Pular para o conteúdo principal

GOVERNO DE MINAS ACORDO COM EMPRESA AUSTRALIANA PARA INVESTIMENTO PRIVADO DE R$ 400 MILHÕES

Protocolo de Intenções assinado entre Estado e mineradora Axel Ree prevê a criação de 150 empregos diretos após início das operações de extração de terras raras
(da esq) Mauro Lopes, Mila Corrêa da Costa, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Tallarico, diretor-geral da Axel Ree no Brasil e João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência Invest Minas assinou um Protocolo de Intenções com a companhia mineradora australiana Axel Ree, cujo investimento privado previsto é de R$ 400 milhões.

O documento ainda prevê a criação de 150 empregos diretos a partir do início da extração de terras raras nos municípios de Padre Paraíso-MG e Caldas-MG. A cerimônia para assinatura foi realizada na última quarta-feira (19/3), na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Desde 2023, a empresa australiana trabalha no processo de pesquisa geológica com campanhas de perfuração em dois projetos principais, cujo objetivo é encontrar uma lavra que possibilite a produção de concentrado de elementos de terras raras a partir de argilas iônicas mineralizadas.

O projeto mais avançado atualmente é o Caladão, em execução no município de Padre Paraíso, localizado na região do Vale do Lítio, no Vale do Jequitinhonha. Ele avança rapidamente para a etapa de estudo de recursos minerais, enquanto testes metalúrgicos iniciais estão em andamento para definir a rota de processamento do minério.

O outro projeto também com resultados positivos é o Caldas, no município de Caldas, no Sul de Minas, que está em fase de sondagem.


Atração de investimentos
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, comemorou mais esse investimento atraído por Minas.

“A capacidade de produção de riquezas do nosso estado deve ser convertida em oportunidades para nossa população, e é isso que o Governo de Minas vem fazendo desde 2019. Com esse investimento da Axel Ree, não só estamos aproveitando nosso potencial em terras raras, mas também geramos empregos na produção de minerais fundamentais para diversos setores da indústria, incluindo a energia verde. Isso também reforça o protagonismo mundial do estado na transição energética”, declara.

Para o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, a assinatura reforça o compromisso do Governo de Minas em atrair investimentos estratégicos que gerem emprego, renda e desenvolvimento regional.

“Este projeto impulsiona nossa economia e fortalece a posição do estado na cadeia global de terras raras, insumo essencial para indústrias de alta tecnologia. A Invest Minas seguirá atuando para garantir que esse investimento traga benefícios para os mineiros, com respeito ao meio ambiente e às comunidades locais,” declarou.

Desde o início das tratativas, a agência de atração de investimentos do governo mineiro tem atuado no apoio relacionado ao licenciamento ambiental, incluindo aspectos hídricos e energéticos junto às companhias estaduais; dando suporte na interação com as comunidades locais e na articulação com as prefeituras dos municípios envolvidos.

“Nós da Axel Ree estamos muito bem impressionados com o ambiente de negócios que o estado de Minas Gerais tem fornecido, inclusive, por ver outros projetos que foram considerados prioritários no Vale do Lítio, com licenciamento obtido rapidamente, dentre outros apoios importantes. O estado de Minas está de parabéns”, enaltece o diretor-geral da empresa australiana no Brasil, o geólogo Fernando Tallarico.

A empresa
Apesar de ter sede em Melbourne, na Austrália, todas as operações da Axel Ree encontram-se no Brasil, com foco principal em Minas Gerais. A matriz brasileira fica em Belo Horizonte, e a empresa possui ainda uma subsidiária em Padre Paraíso, na região nordeste do estado.


A companhia atua na prospecção e desenvolvimento de projetos de elementos de terras raras em diversas localidades mineiras, incluindo Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Caraí, Catuji, Teófilo Otoni, Novo Oriente de Minas, Poços de Caldas, Caldas e Andradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho