quarta-feira, 12 de março de 2025

COM OPERAÇÃO LOGÍSTICA ESPECIAL E SUPORTE DE SUBESTAÇÃO MÓVEL, CEMIG INVESTE EM MELHORIAS NO SUL DE MINAS

Tecnologia vai permitir manutenção no sistema sem interromper o fornecimento de energia

A Cemig vai realizar, nesta semana, serviços de manutenção e melhorias na subestação de energia instalada no município de Santa Rita do Sapucaí, com o propósito de garantir a qualidade e continuidade do fornecimento de energia na região. Com capacidade instalada de 25 MVA, a subestação atende a uma população de aproximadamente 80 mil pessoas, nos municípios de Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros.

Visando causar o menor impacto possível à população, sem interrupções no fornecimento de energia durante a execução desses serviços, a companhia vai instalar temporariamente uma subestação (SE) Móvel, equipamento de alta potência capaz de suprir toda a demanda energética dos clientes dessas localidades. A SE Móvel é uma central de distribuição de energia instalada sobre uma carreta, com capacidade de distribuir energia da mesma forma que uma subestação fixa, o que garante o abastecimento até que os trabalhos das equipes técnicas sejam concluídos.

O Gerente de Distribuição da Alta Tensão Sul da Cemig, Bruno Ferrarezi, afirma que a ação exige intenso planejamento e detalha que será realizada a manutenção preventiva do transformador, medições dos parâmetros técnicos e retirada de vazamentos para evitar eventuais falhas na subestação fixa. “A instalação da subestação móvel é um importante investimento da Cemig, pois garante a continuidade das operações e permite que o trabalho seja feito com segurança e mais agilidade, uma vez que o suporte deste equipamento vai garantir que nossas equipes possam realizar as manutenções e melhorias do sistema elétrico sem que seja necessário interromper o fornecimento da energia” – afirma o executivo.

A SE Móvel tem potência de 25 MVA, capacidade suficiente para substituir uma subestação fixa de forma plena. A estrutura completa pesa cerca de 75 toneladas, e tem 23 metros de comprimento e 3,20 metros de largura. "Por se tratar de uma estrutura de grande porte, com velocidade máxima de deslocamento de 50 Km/h, a Cemig contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal numa operação logística especial para o transporte do equipamento até o município de Santa Rita do Sapucaí, nesta terça-feira, 11 de março." - explica.

Nenhum comentário: