Pular para o conteúdo principal

OFICINA DO SEBRAE MINAS PREPARA DONOS DE PEQUENOS NEGÓCIOS PARA O FESTIVAL DO MARMELO, EM DELFIM MOREIRA

Capacitação visa fortalecer negócios durante o evento e impulsionar o turismo e a gastronomia local

Em preparação para a 8ª Festa do Marmelo e o 3º Festival Gastronômico do Pinhão, que acontecem entre 19 e 21 de abril, o Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Delfim Moreira, promoveu uma oficina gastronômica para os empreendedores ligados ao setor de alimentação fora do lar sobre atendimento ao cliente e inovação em cardápio. A iniciativa aconteceu no dia 24 de março e faz parte das ações do programa Prepara Gastronomia, que tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos pratos que serão servidos no festival e fortalecer os pequenos negócios da região.

Durante a oficina, os participantes receberam orientações práticas sobre organização dos estabelecimentos e atendimento ao público durante o evento. Além disso, vivenciaram uma experiência imersiva com a preparação de um risoto de marmelo, frango e queijo gorgonzola, preparada pelo chefe Afonso Bicalho, reforçando a importância do fruto na culinária local.

Na última semana, o grupo de empreendedores também participou de oficinas relacionadas ao processamento do marmelo, com o intuito de aprimorar o processo produtivo de compotas, geleias e doces da fruta. Para a analista do Sebrae Minas Andresa Paes, essas ações capacitam os empreendedores para que consigam se destacar no festival, mas, principalmente, fortalecer seus negócios a longo prazo.

“O Festival do Marmelo celebra a cultura e a gastronomia da cidade, sendo uma grande vitrine para os produtos da região. Nossa missão é auxiliar os pequenos negócios a oferecerem uma experiência gastronômica de excelência e incentivarem o consumo dos produtos, sem perder de vista a tradição do marmelo, que é um patrimônio cultural de Delfim Moreira”, reforça.

Prepara Gastronomia em Delfim Moreira
Há dois anos, o Sebrae Minas atua em Delfim Moreira com o Prepara Gastronomia. Até o momento, cerca de 20 empreendedores participantes do programa já receberam atendimento. As ações visam, além do sucesso do festival, o crescimento sustentável desses empreendimentos, impulsionando o turismo e a economia local. “Com o apoio do Sebrae Minas, os empreendedores de Delfim Moreira estão mais preparados para aproveitar essa oportunidade e transformar conhecimento em crescimento para seus negócios”, conclui Andresa Paes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.