Pular para o conteúdo principal

IPATINGA ABRAÇOU ÀS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E DESPERTOU O PERTENCIMENTO


A Medida Socioeducativa de Semiliberdade busca trabalhar a responsabilização dos adolescentes e oportunizar repertório e recursos para a construção de um projeto de vida. Isso é feito através do Sistema de Garantia de Direitos: com acesso à escolarização, profissionalização, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, saúde, assistência jurídica e acesso à cultura, esporte e lazer.

No Estado, ela é desenvolvida pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com o PEMSE - Polo de Evolução de Medida Socioeducativa.

Mais a parceria com o município é de fundamental importância. É o caso de Ipatinga. Há cinco instalada na cidade do Vale do Aço, a Casa de Semiliberdade de Ipatinga, hoje, é um modelo para o Estado. Artes elaboradas por adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Casa de Semiliberdade de Ipatinga ganharam espaço na Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares, localizada no centro do município, em julho do ano passado, com o título: "A emancipação da alma através da arte".

A exibição é resultado de um trabalho multidisciplinar, desenvolvido por meio de várias oficinas na Casa de Semiliberdade. Nas atividades, os jovens produziram telas de pinturas orgânicas, cavaletes de madeira para a exposição das telas, elaboraram textos e criaram seus respectivos pseudônimos artísticos, com os quais assinaram os trabalhos.

Em outubro do ano passado, os jovens da Casa de Semiliberdade de Ipatinga brilharam mais uma vez na cidade. Eles participaram da Mostra Cultural "Fragmentos e Vivências das Comunidades", que reuniu obras artísticas criadas por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A exposição aconteceu no Museu Estação Memória, mostrando a parceria da Casa com as entidades do município e apresentou aos visitantes uma perspectiva única sobre o universo cultural e as expressões individuais e coletivas desses jovens.

Um dos participantes destacou o impacto do projeto em sua vida e o sentimento de pertencimento à comunidade. “Falar de comunidade é falar de nós, porque nós somos a comunidade, nós fazemos a nossa comunidade”, afirma. Ele conta que cada gesto e cada atitude, representados nas obras, são uma contribuição para um ambiente mais seguro e acolhedor, onde todos possam “ver as crianças soltando pipa e jogando bola” e viver em paz.

Furando a "bolha" do preconceito
Em 2023, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e os Serviços Integrados de Medidas Socioeducativas presentes no município, promoveram o 1º Seminário Integrado Sob Medida, com o tema "Uma Rede Sólida em prol dos Direitos dos Adolescentes”.

O encontro foi construído para profissionais de diversos setores que atuam no atendimento aos adolescentes, as famílias desses adolescentes e, inclusive, para os próprios adolescentes. Era um sonho de Ipatinga desde 2019. E a escolha do nome do evento não foi por acaso. Foi a primeira vez que Ipatinga promove um seminário em que os três serviços de medidas socioeducativas oferecidos no município participam: Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Serviço de Medida Educativa de Semiliberdade e Serviço de Medida Educativa de Internação.

Segundo a equipe de organização, foram recebidas aproximadamente 330 inscrições. “Um sonho antigo. "Muitas pessoas que trabalharam nessa ideia incial nem estão mais nos serviços. tribuímos essa conquista ao apoio da gestão municipal e estadual, à participação em massa das pessoas e, acima de tudo, a participação dos adolescentes”, destacou, a época, a técnica do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Kareislla Medeiros.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.