Pular para o conteúdo principal

POÇOS: REDES DE ÁGUA DO DMAE PASSAM POR VIDEOMONITORAMENTO

Videomonitoramento irá acompanhar os reflexos da utilização de novos produtos para tratamento da água, aplicados na ETA V

Representantes da empresa Aguatop, recentemente contratada pelo DMAE para a aplicação de novos produtos para tratamento da água na Estação de Tratamento ETA V, retornam à cidade na próxima quinta, 27, para realização de videomonitoramento na canalização de distribuição de água do DMAE.

A ação acontece na rede que liga a ETA V ao Reservatório Cidade, localizado no bairro Maria Imaculada. Em função das atividades, necessárias para verificação do nível de incrustação dentro da tubulação, poderá ocorrer eventualmente algum desabastecimento, de forma rápida e pontual e talvez traços de turbidez na água, apenas nesta quinta. Os bairros que recebem a água do Reservatório Cidade estão localizados na região oeste de Poços de Caldas.

“O DMAE irá tomar todas as providências para que esses problemas não ocorram. O reservatório ficará com total capacidade para abastecer normalmente os bairros. A microfilmagem vai acontecer apenas em um trecho anterior ao reservatório e a expectativa é de que não haja nenhum dano ao abastecimento”, informa o diretor do DMAE, Paulo César Silva.

O videomonitoramento irá iniciar às 5h da manhã e tem por objetivo verificar o grau de incrustração das redes de água. Hoje, o produto Econox, à base de ortopolifosfato, já está sendo aplicao na ETA V. Uma de suas ações esperadas, além de resolver o problema da turbidez na água, causada principalmente pelo ferro e manganês é auxiliar na desiscrustação das redes.

Além do Econox, o DMAE irá implantar ainda a aplicação do Proxxis, produto fornecido pela mesma empresa, que é específico e mais eficiente para a desincrustação dos encanamentos. “O videomonitoramento é importante para que nossos técnicos tenham um diagnóstico das redes de água e o nível de incrustação, que será medido agora e depois da aplicação do Proxxis. A meta final é sempre oferecer um tratamento de água cada vez melhor para a população”, destaca o diretor.

Com a aplicação do segundo produto no tratamento de água na ETA V, espera-se uma redução desse bloqueio na canalização, tornando as redes mais eficientes. Com isso, a água irá chegar com maior volume na casa dos consumidores.

Tratamento
O tratamento de água é um processo complexo que envolve diversas etapas e tecnologias para garantir que a água fornecida à população seja segura e de qualidade.

Hoje, o DMAE utiliza diversos produtos para remover contaminantes, desinfetar a água e assegurar que ela atenda aos padrões de potabilidade. São utilizados os produtos sulfato de alumínio, hidróxido de cálcio, cloro gás e, ao final do processo, existe a aplicação de flúor. Os novos produtos, Econox e Proxxis, irão auxiliar o processo, trazendo novos benefícios.

O tratamento adequado da água assegura que ela esteja livre de impurezas, bactérias e substâncias químicas indesejadas, garantindo a conformidade com as normas de segurança e qualidade. O DMAE possui laboratório próprio que realiza análise da água das estações de tratamento, monitorando todos os processos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/