Pular para o conteúdo principal

GOVERNO DO ESTADO TEM ATUAÇÃO FUNDAMENTAL PARA CRESCIMENTO DO PORTO SECO SUL DE MINAS

Políticas de desenvolvimento e geração renda colaboraram com o salto de 200 para 700 empregos gerados no local

Desde 2019, a atual gestão do Governo de Minas tem priorizado a atração de investimentos e a geração de empregos como pilares do desenvolvimento socioeconômico do estado. Um exemplo desse avanço é o Porto Seco Sul de Minas, em Varginha, que opera com lotação máxima e está em fase de ampliação. O número de colaboradores registrados no local saltou de 200, em 2019, para 700, em 2024.

Esse crescimento expressivo é resultado do trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas, agência vinculada responsável por atrair novos investimentos para Minas Gerais.

“O crescimento do Porto Seco Sul de Minas reflete o ambiente favorável para negócios e investimentos que desenvolvemos em Minas Gerais. Desde 2019, nosso compromisso tem sido gerar oportunidades, atrair empresas e impulsionar a economia, sempre com foco na geração de emprego e renda para os mineiros e no desenvolvimento sustentável do estado”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

“Além disso, o aumento no número de colaboradores do Porto Seco demonstra que estamos no caminho certo, fortalecendo a infraestrutura logística e ampliando a competitividade de Minas“, acrescentou o secretário.

Desde 2019, se instalaram no Porto Seco Sul de Minas multinacionais de diversos setores, com destaque para Serdia, Locmed Hospitalar, Grupo Boticário e Mercado Livre, ambas em 2019, Mam e Libbs (2020), Carestream e Goldko (2021), ICL e Arese Pharma (2022), MoCoffee, Magnetti Marelli, Santa Cruz e Panpharma (2023), e Apsen, Daiichi-Sankyo e ADM (2024). Ao todo, as empresas instaladas no condomínio geram cerca de 3 mil empregos diretos e mais 3 mil empregos indiretos, e juntas, têm a perspectiva de girar em torno de R$ 25 bilhões em 2025.

“O Porto Seco em Varginha representa um importante atributo de Minas Gerais para a atração de novos investimentos e operações de empresas que estão em mercados estratégicos. E isso não agrega negócios apenas para o Sul do Estado, bem como oportuniza projetos para as mais diversas regiões conectando indústria e logística. Além disso, operações que vão desde cosméticos, medicamentos, alimentos, serviços, dentre outros, diversificam muito nossa economia, gerando empregos de alto valor agregado e marcas globais que confirmam Minas Gerais como estado atrativo para os diversos mercados”, garante o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade.

Evolução
A história do Porto Seco Sul de Minas começou há cerca de 50 anos, com prestação de serviços de armazenagem e movimentação de cargas gerais. Foi a primeira Estação Aduaneira do Interior a entrar em funcionamento no Brasil, há mais de 30 anos.

Atualmente o espaço conta também com opções de serviços de armazéns alfandegados, armazéns gerais, armazéns para café comuns e climatizados, cargas especiais, operador logístico e galpões para locação.

“Hoje atendemos cerca de 300 empresas, com algumas instaladas em nosso condomínio, tais como: Lumileds, Eurofarma, Cellera, Serdia, Locmed, Grupo Boticário, Mercado Livre, Mambaby, Libbs, Goldko, ICL, Arese, MoCoffee, Magnetti Marelli, Santa Cruz, Panpharma, Apsen, Archer Daniels Midland e Daiichi-Sankyo. Grande parte dessas empresas chegaram com o apoio da Invest Minas”, completa o diretor do Porto Seco Sul de Minas, Breno Paiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.