Pular para o conteúdo principal

CURTA VARGINHA: CINEMA, LITERATURA E MÚSICA


Ocorrerá em Varginha, nos dias 11 e 12 de abril, na Estação Ferroviária, a primeira edição do 'Curta Varginha - Mostra de Cinema e Cultura'. O evento trata-se de uma mostra de cinema não competitiva que exibirá filmes brasileiros produzidos nos últimos dois anos, além de apresentações musicais, oficinas de cinema e um debate literário.

A mostra contempla 3 linhas temáticas divididas em 6 sessões, sendo elas:

‘Memória, Identidade e Cultura', obras que abordem aspectos regionais, memorialísticos, identitários, históricos e/ou que discutam e/ou aludam a antigos costumes, saberes e práticas;

‘Mulher Preta no Cinema’
, que contempla obras dirigidas e/ou produzidas e/ou roteirizadas e/ou estrelada por mulheres negras;

'UFO', filmes que orbitam em torno de assuntos ufológicos, extraterrestres e de ficção científica alienígena.

Haverá também duas sessões 'infantojuvenil' com filmes para toda a família assistir.

A curadoria do 1º Curta Varginha ficou a cargo do renomado cineasta Marco Antonio Pereira, diretor vencedor de diversos prêmios mundo afora, que tem seus filmes exibidos em diversos países do mundo.

Além dos filmes a programação oferece duas apresentações musicais: dia 11, Braia ( projeto de Bruno Maia, do Tuatha de Danann, calcado em música regional ) apresentando um pocket show com peças de seu próximo disco e dia 12, Felipe Silveira, violeiro alfenense com grande experiência e talento singular.

Haverá no dia 12 uma roda de conversa com três autores mineiros, o jornalista e escritor varginhense Marcus Madeira , com seu 'Causos da Política de Varginha', o também varginhense Lucas Silva lançando 'Cicatrizes' e o lavrense Carlos Antônio Pinto, ex-ferroviário, lançando seu livro 'Um Fantasma no Trem', romance que dialoga com o local de realização da mostra e tem como pano de fundo a defesa da volta do transporte férreo para o Brasil.

O 'Curta Varginha' oferece ainda duas oficinas de audiovisual que ocorrerão no espaço da Biblioteca Pública de Varginha, oficinas essas que serão ministradas pelo cineasta Bruno de Souza, que tem um de seus filmes, ' O Sol da Liberdade', selecionados para a mostra.

De acordo com o realizador do 'Curta Varginha', Bruno Maia, da Braia Produções,

"Nada mais salutar que uma categoria UFO para uma mostra de cinema realizada em Varginha, né? A cidade já é estudada por ufólogos do mundo todo e desperta interesse em gente de tudo que é canto por conta do incidente de 1994, por que não utilizaríamos este mote como constitutivo da mostra e ainda afirmar o E.T de Varginha na realização?"

Todas as atividades serão gratuitas.

Maiores informações no site https://curtavarginha.braiaproducoes.com.br/

O 'Curta Varginha-Mostra de Cinema e Cultura' é uma realização da Braia Produções e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo de Varginha e apoio das Óticas Maurício, Giggio Spaguetti, Via Connection, Just Coffee e W. Outdoor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/