Pular para o conteúdo principal

CELEIRO DAS PAUTAS SUSTENTÁVEIS NA FEMAGRI 2025, FAZENDINHA APRESENTA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS AOS CAFEICULTORES

Espaço da feira organizada pela Cooxupé apresentará novidades em sustentabilidade e reforça a necessidade de cuidar do meio ambiente para produzir café com qualidade
Espaço terá demonstrações de drones que realizam pulverização e distribuição de fertilizantes sólidos 

Nos dias 19 a 21 de março, a Cooxupé vai promover, em Guaxupé/MG, a Femagri 2025 – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. O evento chega à sua 24ª edição com mais de 120 expositores e com estimativa de receber mais de 35 mil cooperados e visitantes do Sul de Minas. Um dos espaços mais procurados pelos cafeicultores na feira é a Fazendinha, que fica localizada em uma área com quase seis mil metros quadrados. No local, os produtores rurais encontram soluções que estimulam a sustentabilidade na produção agrícola.

Além disso, a Fazendinha é um palco de boas práticas e cenário de novos conhecimentos aos cafeicultores. O espaço vai trazer novidades sustentáveis e também vai reforçar a necessidade de cuidar do meio ambiente para produzir com qualidade.

Segundo Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, o que há de mais atual no setor estará entre as demonstrações do local.

“Nesta edição, a Fazendinha contará com espaços sobre o uso de bioinsumos, com equipamentos para pequenos produtores, irrigação por aspersão com carretel, manejo de pastagem, espaço de nutrição animal, além das novidades das marcas próprias de insumos da Cooxupé, como o Kafé Maturação da linha Kafé e as novas fórmulas do Prospera Organic e do lançamento do Prospera Fluid”, afirma.

Os visitantes poderão acompanhar, ainda, as demonstrações de drones que realizam pulverização e distribuição de fertilizantes sólidos. A Fazendinha ainda vai abordar informações sobre o uso correto de defensivos agrícolas e das plantas de cobertura. Outra solução que será apresentada aos cafeicultores é a irrigação por gotejamento, que minimiza os impactos climáticos no campo.

Ações educativas
A Fazendinha também vai promover ações educativas com resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades.

Neste ano, o espaço terá a participação da Fundação Procafé; EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e Farmer Support Center da Starbucks – divulgação do programa C.A.F.E. Practices. Além disso, estarão no local o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Centro de Validação Tecnológico do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF-CVT), com apresentação de resultados atualizados do experimento de cultivares de café.

Outra importante participação será a de Guy Carvalho, engenheiro agrônomo, produtor de cafés especiais e referência na cafeicultura, com um espaço de difusão de tecnologias ao produtor.

A equipe de Geoprocessamento da Cooxupé estará presente na Fazendinha para explicar aos cooperados como o clima influencia no sistema produtivo cafeeiro. Além disso, os especialistas do departamento vão apresentar aos visitantes as condições meteorológicas dos últimos meses na área monitorada pela cooperativa.

A Femagri 2025 será realizada das 8h às 18h na Avenida Vereador Nelson Elias, S/N, no bairro Japy. A entrada é aberta e gratuita, com credenciamento na recepção. Ao todo, o evento contará com uma área de 107 mil metros quadrados, com 153 estandes e mais de 12 mil produtos cadastrados e em exposição.

Serviço
Femagri 2025
Quando:
de 19 a 21 de março
Horário: das 8h às 18h
Onde: Avenida Vereador Nelson Elias, S/N, em Guaxupé/MG
Credenciamento: Gratuito na recepção do evento
Estacionamento: Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho