Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR DE MINAS ENALTECE TRABALHO DOS CAFEICULTORES EM VISITA À GUAXUPÉ


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou de um encontro com produtores de café, organizado pela Cooxupé, na manhã do dia 23 de janeiro, no Centro de Distribuição de Insumos da cooperativa, em Guaxupé (MG). A passagem pela cidade integra uma agenda de visitas de Zema em municípios desta região. Além da diretoria executiva da Cooxupé e dos cooperados, estiveram presentes o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Cássio Soares; o deputado federal Emidinho Madeira; o prefeito municipal de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, além de outras autoridades.

Zema destacou a força da cafeicultura em Minas Gerais, assim como os investimentos realizados e os que estão em andamento para melhorias no Estado e na região onde a cooperativa está presente. “Hoje, a cafeicultura tem um peso como nunca teve na atividade econômica de Minas Gerais e eu tenho feito tudo o que posso para essa força ser maior. Queremos que o homem do campo tenha paz para trabalhar. O Brasil, especialmente Minas, é referência na produção de café sustentável e o mundo comprará café de quem comprovar que a produção é feita de maneira ambientalmente responsável. Temos feito a lição de casa junto a entidades do setor. Buscamos não apenas quantidade, mas, sim, maior qualidade do café que produzimos. Minas Gerais tem se transformado cada vez mais referência na produção cafeeira. Fica o meu reconhecimento ao trabalho da Cooxupé e dos cafeicultores pelo crescimento dessa região, que está entre as que mais cresceram”, enfatizou o governador.

Zema anunciou, ainda, os investimentos que vêm sendo realizados no estado mineiro, dentre eles no setor de energia elétrica, com a construção de 130 novas subestações, e, também, nas rodovias. “Sei que temos estradas que ainda são ruins na região. Hoje, temos 38 obras no estado em execução. Teremos rodovias melhores para quem trabalha e produz, assim possa transitar com mais conforto e segurança. Estamos investindo R$ 1,5 bilhão por ano na recuperação das nossas estradas”, pontuou.

O prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, reiterou a necessidade dessas melhorias para que haja maior segurança e fluidez nas estradas da região. “Isso muito contribuirá para a economia da nossa cidade, principalmente para a segurança daqueles que trafegam aqui. Sabemos a quantidade de veículos que saem da Cooxupé até Santos para exportação. Isso é um benefício muito grande para nós todos”, avaliou.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, apontou a força de Minas Gerais e da cafeicultura mineira no agro brasileiro e nas exportações, assim como a sustentabilidade do café e o respeito com as pautas ambientais. “Durante a Semana Internacional do Café realizada no ano passado, em Belo Horizonte, assinamos com a Cooxupé um acordo de cooperação técnica para implantar nesta região, em propriedade de cooperados, unidades para trabalharmos a cafeicultura regenerativa. Já estamos montando as primeiras unidades e é um orgulho estarmos junto com vocês neste trabalho de sustentabilidade no agro mineiro”, disse.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, realçou a importância da cafeicultura de Minas Gerais, que hoje representa 52% da produção nacional de café, e a relevância da cooperativa no contexto internacional por exportar a commodity para 50 países. “Temos orgulho de sermos produtores de café, somos resilientes no campo da produção, do mercado, do clima e em tanto outros fatores adversos que enfrentamos. Admiramos o trabalho do governador e o que tem feito por MG. Pedimos que permaneça na coordenação política não só do nosso Estado, mas do nosso país, atuando com a liderança que lhe é pertinente para que Minas Gerais e o Brasil tenham o respeito merecido”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.