Pular para o conteúdo principal

Editorial: UNIR PARA RECONSTRUIR


Tomou posse nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, Jussara Menicucci de Oliveira, para o quinto mandato à frente do Executivo de Lavras. Lavras é a quinta maior cidade do Sul do Estado de Minas Gerais e um dos maiores centros comerciais e econômicos do Estado. Desta vez filiada ao PSD, um dos grandes expoentes do chamado "Centrão" brasileiro, Jussara tem como companheiro de gestão, o empresário e ex-vice-prefeito Eduardo Luiz Marani, figura histórica do MDB lavrense e que vai para sua segunda experiência como vice. 

Além de cidadão lavrense, sou editor do Blog O Corvo-Veloz e este é o terceiro mandato de Jussara como prefeita em que este veículo de comunicação está no ar. Criado por mim em 2007, tive a oportunidade de perpassar já dois mandatos da gestora de Lavras, sempre pautando o trabalho deste veículo dentro dos princípios republicanos e democráticos. Entre fevereiro e agosto de 2008, atuei na então Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lavras, durante o segundo mandato de Jussara, ocasião em que era estudante de Jornalismo. 


Agora, entrando neste terceiro mandato de Jussara (contando-se o tempo que este blog está no ar), nossa postura se mantém fiel aos nossos princípios, marca que nossos leitores desde os primórdios conhecem e reconhecem. Aqui, em O Corvo-Veloz, mesmo diante de adversidades e divergências, Jussara sempre contou e contará com o respeito por parte deste veículo, que ainda persevera frente as constâncias e inconstâncias da internet. Acredito que uma boa comunicação se faz com respeito e assertividade. Poucas mulheres no Brasil conseguirão atingir o recorde da prefeita de Lavras, com 5 mandatos devidamente sacramentado nas urnas, somando-se 20 no poder. Gostando ou não, é um mérito, uma conquista pessoal e profissional para a prefeita Jussara, que veio de uma família de tradição política em Lavras, porém conseguiu imprimir uma marca pessoal forte e soube se renovar com o tempo. Engana-se quem acha que a prefeita Jussara representa uma política ultrapassada. Prova do seu vigor e adaptação aos contextos políticos, é justamente a sua quinta eleição em Lavras.

Mas, passada a euforia da vitória, da posse e da nomeação de postos-chaves em seu governo, Jussara terá um dos maiores desafios de sua carreira política. Em um momento em que Minas carece de lideranças políticas relevantes, fato que propiciou a eleição e reeleição do desconhecido Romeu Zema Neto como governador de Minas, em um vácuo de poder deixado devido a problemas enfrentados por históricas lideranças políticas do Estado, Jussara precisará de uma gestão forte e unida para buscar a aliança certa ao Governo de Minas em 2026 e, dentro desta aliança, arregimentar uma forte votação para seu candidato a governador, bem como, que o mesmo sagra-se vitorioso nas urnas do Estado. Isto porque nos últimos 4 anos, o Governo do Estado não prestigiou Lavras com nenhuma ação relevante, sendo a quinta maior cidade do Sul do Estado. 

Em mandatos anteriores de Jussara, devido a boa relação e parceria com o Governo do Estado existente, a prefeita conseguiu promover empreendimentos e ações importantes em Lavras. Agora, há de se pensar em reerguer novamente este brilho que Lavras teve, porém, por falta de interesse do atual Governo do Estado, o mesmo está em stand by. Mas, para chegar a este patamar, Jussara precisará de uma equipe unida e engajada que tenha a compreensão deste propósito, uma vez que o eleitorado está cada dia mais distante e apático as questões políticas. São tempos digitais e ágeis. 

Imprimir uma gestão moderna e mais tecnológica, pois isso oferece agilidade e maior proximidade com o cidadão no contexto atual, é uma necssidade. O que levou Zema (que é inegável a sua capacidade de aliar as práticas modernas do marketing ao perfil pessoal) a desbancar os grandes caciques mineiros da política, foi justamente saber aproveitar o vácuo de poder e atingir diretamente o povo mineiro, com um perfil de gestor mais dinâmico e "arejado". 

Jussara, dentro da sua experiência e sabedoria, todos esperamos que saberá guiar o caminho correto, porém, não conseguirá sozinha, sendo assim, suas escolhas e alianças refletirão o futuro que Lavras terá! O sucesso da sua gestão é o sucesso de Lavras e, consequentemente, de seus cidadãos! 

Desejamos a prefeita, ao vice, a equipe de governo e aos 17 vereadores, sucesso nesta jornada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...