Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO ACELERA EM VARGINHA NO MÊS DE MARÇ


Inflação acelera em Varginha no mês de marçoO Índice Municipal de Preços ao Consumidor de Varginha (IMPC) teve elevação de 1,36% no mês de março em comparação com fevereiro. Ao analisar o período de doze meses, a inflação geral acumulada na cidade já atinge 9,91%.

O IMPC consiste em um indicador calculado pelo Instituto Federal do Sul de Minas(Campus Carmo de Minas), Departamento de Pesquisa do Unis e GEESUL. São coletados cerca de 500 preços de 44 itens distribuídos em 5 grandes grupos de gastos, sendo eles: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação.

O grupo com maior aumento em Varginha no mês de março foi habitação (2,21%) com destaque para as altas do gás de cozinha (2,75%), produtos de limpeza geral da residência (1,74%) e itens de higiene pessoal (0,29%).

A segunda maior alta foi no grupo alimentação (2,09%). Os produtos que mais encareceram foram feijão carioquinha (40,10%), alho (17,62%) e café em pó (14,61%) devido às altas ocorridas nas cotações destes produtos e de suas matérias-primas. Por outro lado, as quedas mais consideráveis ocorreram com ovos (-14,71%) e carne de frango (-8,82%), em função de um recuo na demanda provocada pelas recentes altas nos valores destes produtos, e também a batata (-8,61%) resultante da intensificação da colheita da safra de verão.

O grupo comunicação apresentou recuo de -1,27%, sendo que os planos básicos de internet diminuíram -1,89%.

Os grupos educação e transporte se mantiveram estáveis.

O índice oficial de inflação no Brasil, medido pelo IPCA do IBGE, teve alta de 0,56% em março, desacelerando em relação a fevereiro (que foi 1,31%). No entanto, esse resultado é o maior para o mês desde 2003. Foi possível notar que a inflação em Varginha tem se comportado de forma bem mais volátil quando comparada com o índice nacional, fazendo com que os resultados, mensal e anual, estejam bem acima do nível Brasil.

Como destacado no relatório anterior, a dinâmica de oferta dos alimentos continua sendo uma componente importante da dinâmica inflacionária em Varginha. A desoneração tributária para importação de produtos alimentícios ainda não surtiu o efeito necessário e a instabilidade nas safras continua influenciando na disponibilidade de alguns desses produtos. Tal comportamento, juntamente com os altas do grupo habitação, foram determinantes para o IMPC de março na cidade. Também se confirmou a estabilização dos combustíveis e dos serviços conforme previsto.

A difusão inflacionária no mês de março, que representa a quantidade de produtos pesquisados que tiveram alta nos preços médios, foi de 36% em Varginha, bem abaixo do resultado de fevereiro (61,4%). Porém, cabe destacar a forte amplitude das variações, diferença entre o produto com maior elevação e aquele com maior queda, que atingiu 54,81 p.p. Ou seja, foram menos produtos aumentando de preço, porém em patamares muito elevados.

Para o próximo mês, reiteramos a possibilidade de desaceleração no índice inflacionário de Varginha em função de uma possível maior intensidade das colheitas e melhoria na disponibilidade dos produtos alimentícios, bem como a continuação da estabilidade nos grupos de serviços e transporte.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...