Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR DE MINAS ENALTECE TRABALHO DOS CAFEICULTORES EM VISITA À GUAXUPÉ


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou de um encontro com produtores de café, organizado pela Cooxupé, na manhã do dia 23 de janeiro, no Centro de Distribuição de Insumos da cooperativa, em Guaxupé (MG). A passagem pela cidade integra uma agenda de visitas de Zema em municípios desta região. Além da diretoria executiva da Cooxupé e dos cooperados, estiveram presentes o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Cássio Soares; o deputado federal Emidinho Madeira; o prefeito municipal de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, além de outras autoridades.

Zema destacou a força da cafeicultura em Minas Gerais, assim como os investimentos realizados e os que estão em andamento para melhorias no Estado e na região onde a cooperativa está presente. “Hoje, a cafeicultura tem um peso como nunca teve na atividade econômica de Minas Gerais e eu tenho feito tudo o que posso para essa força ser maior. Queremos que o homem do campo tenha paz para trabalhar. O Brasil, especialmente Minas, é referência na produção de café sustentável e o mundo comprará café de quem comprovar que a produção é feita de maneira ambientalmente responsável. Temos feito a lição de casa junto a entidades do setor. Buscamos não apenas quantidade, mas, sim, maior qualidade do café que produzimos. Minas Gerais tem se transformado cada vez mais referência na produção cafeeira. Fica o meu reconhecimento ao trabalho da Cooxupé e dos cafeicultores pelo crescimento dessa região, que está entre as que mais cresceram”, enfatizou o governador.

Zema anunciou, ainda, os investimentos que vêm sendo realizados no estado mineiro, dentre eles no setor de energia elétrica, com a construção de 130 novas subestações, e, também, nas rodovias. “Sei que temos estradas que ainda são ruins na região. Hoje, temos 38 obras no estado em execução. Teremos rodovias melhores para quem trabalha e produz, assim possa transitar com mais conforto e segurança. Estamos investindo R$ 1,5 bilhão por ano na recuperação das nossas estradas”, pontuou.

O prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, reiterou a necessidade dessas melhorias para que haja maior segurança e fluidez nas estradas da região. “Isso muito contribuirá para a economia da nossa cidade, principalmente para a segurança daqueles que trafegam aqui. Sabemos a quantidade de veículos que saem da Cooxupé até Santos para exportação. Isso é um benefício muito grande para nós todos”, avaliou.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, apontou a força de Minas Gerais e da cafeicultura mineira no agro brasileiro e nas exportações, assim como a sustentabilidade do café e o respeito com as pautas ambientais. “Durante a Semana Internacional do Café realizada no ano passado, em Belo Horizonte, assinamos com a Cooxupé um acordo de cooperação técnica para implantar nesta região, em propriedade de cooperados, unidades para trabalharmos a cafeicultura regenerativa. Já estamos montando as primeiras unidades e é um orgulho estarmos junto com vocês neste trabalho de sustentabilidade no agro mineiro”, disse.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, realçou a importância da cafeicultura de Minas Gerais, que hoje representa 52% da produção nacional de café, e a relevância da cooperativa no contexto internacional por exportar a commodity para 50 países. “Temos orgulho de sermos produtores de café, somos resilientes no campo da produção, do mercado, do clima e em tanto outros fatores adversos que enfrentamos. Admiramos o trabalho do governador e o que tem feito por MG. Pedimos que permaneça na coordenação política não só do nosso Estado, mas do nosso país, atuando com a liderança que lhe é pertinente para que Minas Gerais e o Brasil tenham o respeito merecido”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.