Pular para o conteúdo principal

MURAIS DO PROJETO ARTE NAS ÁGUAS DE MINAS COMEÇAM A GANHAR FORMA EM POUSO ALEGRE

Artistas locais e mais uma convidada vão transformar unidade da Copasa em galeria de arte a céu aberto




A cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas, ganhou um novo colorido nesta segunda-feira (13/01), com o início das pinturas dos murais do projeto Arte nas Águas de Minas. A iniciativa, que une arte urbana e conscientização ambiental, transformará o reservatório de água da Copasa, no bairro Colina Santa Bárbara, em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

Com a temática central voltada para a água e sua importância como fonte de vida, os murais serão assinados pelos artistas locais Prado Neto e Jefferson Vilela (TADEO), selecionados via edital, e pela artista Fênix, convidada pela curadoria do projeto. As obras podem ser acompanhadas por toda a população e finalizam com uma inauguração prevista para o próximo dia 24 de janeiro.

“O projeto está na sua quarta cidade, Pouso Alegre, e estamos muito felizes em estar na região do Sul de Minas, uma região em que a cena do Grafite e da arte urbana é muito forte. Acredito que o projeto contribuirá para o fomento da cena artística entregando obras belíssimas e contundentes para a população da cidade’, comemorou Ludmilla Ramalho, coordenadora de Projetos da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio).

Uma iniciativa que une arte e propósito

O Arte nas Águas de Minas, patrocinado pela Copasa, busca promover reflexões sobre a água como substrato essencial para a vida e para a justiça social, utilizando a expressão artística como meio de sensibilização. Segundo o superintendente de Operações da Copasa na região Sul, Luiz Eduardo Carvalho Gomes, o projeto é um exemplo de como o propósito da Companhia vai além do saneamento.

“Transformar nossas unidades em espaços de arte e reflexão é uma maneira de reforçarmos o nosso compromisso com a água e com as pessoas. Este projeto une beleza, cultura e conscientização, e em Pouso Alegre, temos o privilégio de ver essa transformação tomar forma pelas mãos de artistas tão talentosos. Ele traduz o que a Copasa representa: cuidado com o meio ambiente e valorização da comunidade que atendemos” afirmou Luiz Eduardo.

O gerente da Regional Pouso Alegre, Joab Borges, também destacou o impacto positivo do projeto para a cidade e sua população. “Este é um trabalho que inspira e conecta as pessoas, lembrando a todos da importância da água em nossas vidas. Ver a nossa unidade se transformar em uma galeria a céu aberto, acessível a todos, reflete o compromisso da Copasa em gerar valor para a sociedade e cuidar do que temos de mais precioso” enfatizou Joab.

Arte e sustentabilidade em movimento
O Arte nas Águas de Minas é uma realização do Ministério da Cultura e da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio), viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Desde outubro de 2024, o projeto está levando a produção de murais artísticos a unidades da Copasa em diferentes cidades do interior de Minas Gerais.

Até março de 2025, serão concluídas 18 obras em seis municípios do Estado. Após passarem por Divinópolis, Contagem e Araxá, as intervenções artísticas chegam agora a Pouso Alegre. As próximas paradas serão Montes Claros e Coronel Fabriciano, consolidando a iniciativa como uma das mais marcantes na valorização da arte urbana em Minas Gerais
.

Equipes da Copasa, da APPA e artistas se reuniram na manhã dessa segunda-feira para o início dos trabalhos em Pouso Alegre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...