Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR DE MINAS ENALTECE TRABALHO DOS CAFEICULTORES EM VISITA À GUAXUPÉ


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou de um encontro com produtores de café, organizado pela Cooxupé, na manhã do dia 23 de janeiro, no Centro de Distribuição de Insumos da cooperativa, em Guaxupé (MG). A passagem pela cidade integra uma agenda de visitas de Zema em municípios desta região. Além da diretoria executiva da Cooxupé e dos cooperados, estiveram presentes o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Cássio Soares; o deputado federal Emidinho Madeira; o prefeito municipal de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, além de outras autoridades.

Zema destacou a força da cafeicultura em Minas Gerais, assim como os investimentos realizados e os que estão em andamento para melhorias no Estado e na região onde a cooperativa está presente. “Hoje, a cafeicultura tem um peso como nunca teve na atividade econômica de Minas Gerais e eu tenho feito tudo o que posso para essa força ser maior. Queremos que o homem do campo tenha paz para trabalhar. O Brasil, especialmente Minas, é referência na produção de café sustentável e o mundo comprará café de quem comprovar que a produção é feita de maneira ambientalmente responsável. Temos feito a lição de casa junto a entidades do setor. Buscamos não apenas quantidade, mas, sim, maior qualidade do café que produzimos. Minas Gerais tem se transformado cada vez mais referência na produção cafeeira. Fica o meu reconhecimento ao trabalho da Cooxupé e dos cafeicultores pelo crescimento dessa região, que está entre as que mais cresceram”, enfatizou o governador.

Zema anunciou, ainda, os investimentos que vêm sendo realizados no estado mineiro, dentre eles no setor de energia elétrica, com a construção de 130 novas subestações, e, também, nas rodovias. “Sei que temos estradas que ainda são ruins na região. Hoje, temos 38 obras no estado em execução. Teremos rodovias melhores para quem trabalha e produz, assim possa transitar com mais conforto e segurança. Estamos investindo R$ 1,5 bilhão por ano na recuperação das nossas estradas”, pontuou.

O prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, reiterou a necessidade dessas melhorias para que haja maior segurança e fluidez nas estradas da região. “Isso muito contribuirá para a economia da nossa cidade, principalmente para a segurança daqueles que trafegam aqui. Sabemos a quantidade de veículos que saem da Cooxupé até Santos para exportação. Isso é um benefício muito grande para nós todos”, avaliou.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, apontou a força de Minas Gerais e da cafeicultura mineira no agro brasileiro e nas exportações, assim como a sustentabilidade do café e o respeito com as pautas ambientais. “Durante a Semana Internacional do Café realizada no ano passado, em Belo Horizonte, assinamos com a Cooxupé um acordo de cooperação técnica para implantar nesta região, em propriedade de cooperados, unidades para trabalharmos a cafeicultura regenerativa. Já estamos montando as primeiras unidades e é um orgulho estarmos junto com vocês neste trabalho de sustentabilidade no agro mineiro”, disse.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, realçou a importância da cafeicultura de Minas Gerais, que hoje representa 52% da produção nacional de café, e a relevância da cooperativa no contexto internacional por exportar a commodity para 50 países. “Temos orgulho de sermos produtores de café, somos resilientes no campo da produção, do mercado, do clima e em tanto outros fatores adversos que enfrentamos. Admiramos o trabalho do governador e o que tem feito por MG. Pedimos que permaneça na coordenação política não só do nosso Estado, mas do nosso país, atuando com a liderança que lhe é pertinente para que Minas Gerais e o Brasil tenham o respeito merecido”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.