativa, não apenas com a eliminação de despesas como impressão, papel e transporte de documentos, mas também com a otimização do tempo dos servidores, que agora podem se concentrar em análises mais estratégicas. Além disso, o sistema permite um controle muito mais rigoroso de cada etapa do processo, oferecendo aos cidadãos uma transparência inédita sobre a execução orçamentária, que pode ser acompanhada em tempo real. Essa mudança reforça nosso compromisso com uma gestão pública eficiente e responsável”, destaca Gabriel.

O secretário ressalta ainda que a mudança gera enorme ganho de eficiência, tornando todo o processo mais rápido. “Antes, um simples erro em uma nota fiscal poderia atrasar o trâmite em dias. Agora, ele pode ser corrigido quase que instantaneamente”, pontua.

A implantação do processo de execução do orçamento de modo digital em Divinópolis está a cargo da Betha Sistemas, empresa que atende mais de 800 municípios no país e que atua com foco em transformação digital e construção de cidades inteligentes por meio de uma administração pública digital, eficaz e inovadora.

Para Aldo Garcia, CEO da Betha Sistemas, a digitalização dos processos de gestão pública é, além de uma modernização administrativa, uma resposta necessária às demandas de eficiência e transparência que os novos tempos impõem. “Para as prefeituras, isso significa adotar soluções tecnológicas que permitam maior integração, controle e rapidez, impactando diretamente a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos e fortalecendo a confiança na gestão pública”, comenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho