Pular para o conteúdo principal

SRS VARGINHA COLETA ÁGUA DO SERVIÇO DE HEMODIÁLISE DA SANTA CASA DE LAVRAS PARA ANÁLISE


Um programa essencial para a proteção e promoção da saúde dos pacientes renais, o PROGDia, em foi o motivo da visita de autoridades sanitárias da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, ao serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Lavras. No programa é feita a coleta e análise da água utilizada em serviços na região. A equipe esteve, no dia 11/03, realizando a visita anual pela qual cada um dos 5 serviços credenciados na macrorregião de Saúde Sul é submetido.

Avaliar o padrão de qualidade da água tratada utilizada pelos serviços de diálise, a fim de verificar características microbiológicas e físicoquímicas e o atendimento aos parâmetros estabelecidos por legislações específicas, tem como finalidade evitar infecções e doenças causadas por contaminação da água aos pacientes com insuficiência renal crônica. Para tal, parte da equipe da Vigilância Sanitária da SRS, as autoridades sanitárias Aline Ribeiro Soares, Luciana Pereira e Luiz Paulo Riceputi Alcântara realizaram a visita a Lavras.

De acordo com Aline, que atua nesta atividade há 16 anos, “a coleta anual de controle da qualidade da água tratada da hemodiálise foi realizada em alguns pontos definidos, com posterior encaminhamento para análise”.

Este fluxo, ainda segundo Aline, é estabelecido pela equipe de diálise da Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) juntamente à Fundação Ezequiel Dias (Funed). Além de Lavras, todas sedes de microrregião componentes da macrorregião de Saúde Sul possuem o serviço de hemodiálise - São Lourenço, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

A equipe da SRS que participou da visita ressaltou a importância de se executar o serviço que dá luz ao PROGDia. "Por meio da coleta de amostras de água para hemodiálise - a qual avalia a qualidade físico-química e microbiológica da água utilizada em tratamentos dialíticos -, o SUS-MG contribui, por meio do PROGDia, para a promoção e proteção da saúde dos pacientes com insuficiência renal crônica, prevenindo infecções e doenças causadas por contaminação deste relevante insumo”, frisou a Autoridade Sanitária Luiz Paulo Riceputi Alcântara.

Por Tânia Corrêa, da assessoria da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.