Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS 'ELIMINA' PAPEL PARA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO COM SISTEMA 100% DIGITAL

Novo modelo substitui padrão de notas fiscais físicas e documentos impressos por tramitação totalmente virtual; agilidade e transparência são principais benefícios

O modelo de empenho, liquidação e pagamento de despesas públicas envolvendo impressão de notas fiscais, recolhimento de assinaturas e vai e vem de pastas físicas entre uma secretaria e outra ficou para trás em Divinópolis, no Centro-oeste de Minas Gerais. A partir da implantação de um sistema digital, iniciada em abril de 2024, a prefeitura conseguiu eliminar totalmente o uso de papel na execução do orçamento público, dando mais agilidade e eficiência ao processo, além de diminuir de forma significativa despesas com impressão e transporte - desde a mudança, a economia registrada é de R$ 80 mil.

Segundo Gabriel Vivas, Secretário Municipal da Fazenda, a execução do orçamento da cidade, até então realizada de forma física e manual, passou a ocorrer de forma 100% digital por meio de um sistema que armazena os processos em ambiente virtual e permite que toda a tramitação ocorra online. Por meio do sistema, as notas (empenho, liquidação) são geradas pelas secretarias responsáveis, assinadas eletronicamente e enviadas para pagamentos. Também é possível acompanhar todo o processo em tempo real. (Números de economia com papel e de ganho de agilidade)

Trata-se de uma mudança com impacto significativo, tendo em vista uma estrutura que envolve 14 secretarias e previsão orçamentária anual de cerca de R$ 1,3 bilhão, levando em conta dados de 2024 relativos a despesas com custeio, investimentos e encargos da administração pública.

“Com a digitalização, conseguimos uma economia significativa, não apenas com a eliminação de despesas como impressão, papel e transporte de documentos, mas também com a otimização do tempo dos servidores, que agora podem se concentrar em análises mais estratégicas. Além disso, o sistema permite um controle muito mais rigoroso de cada etapa do processo, oferecendo aos cidadãos uma transparência inédita sobre a execução orçamentária, que pode ser acompanhada em tempo real. Essa mudança reforça nosso compromisso com uma gestão pública eficiente e responsável”, destaca Gabriel.

O secretário ressalta ainda que a mudança gera enorme ganho de eficiência, tornando todo o processo mais rápido. “Antes, um simples erro em uma nota fiscal poderia atrasar o trâmite em dias. Agora, ele pode ser corrigido quase que instantaneamente”, pontua.

A implantação do processo de execução do orçamento de modo digital em Divinópolis está a cargo da Betha Sistemas, empresa que atende mais de 800 municípios no país e que atua com foco em transformação digital e construção de cidades inteligentes por meio de uma administração pública digital, eficaz e inovadora.

Para Aldo Garcia, CEO da Betha Sistemas, a digitalização dos processos de gestão pública é, além de uma modernização administrativa, uma resposta necessária às demandas de eficiência e transparência que os novos tempos impõem. “Para as prefeituras, isso significa adotar soluções tecnológicas que permitam maior integração, controle e rapidez, impactando diretamente a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos e fortalecendo a confiança na gestão pública”, comenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.