Pular para o conteúdo principal

CURTA VARGINHA: CINEMA, LITERATURA E MÚSICA


Ocorrerá em Varginha, nos dias 11 e 12 de abril, na Estação Ferroviária, a primeira edição do 'Curta Varginha - Mostra de Cinema e Cultura'. O evento trata-se de uma mostra de cinema não competitiva que exibirá filmes brasileiros produzidos nos últimos dois anos, além de apresentações musicais, oficinas de cinema e um debate literário.

A mostra contempla 3 linhas temáticas divididas em 6 sessões, sendo elas:

‘Memória, Identidade e Cultura', obras que abordem aspectos regionais, memorialísticos, identitários, históricos e/ou que discutam e/ou aludam a antigos costumes, saberes e práticas;

‘Mulher Preta no Cinema’
, que contempla obras dirigidas e/ou produzidas e/ou roteirizadas e/ou estrelada por mulheres negras;

'UFO', filmes que orbitam em torno de assuntos ufológicos, extraterrestres e de ficção científica alienígena.

Haverá também duas sessões 'infantojuvenil' com filmes para toda a família assistir.

A curadoria do 1º Curta Varginha ficou a cargo do renomado cineasta Marco Antonio Pereira, diretor vencedor de diversos prêmios mundo afora, que tem seus filmes exibidos em diversos países do mundo.

Além dos filmes a programação oferece duas apresentações musicais: dia 11, Braia ( projeto de Bruno Maia, do Tuatha de Danann, calcado em música regional ) apresentando um pocket show com peças de seu próximo disco e dia 12, Felipe Silveira, violeiro alfenense com grande experiência e talento singular.

Haverá no dia 12 uma roda de conversa com três autores mineiros, o jornalista e escritor varginhense Marcus Madeira , com seu 'Causos da Política de Varginha', o também varginhense Lucas Silva lançando 'Cicatrizes' e o lavrense Carlos Antônio Pinto, ex-ferroviário, lançando seu livro 'Um Fantasma no Trem', romance que dialoga com o local de realização da mostra e tem como pano de fundo a defesa da volta do transporte férreo para o Brasil.

O 'Curta Varginha' oferece ainda duas oficinas de audiovisual que ocorrerão no espaço da Biblioteca Pública de Varginha, oficinas essas que serão ministradas pelo cineasta Bruno de Souza, que tem um de seus filmes, ' O Sol da Liberdade', selecionados para a mostra.

De acordo com o realizador do 'Curta Varginha', Bruno Maia, da Braia Produções,

"Nada mais salutar que uma categoria UFO para uma mostra de cinema realizada em Varginha, né? A cidade já é estudada por ufólogos do mundo todo e desperta interesse em gente de tudo que é canto por conta do incidente de 1994, por que não utilizaríamos este mote como constitutivo da mostra e ainda afirmar o E.T de Varginha na realização?"

Todas as atividades serão gratuitas.

Maiores informações no site https://curtavarginha.braiaproducoes.com.br/

O 'Curta Varginha-Mostra de Cinema e Cultura' é uma realização da Braia Produções e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo de Varginha e apoio das Óticas Maurício, Giggio Spaguetti, Via Connection, Just Coffee e W. Outdoor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.