Pular para o conteúdo principal

HERÓIS DE QUATRO PATAS: A POTÊNCIA E EFICIÊNCIA DOS CÃES NA BUSCA POR DESAPARECIDOS


No dia 29 de dezembro, a equipe do canil do Pelotão de Busca Resgate e Salvamento com Cães – PBRESC, do 9°Batalhão de Bombeiros Militar – 9º BBM foi acionada para a busca de uma pessoa desaparecida no município de Guapé. Um senhor de 63 anos teria saído de casa e não foi mais encontrada. desse ano.

A equipe BRESC chegou no município de Guapé pela manhã e rapidamente iniciou o estudo de situação para proceder com as atividades. A partir do cruzamento de diversas pistas, foram determinadas as buscas em dois possíveis locais de mata fechada e um lago. Após horas de busca em área de mata, a vítima foi localizada, infelizmente, sem vida.

A ocorrência chama a atenção para o fato de que a família estava vivendo longos dias de sofrimento e a agonia pelo desaparecimento da vítima, o desaparecimento aconteceu no dia 27 de dezembro, sendo assim familiares recorreram aos bombeiros para solicitar a ajuda dos cães que, em situações recentes, haviam recuperado outras vítimas desaparecidas no sul de Minas.

Outros casos neste mesmo mês de dezembro.

No dia 27 de dezembro, em apoio ao Corpo de Bombeiro Militar de Lavras, o PBRESC – Pelotão Busca Resgate e Salvamento com cães, esteve na cidade de Carrancas para verificar o desaparecimento de uma jovem de 29 anos. No local, a equipe deparou com uma imensidão de matas intrincadas, riachos e cachoeiras. Foi feito levantamento da área e divididos quadrantes para as buscas. No terceiro dia de buscas mesmo debaixo de grandes temporais a equipe logrou êxito ao encontrar a vítima submersa, ou seja, debaixo da água. A vítima por algum motivo perdeu o controle e se afogou ficando presa em um amontoado de ganhos e troncos de arvores no meio do rio. Os cães farejadores interessaram pelo local e começaram a latir o que chamou a atenção de seus condutores e foram verificar e descobriram que se tratava da vítima.

Já no dia 17 de dezembro, na cidade de Bom Jesus da Penha, uma vítima do sexo masculino, taxista foi sequestrado e teria desaparecido. A polícia Militar do norte de Minas prendeu os bandidos que foram presos. Na cadeia os bandidos não queriam confessar que teriam matado a vítima. Com o serviço de inteligência da Polícia Civil foi feito o rastreamento dos sinais de gps do celular da vítima dias antes. O sinal dava em uma mata e ali começaram as buscas. O grupamento BRESC iniciou as buscas juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil. A vítima foi encontrada em um riacho, infelizmente, morta.

A recorrência dos casos em um curto período chamou a atenção da comunidade para a eficiência dos cães, aliada a inteligência e a coordenação dos bombeiros que, trouxe rapidez para conclusão das ocorrências, proporcionando alívio para os familiares ou a conclusão de um ciclo de sofrimento.

A equipe especializada do 9ª BBM / 6º COB está localizada na cidade de Varginha. Conta com 2 cadelas da raça Malinois, Ayra e Nami, um cão pastor Alemão de nome Bravo, um cão da raça Braco Alemão de nome Quest, todos prontos e certificados para as operações de busca e resgate. A equipe também possui um filhote, que está sendo preparados para futuras atividades, Way de apenas 3 meses, também da raça Braco Alemão.

“O sucesso na conclusão das ocorrências é fruto da formação diligente e harmônica dos binômios, favorecendo assim, um trabalho mais eficiente à sociedade mineira. Vale lembrar que o serviço desta equipe libera outros tantos militares que estariam envolvidos nas buscas por desaparecidos, para estarem atuando em ocorrências cotidianas como as de resgate, socorro e salvamentos. As buscas com cães aumentam a eficiência, diminui o tempo resposta”. Complementa o Capitão BM Ilenildo, chefe do PBRESC do 6º COB que atua em todo sul de Minas desde 2018 no comando desta importante equipe especializada.

*Da assessoria do CBMMG 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...