Pular para o conteúdo principal

IPATINGA ABRAÇOU ÀS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E DESPERTOU O PERTENCIMENTO


A Medida Socioeducativa de Semiliberdade busca trabalhar a responsabilização dos adolescentes e oportunizar repertório e recursos para a construção de um projeto de vida. Isso é feito através do Sistema de Garantia de Direitos: com acesso à escolarização, profissionalização, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, saúde, assistência jurídica e acesso à cultura, esporte e lazer.

No Estado, ela é desenvolvida pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com o PEMSE - Polo de Evolução de Medida Socioeducativa.

Mais a parceria com o município é de fundamental importância. É o caso de Ipatinga. Há cinco instalada na cidade do Vale do Aço, a Casa de Semiliberdade de Ipatinga, hoje, é um modelo para o Estado. Artes elaboradas por adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Casa de Semiliberdade de Ipatinga ganharam espaço na Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares, localizada no centro do município, em julho do ano passado, com o título: "A emancipação da alma através da arte".

A exibição é resultado de um trabalho multidisciplinar, desenvolvido por meio de várias oficinas na Casa de Semiliberdade. Nas atividades, os jovens produziram telas de pinturas orgânicas, cavaletes de madeira para a exposição das telas, elaboraram textos e criaram seus respectivos pseudônimos artísticos, com os quais assinaram os trabalhos.

Em outubro do ano passado, os jovens da Casa de Semiliberdade de Ipatinga brilharam mais uma vez na cidade. Eles participaram da Mostra Cultural "Fragmentos e Vivências das Comunidades", que reuniu obras artísticas criadas por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A exposição aconteceu no Museu Estação Memória, mostrando a parceria da Casa com as entidades do município e apresentou aos visitantes uma perspectiva única sobre o universo cultural e as expressões individuais e coletivas desses jovens.

Um dos participantes destacou o impacto do projeto em sua vida e o sentimento de pertencimento à comunidade. “Falar de comunidade é falar de nós, porque nós somos a comunidade, nós fazemos a nossa comunidade”, afirma. Ele conta que cada gesto e cada atitude, representados nas obras, são uma contribuição para um ambiente mais seguro e acolhedor, onde todos possam “ver as crianças soltando pipa e jogando bola” e viver em paz.

Furando a "bolha" do preconceito
Em 2023, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e os Serviços Integrados de Medidas Socioeducativas presentes no município, promoveram o 1º Seminário Integrado Sob Medida, com o tema "Uma Rede Sólida em prol dos Direitos dos Adolescentes”.

O encontro foi construído para profissionais de diversos setores que atuam no atendimento aos adolescentes, as famílias desses adolescentes e, inclusive, para os próprios adolescentes. Era um sonho de Ipatinga desde 2019. E a escolha do nome do evento não foi por acaso. Foi a primeira vez que Ipatinga promove um seminário em que os três serviços de medidas socioeducativas oferecidos no município participam: Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Serviço de Medida Educativa de Semiliberdade e Serviço de Medida Educativa de Internação.

Segundo a equipe de organização, foram recebidas aproximadamente 330 inscrições. “Um sonho antigo. "Muitas pessoas que trabalharam nessa ideia incial nem estão mais nos serviços. tribuímos essa conquista ao apoio da gestão municipal e estadual, à participação em massa das pessoas e, acima de tudo, a participação dos adolescentes”, destacou, a época, a técnica do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Kareislla Medeiros.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho