Pular para o conteúdo principal

Editorial: UNIR PARA RECONSTRUIR


Tomou posse nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, Jussara Menicucci de Oliveira, para o quinto mandato à frente do Executivo de Lavras. Lavras é a quinta maior cidade do Sul do Estado de Minas Gerais e um dos maiores centros comerciais e econômicos do Estado. Desta vez filiada ao PSD, um dos grandes expoentes do chamado "Centrão" brasileiro, Jussara tem como companheiro de gestão, o empresário e ex-vice-prefeito Eduardo Luiz Marani, figura histórica do MDB lavrense e que vai para sua segunda experiência como vice. 

Além de cidadão lavrense, sou editor do Blog O Corvo-Veloz e este é o terceiro mandato de Jussara como prefeita em que este veículo de comunicação está no ar. Criado por mim em 2007, tive a oportunidade de perpassar já dois mandatos da gestora de Lavras, sempre pautando o trabalho deste veículo dentro dos princípios republicanos e democráticos. Entre fevereiro e agosto de 2008, atuei na então Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lavras, durante o segundo mandato de Jussara, ocasião em que era estudante de Jornalismo. 


Agora, entrando neste terceiro mandato de Jussara (contando-se o tempo que este blog está no ar), nossa postura se mantém fiel aos nossos princípios, marca que nossos leitores desde os primórdios conhecem e reconhecem. Aqui, em O Corvo-Veloz, mesmo diante de adversidades e divergências, Jussara sempre contou e contará com o respeito por parte deste veículo, que ainda persevera frente as constâncias e inconstâncias da internet. Acredito que uma boa comunicação se faz com respeito e assertividade. Poucas mulheres no Brasil conseguirão atingir o recorde da prefeita de Lavras, com 5 mandatos devidamente sacramentado nas urnas, somando-se 20 no poder. Gostando ou não, é um mérito, uma conquista pessoal e profissional para a prefeita Jussara, que veio de uma família de tradição política em Lavras, porém conseguiu imprimir uma marca pessoal forte e soube se renovar com o tempo. Engana-se quem acha que a prefeita Jussara representa uma política ultrapassada. Prova do seu vigor e adaptação aos contextos políticos, é justamente a sua quinta eleição em Lavras.

Mas, passada a euforia da vitória, da posse e da nomeação de postos-chaves em seu governo, Jussara terá um dos maiores desafios de sua carreira política. Em um momento em que Minas carece de lideranças políticas relevantes, fato que propiciou a eleição e reeleição do desconhecido Romeu Zema Neto como governador de Minas, em um vácuo de poder deixado devido a problemas enfrentados por históricas lideranças políticas do Estado, Jussara precisará de uma gestão forte e unida para buscar a aliança certa ao Governo de Minas em 2026 e, dentro desta aliança, arregimentar uma forte votação para seu candidato a governador, bem como, que o mesmo sagra-se vitorioso nas urnas do Estado. Isto porque nos últimos 4 anos, o Governo do Estado não prestigiou Lavras com nenhuma ação relevante, sendo a quinta maior cidade do Sul do Estado. 

Em mandatos anteriores de Jussara, devido a boa relação e parceria com o Governo do Estado existente, a prefeita conseguiu promover empreendimentos e ações importantes em Lavras. Agora, há de se pensar em reerguer novamente este brilho que Lavras teve, porém, por falta de interesse do atual Governo do Estado, o mesmo está em stand by. Mas, para chegar a este patamar, Jussara precisará de uma equipe unida e engajada que tenha a compreensão deste propósito, uma vez que o eleitorado está cada dia mais distante e apático as questões políticas. São tempos digitais e ágeis. 

Imprimir uma gestão moderna e mais tecnológica, pois isso oferece agilidade e maior proximidade com o cidadão no contexto atual, é uma necssidade. O que levou Zema (que é inegável a sua capacidade de aliar as práticas modernas do marketing ao perfil pessoal) a desbancar os grandes caciques mineiros da política, foi justamente saber aproveitar o vácuo de poder e atingir diretamente o povo mineiro, com um perfil de gestor mais dinâmico e "arejado". 

Jussara, dentro da sua experiência e sabedoria, todos esperamos que saberá guiar o caminho correto, porém, não conseguirá sozinha, sendo assim, suas escolhas e alianças refletirão o futuro que Lavras terá! O sucesso da sua gestão é o sucesso de Lavras e, consequentemente, de seus cidadãos! 

Desejamos a prefeita, ao vice, a equipe de governo e aos 17 vereadores, sucesso nesta jornada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

MEC REALIZA INAUGURAÇÃO E VISITAS EM MINAS GERAIS

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda em Minas Gerais, na quarta-feira, 11 de fevereiro, com chegada prevista em Sete Lagoas (MG) às 10h (horário de Brasília). O primeiro compromisso oficial será uma visita técnica às obras de expansão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde acompanhará o andamento das intervenções que visam ampliar a oferta de vagas e a infraestrutura da unidade. No período da tarde, ainda em solo sete-lagoano, o ministro se deslocará para o campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), às 14h.  Na quinta-feira (12), a agenda terá continuidade no município de Machado (MG), onde o ministro inaugurará, às 10h, o novo restaurante estudantil do Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Após o descerramento da placa inaugural, participará de um almoço no próprio restaurante junto aos estudantes, simbolizando a entrega oficial da nova estrutura de assistência estudantil. Camilo Santana encerrará a c...