Pular para o conteúdo principal

ABAETÉ E PAINIERAS RECEBEM PROJETO PARA RECONVERSÃO PRODUTIVA DE PASTAGENS DEGRADADAS


A Embrapa Milho e Sorgo e o Sicoob Credinacional estão lançando um novo projeto com foco na reconversão produtiva, que é a recuperação de pastagens degradadas, na Região de Abaeté, Minas Gerais e de municípios vizinhos. Para formalizar o início das atividades foram realizados dois encontros, um na Prefeitura de Paineiras e outro no Parque de Exposição de Abaeté, dia 10 de abril.

A iniciativa é liderada pelo engenheiro agrônomo Sinval Lopes Resende, do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, unidade da Embrapa, sediada em Sete Lagoas, MG. “Os sistemas Integração Lavoura-Pecuária promovem a formação de pasto de qualidade, para a sustentabilidade da pecuária regional. Utilizaremos o cooperativismo, a pesquisa, a extensão rural e a plataforma Agromoderna para fazer as conexões com o mercado”, disse Lopes.

A Prefeitura Municipal de Abaeté, a Prefeitura Municipal de Paineiras, o Sindicato Rural de Abaeté, o Sistema FAEMG/SENAR e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), o Sindicato Rural dos Produtores de Abaetée e a Cooperabaeté são parceiros nesse trabalho.

O projeto vai contemplar oito temas: Diagnóstico - Geotecnologias orbitais no agronegócio e mudanças do clima; uma capacitação MBA Gestão do Agronegócio; Cooperativismo para um desenvolvimento regional sustentável; Reconversão produtiva; Genética e melhoramento animal e vegetal; Manejo reprodutivo e sanitário; Nutrição e suplementação; Sistema de monitoramento de indicadores produtivos e econômicos indicadores de sustentabilidade referentes ao teor de carbono do solo; Créditos de carbono e mercado de carbono e Mercado futuro.

A reunião em Paineiras aconteceu na tarde do dia 10, com a presença do prefeito Osman de Castro Menezes, do vice-prefeito Ricardo Ferrão, do presidente do Sicoob Credinacional Artur José de Andrade e de seus respectivos assessores. Lopes abordou “Reconversão produtiva para a sustentabilidade regional” e o pesquisador Daniel Pereira Guimarães abordou o “Diagnóstico – Geotecnologias orbitais no agronegócio e mudança de clima”.

“As soluções digitais têm papel fundamental no agronegócio do futuro. Do mesmo modo que as tecnologias impactaram outros setores da sociedade, o avanço das tecnologias digitais experimentado nos últimos anos também chegou ao ambiente rural, impondo desafios e oportunidades para o desenvolvimento ambiental, econômico e socialmente sustentável”, comentou Lopes.

Conforme apresentado por Daniel Guimarães, “as geotecnologias orbitais são essenciais para a identificação e monitoramento do uso e ocupação dos solos gerando informações sobre o relevo, climatologia, hidrografia, cobertura florestal, pastagens, áreas agrícolas, silvicultura, áreas urbanizadas, umidade e temperatura dos solos e outras”. “A integração dessas informações com as bases vetoriais, como as malhas territoriais, redes viárias e de transmissão de energia, mapeamento dos solos e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), fornece as informações necessárias para a tomada de decisões, visando o gerenciamento e o desenvolvimento sustentável do agronegócio”, disse Guimarães.

Para Menezes e Ferrão as tecnologias são essenciais para o aumento de produtividade. “É importante que os pequenos produtores também tenham acesso a esse conhecimento e à assistência técnica, para que se sintam seguros para os colocarem em prática”, comentaram.

Artur Andrade fez uma retrospectiva da atuação do Sicoob Credinacional. “Em 2013, foi criado o projeto Rural Mais, que tinha o objetivo de aproximar a gestão da cooperativa ao produtor rural. Nesse sentido buscamos conhecer as suas necessidades e o resultado obtido com os recursos do crédito rural.

A partir de 2016, iniciamos uma nova etapa no projeto Rural Mais, que foi a parceria com a Embrapa Milho e Sorgo. A Embrapa nos ofereceu a oportunidade de introdução de novas tecnologias no agronegócio. Foi um grande momento e um diferencial para nossa região. Nossos associados têm acesso às tecnologias mais avançadas e cultivos mais adequados para melhoria das condições das pastagens, do rebanho e da renda”, pontuou Andrade.

Seminário em Abaeté
À noite, no Parque de Exposição de Abaeté, foram recebidos profissionais da extensão rural de empresas públicas e privadas, autoridades municipais e estaduais. A programação incluiu mais um assunto, “Indicadores econômicos na bovinocultura”, abordado por Rodrigo de Paiva, Bruno Xavier e João Pedro Menezes, do Sistema FAEMG/SENAR.

Eles atuam nas cadeias pecuárias de leite e de corte. “São 90 propriedades atendidas mensalmente. Fazemos um trabalho de assistência técnica e gerencial nas propriedades, para que adoção das boas práticas agropecuárias promovam também a melhoria do resultado financeiro”, disse Menezes.

Ricardo Costa, gerente regional do Sistema FAEMG/Senar de Sete Lagoas considerou que as instituições devem trabalhar junto como produtor rural. “O que mais me impactou nesse seminário, foi ver o posicionamento de várias empresas e instituições que estão unidas para desenvolver o agro na região Central do nosso Estado. Esse projeto se soma à proposta de desenvolvimento do agronegócio na Região Central Mineira, em que trabalhamos em parceria com a Embrapa. Aqui está sendo um excelente ponto de partida para que possamos de fato agir em prol do produtor e potencializar mais a abrangência da agricultura na região”, disse Costa.

“Temos o privilégio de ter a nossa região contemplada em diversos programas inovadores e de vanguarda, proporcionados pela Embrapa e pelas nossas instituições locais que são parceiras nesse projeto. Agradecemos a cada um dos profissionais que escolheram trabalhar conosco, para transferir conhecimento e melhores soluções para o desenvolvimento das atividades agropecuárias”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté, Constantino Dias Neto.

O prefeito de Abaeté, Ivanir Deladier, citou a qualidade dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, que já são comercializados na cidade e abastecem alguns supermercados locais. “Podemos passar de importadores a exportadores de alimentos. Por meio dessas conversas com os técnicos, pessoas que têm conhecimento sobre as tecnologias, podemos incentivar o aumento da produção”, disse.

O presidente da Cooperabaeté, Rogério Lage de Oliveira, disse que as instituições parceiras deste projeto, a Associação Comercial e o Clube dos Diretores Logistas têm se envolvido em uma causa comum para trazer progresso para o agronegócio. “Nossa vocação é o agronegócio. Abaeté tem o 38º rebanho de bovinos de Minas Gerais e as cidades Dores, Quartel, Morada e Paineiras têm colocações de destaque nessa área. A agricultura vem chegando aos poucos. E, consequentemente, vai trazer progresso para nós”, disse Oliveira.

Nesse mesmo propósito, o diretor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG– Abaeté), Anselmo Sebastião Botelho, falou sobre a oferta do MBA. “Após receber o convite da Embrapa e do Sicoob Credinacional, construímos juntos o projeto do MBA – Gestão do Agronegócio. Um curso de alta qualidade que vai abrir espaço para nossa comunidade e para Minas Gerais”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.