Pular para o conteúdo principal

REITOR BUSCA IMPORTANTES CONQUISTAS PARA A UFLA EM BRASÍLIA


O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, esteve em Brasília de 12 a 14/2 para uma série de reuniões estratégicas com representantes do governo federal, discutindo temas prioritários para a Instituição, incluindo o funcionamento do Hospital Universitário, a ampliação do orçamento da Universidade e a infraestrutura dos cursos nos câmpus de Lavras e São Sebastião do Paraíso.

Hospital Universitário
Em reunião com o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi, foram discutidos os próximos passos para que o projeto do hospital siga o cronograma e inicie as atividades em 2026. O encontro também abordou a ampliação da área do hospital, que passará de 7.500 m² para 10.000 m². Essa expansão permitirá que o projeto contemple mais leitos de UTI, novas salas de cirurgia, um sistema de imagem completo, incluindo ressonância magnética, e um setor de hemodinâmica, essencial em emergência cardiológica, vascular ou neurológica.

O reitor destacou que os processos de licitação para a continuidade do projeto já estão em andamento. A estrutura do hospital atenderá a média e alta complexidade, beneficiando a população de Lavras e de 53 municípios da macrorregião. Outro ponto central da reunião foi a estruturação da equipe do hospital, que contará com aproximadamente 550 servidores e uma equipe terceirizada de até 200 profissionais, garantindo o pleno funcionamento da unidade de saúde.

Teatro da UFLA
O reitor também participou de reunião no Ministério da Cultura, com o secretário executivo Márcio Tavares dos Santos, quando reforçou a importância de concluir e equipar o teatro do Centro de Cultura da Universidade. A pauta incluiu o resultado da consulta pública do portal Brasil Participativo, na qual a proposta do servidor Lucas Rocha para a finalização do espaço alcançou a primeira colocação no Eixo 5 – Infraestrutura, equipamentos e espaços culturais – e o segundo lugar geral entre as metas sugeridas para o novo Plano Nacional de Cultura Participativo. Na oportunidade, foram discutidas alternativas para viabilizar a demanda, incluindo a atualização do projeto para captação de apoio.

Reforço no orçamento
O reitor também se reuniu com Adalton Rocha de Matos, subsecretário de Orçamento do Ministério da Educação (MEC), para tratar da necessidade de um aporte financeiro complementar para a Universidade. O desafio enfrentado em 2024, com um déficit orçamentário da ordem de R$16,4 milhões, foi um dos pontos apresentados na reunião. A Subsecretaria sinalizou apoio à UFLA, mas o repasse de novos recursos dependerá da tramitação do orçamento federal, que inclui discussões no Congresso Nacional e a publicação de um decreto presidencial, prevista para abril. Durante a conversa, foi reforçado o compromisso do MEC em tratativas para se evitar cortes no orçamento das universidades federais, garantindo o funcionamento adequado das instituições de ensino superior.

Infraestrutura e equipamentos
Outro encontro relevante ocorreu com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes), Tânia Mara Francisco, em que foram pleiteados equipamentos e materiais para os laboratórios do Câmpus Paraíso, como infraestrutura importante para os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Engenharia Elétrica, que iniciam o segundo ciclo em 2025.

Além disso, foi discutida a necessidade de investimentos em alguns cursos do Câmpus Lavras, cujas infraestruturas exigem atualizações constantes ou ainda estão em fase de consolidação. Outros pedidos incluíram a modernização de salas de aula, com melhorias em climatização, computadores e projetores, garantindo um ambiente acadêmico mais confortável e adequado ao padrão de ensino realizado na UFLA.

Novos concursos e ampliação do quadro técnico
O reitor também participou de uma reunião na Secretaria de Gestão de Pessoas do MEC, na qual foram discutidas novas vagas para técnicos administrativos e a ampliação de funções de gestão na Universidade. Um novo concurso público será realizado ao longo do ano, e a previsão é que um número significativo de vagas para técnicos administrativos seja ofertado já no segundo semestre de 2025. Além disso, foi discutida a necessidade de novas funções gratificadas para valorizar servidores com grandes responsabilidades dentro da Instituição.

Próximos passos
A gestão administrativa da UFLA segue ativa nas tratativas com o governo federal. O reitor destacou que, na próxima semana, participará de uma nova reunião com o secretário executivo do MEC para discutir outras demandas institucionais, com potencial de trazer benefícios expressivos para a Universidade. "Nosso foco é preparar o terreno, plantar e cuidar para, depois, colher os resultados. Estamos otimistas com os avanços que conseguimos e continuaremos trabalhando para garantir recursos e estrutura para a UFLA", afirmou o reitor.

Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho